Como aceitar seu corpo? Dicas que vão além do porte físico!

A pressão das redes sociais, as imposições de padrões físicos e a influência de celebridades são algumas das causas que fazem homens e mulheres de todas as idades acabarem desenvolvendo transtornos de imagem, se incomodando com detalhes do corpo por acharem que são defeitos.

A gente reconhece que isso acontece em diferentes graus, sendo que cada um possui a sua individualidade e seus próprios “traumas” para não aceitar seu corpo.

No post de hoje, vamos trazer um papo aberto com dicas para você valorizar seu corpo, se aceitar fisicamente e praticar o autoamor. Confira!

Como se aceitar fisicamente? 16 Dicas essenciais!

A autoaceitação é uma palavra carregada de significados e sentimentos, afinal, só você sabe qual é o motivo de não aceitar alguma parte do seu corpo, certo?

Mas vamos nos questionar: para quem você é imperfeito? Com base no que você concluiu a sua imperfeição? Vem com a gente conferir 15 dicas para aceitar seu corpo do jeitinho que ele é — motivos para amá-lo não faltam, tá? Veja:

1. Comece reconhecendo a sua individualidade

mulher tirando foto

Um dos primeiros sinais de que você não está aceitando seu corpo é buscar por detalhes que não atendem a um padrão de imagem estereotipado, fazendo com que você não valorize o seu físico ou modo de ser.

Seu corpo possui formas e detalhes que contam a sua história e narram seu estilo de vida, e é a única representação de você mesmo, sendo perfeito como ele é.

Além do seu estilo de vida, sua aparência tem muito a ver com sua genética, suas origens. Isso significa que você possui traços dos seus antepassados, como uma construção histórica. Portanto, se reconhecer e valorizar a sua individualidade é o primeiro passo para aceitar seu corpo.

2. Saiba que padrões são inventados

Sabe aquele novo procedimento facial que virou febre? Ou aquela técnica para o bumbum ou barriga que todas as famosas estão fazendo? Essas alterações físicas muitas vezes se tornam padrões e são automaticamente impostos pelas mídias e influenciadores para incentivar o mercado de estética.

Tudo isso foge da sua naturalidade e são padrões inventados. Perceba que nunca há um jeito certo de ser e sempre surgirá um novo procedimento para alterar as pessoas e “melhorar” os corpos.

3. Bad vibes são normais, aprenda com elas!

Aceitar seu corpo não significa que você tenha que estar todas as horas em uma explosão de positividade, ninguém consegue ser feliz o tempo todo e pode haver momentos de bad vibes. Aceite elas e aproveite para praticar o autoconhecimento nesses momentos — muitas vezes a bad acontece pela comparação e pela pressão estética que adotamos como verdade em nossa cabeça.

Se dê um tempo, e lembre-se: sua aparência não está errada e ela nunca deve ser um motivo para você ser infeliz.

4. Tenha um hobby que trabalhe seu corpo e mente

Se você tem dúvidas de como aceitar o próprio corpo, saiba que ter um hobby auxilia neste processo e permite que você coloque seu corpo e mente em atividade, olhando para você mesmo e aprendendo a se amar.

Ciclismo, pintura, dança e artesanato são algumas atividades nas quais você pode se dedicar e estar aberto para aprender coisas novas sobre si, reconhecendo novos limites e aprendendo coisas novas.

5. Tenha um bom relacionamento com você mesmo

Você já se olhou no espelho hoje? Ao nos olharmos no espelho acabamos nos comunicando com nós mesmos através de sinais, pensamentos e até mesmo falas. Se observe sem fazer nenhum tipo de julgamento e receba cada detalhe com amor e cuidado.

Reconhecer que seu corpo é perfeito e aprender a amar cada detalhe é algo que só você pode fazer, e muitas vezes leva tempo e dedicação para conquistar sua autoapreciação.

6. Faça coisas que te fazem bem

mulher lendo livro

Praticar atividades físicas, trabalhar ou estudar algo que você não tem o mínimo de interesse pode te colocar em constante estado de estresse e insatisfação, refletindo no cuidado com o seu corpo. Adicione ao seu dia a dia tarefas que tenha prazer em realizar e que fazem com que você se sinta mais satisfeito de modo geral.

7. Não se preocupe com o avanço da idade

O tempo passa e sobre isso não temos o mínimo controle. Ficar se preocupando com o avanço da idade te colocará em situação de ansiedade e insatisfação sobre uma questão que não pode ser mudada. Mais uma vez, esse sentimento vai acontecer caso você se compare com outras pessoas, no caso pessoas mais novas.

Quando isso acontecer, pense como você era naquela idade e tudo que você conquistou na sua vida a partir daquele momento. Valorize suas linhas: elas representam muito conhecimento e evolução.

8. Pratique o autoconhecimento

O autoconhecimento é uma análise de si mesmo, uma conversa com o seu eu íntimo que traz compreensão e aceitação de si, do seu modo de ser e da sua imagem.

Você não precisa estar em uma sala de terapia para praticar o autoconhecimento, pode fazer isso durante uma caminhada, um passeio, uma conversa, leitura e até mesmo durante a prática de um hobby. Esteja aberto a ouvir seus pensamentos.

9. Cuide de você

mulher se olhando no espelho

Cuide da sua pele, vista-se bem e tenha uma alimentação equilibrada para promover o bem-estar em todos os campos da sua vida. Não precisa ficar correndo atrás de todos os novos procedimentos ou as dietas mais quentes do momento, basta que você se cuide adequadamente e perceberá os benefícios que isso trará para a sua vida.

Fazer exercícios físicos faz o corpo liberar hormônios como endorfina e serotonina, responsáveis pelo bem-estar e pela satisfação. Aliados à terapia, alimentação saudável, skincare e autorreflexão, é quase impossível não se amar.

Tire um tempo e se cuide, você vai ver como isso faz diferença.

10. Reconheça as causas da falta de aceitação do corpo

Os motivos pelos quais você não se aceita dificilmente surgem sem motivos, e saber a causa da sua falta de aceitação física ajuda a sanar os problemas com a sua imagem.

Problemas em aceitar seu corpo podem surgir de pequenas comparações com imagens de outras pessoas ou até mesmo por ficar se comparando com alguém que você foi no passado.

11. Identifique quando isso afeta a sua saúde

Quando a falta de autoaceitação do corpo se torna um problema estimulante as alterações drásticas de dieta, como alimentação inadequada ou falta de hidratação que o corpo necessita, é preciso buscar ajuda nutricional e psicológica para evitar possíveis problemas de saúde.

12. Pare de fazer comparações

As comparações são um dos principais motivadores para a baixa estima, além de ser um hábito prejudicial para a saúde mental e física. Busque se inspirar em referências visuais que são semelhantes a você e que valorizem o seu estilo, corpo e modo de ser.

A mídia e as redes sociais costumam dar destaque em pessoas estereotipadas, evite esses padrões e busque diversidade.

13. Procure lojas que valorizem o seu corpo

mulher em uma loja de roupas

Vá aos lugares e visite lojas que atendam sua busca por roupas, sapatos, lingeries e moda praia. É comum que as lojas de fast fashion trabalhem apenas com tamanhos reduzidos e modelagens de roupas menores. Esses lugares além de não favorecem o seu estilo, farão com que você se sinta insatisfeito.

14. Tenha relacionamentos que te façam bem

Ter amigos e companheiros que valorizem seu corpo e te deixem à vontade, sem pressionar você para uma mudança, proporcionará maior bem-estar no seu dia a dia, além de fazer com que você fique mais confortável e feliz em todos os momentos.

Busque ter pessoas que te façam bem!

15. Procure ajuda

duas mulheres caminhando juntas

Aceitar seu corpo não é uma tarefa fácil, e não será adotando uma positividade tóxica ou até mesmo fugindo dos seus sentimentos que fará com que a autoaceitação do corpo ocorra naturalmente. Terapias, acompanhamento psicológico e uma rede de apoio para esse processo são essenciais.

Um profissional poderá te auxiliar nos momentos de crise, de desânimo e até mesmo quando você não conseguir compreender seus sentimentos e seu relacionamento com seu próprio corpo.

Qual é a importância da aceitação do seu próprio corpo?

A aceitação do próprio corpo não reflete apenas em você, mas no bem-estar de todas as pessoas ao seu redor. Sua satisfação e felicidade farão com que as pessoas que te amam e são próximas de você te vejam bem, feliz e saudável. Além disso, você será uma ótima referência para seus amigos e conhecidos, podendo ajudar quem está passando pelo mesmo processo.

Ame seu corpo e busque trazer para o seu dia a dia referências que permitam ser você mesmo! Afinal, cuidar da sua autoestima é muito mais importante do que tentar se encaixar em padrões que não fazem parte do seu modo de ser.

Continue em nosso blog e confira nosso conteúdo sobre Gordofobia: o que é e como combater! Aqui você encontra diversos conteúdos sobre corpo, saúde, moda e lifestyle!

Até o próximo post!

5/5 - (Total de avaliações: 1)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário