Aprenda como combinar suas roupas usando o círculo cromático!

Quer saber como combinar suas roupas de uma maneira prática e estilosa? Uma maneira muito simples para isso, é ornar a cor de suas peças com combinações de cores análogas e complementares.

O uso da roda cromática na composição de looks é uma ótima opção para te ajudar a não errar na decisão de qual cor usar, ou não. Você já ouviu falar sobre esse tipo de combinação? Se não, está tudo bem! Veja aqui, o significado de cores análogas e complementares e, no final, aproveite nossas dicas de como combinar suas peças.

Continue rolando a página e aprenda a arrasar trazendo cores para seu dia-a-dia.

O que é a roda cromática?

A roda cromática é uma forma de representar as cores enxergadas pelo olho humano. Na moda, uma forma de organizar as cores de uma maneira mais orgânica.

A roda cromática será a base para conseguirmos fazer nossas combinações. Ela é formada por três grupos de cores.

  • Cores primárias: amarelo, vermelho e azul;
  • Cores secundárias: violeta, verde e laranja;
  • Cores terciárias: são as cores formadas entre a mistura de cores primarias com cores segundarias.

Guarde bem essa informação, pois é com ela que conseguiremos fazer combinações certeiras!

O que são cores análogas e complementares?

Vamos juntar primárias com primárias, secundárias com segundarias e assim adiante? Não! As combinações análogas e complementares funcionam de uma forma diferente. Entenda:

As cores análogas

São as cores que estão posicionadas uma do lado da outra na roda cromática. Elas são amigas, estão pertinhos uma da outra e conversam entre si. Na hora de montar seu look com combinações análogas você tem as seguintes opções de composição:

  • Azul, azul-esverdeado e azul-arroxeado;
  • Vermelho, vermelho-arroxeado e vermelho-alaranjado;
  • Amarelo, amarelo-esverdeado e amarelo-alaranjado;
  • Verde, azul-esverdeado e amarelo-esverdeada;
  • Laranja, amarelo-alaranjado e vermelho-alaranjado;
  • Violeta, vermelho-arroxeado e azul-arroxeado.

As cores complementares

São cores que estão de frente uma com a outra. Elas estão distantes, mas se complementam muito bem. Como exemplo de cores complementares: vermelho e verde.

Para compor um visual com cores análogas, você pode usar as seguintes combinações:

  • Vermelho e verde;
  • Amarelo e violeta;
  • Azul e laranja;
  • Verde e roxo.

Antes de você descobrir como montar looks usando a roda cromática, é interessante que você já saiba qual tipo de visual irá querer adotar. Caso ainda não tenha definido, vale muito a pena pesquisar mais sobre como descobrir o seu estilo.

Como montar um look com cores análogas?

Montar looks com cores análogas não tem segredo nenhum. Eles chegam muito próximos de ser uma combinação monocromática, mas não se confunda, eles são formados por uma única cor com tonalidades diferentes.

Como falamos, os looks com combinações análogas são formados por três cores próximas uma da outra na roda cromática e, por isso, elas são parecidas.

O fato de elas serem parecidas uma com a outra torna simples montar looks com esse tipo de combinação. Basta seguir esses três passos:

1. Use e abuse de terceiras peças!

Blazer e terninhos são excelentes para compor o seu look. Eles podem ter o papel principal em seu visual! Brincar com as cores dessas peças é uma excelente forma de se destacar com estilo.

E não se engane, montar looks coloridos, não significa que eles não podem ser formais. As combinações análogas são a melhor forma de criar um modelito super elegante e estiloso para aquela reunião importante com o seu chefe.

Você pode criar um look com uma combinação mais barroca e apostar em uma calça alfaiataria vermelha e um blazer alaranjado. Essas cores são super quentes, modernas e elegantes, perfeitas para deixar qualquer um impressionado com o seu estilo.

2. Aproveite das texturas!

Se você quer dar um toque de moda a mais para as suas combinações, se jogue na mistura de diferentes tipos de tecidos.

Brincar com as diferentes texturas de suas peças, junto com as combinações análogas, é uma maneira excelente de criar um look despojado e, ao mesmo tempo, elegante.

Uma dica é incluir uma calça jeans azul, combinada de uma camisa de cetim azul-esverdeado – uma ótima opção para você enfrentar um dia cheio de tarefas de maneira super confortável e requintada.

Se você está a fim de conhecer outros estilos como esse, nosso post sobre os 7 estilos universais será perfeito para você!

3. Combine diferentes estilos!

As cores análogas permitem uma maior versatilidade na hora de combinar as roupas.

Uma maneira super estilosa de combinar esse tipo de cores, é variar entre os estilos. Pense: ornar peças casuais e divertidas com peças mais formais é uma excelente forma de arrasar nas combinações análogas.

As cores análogas são combinações mais básicas, mas não deixam de ser estilosas e marcantes. Mas se você quer algo super ousado e bem, mais bem colorido mesmo, as cores complementares serão sua best friends.

Como combinar um look com cores complementares?

As cores complementares são mais chamativas e divertidas, então são ótimas para montar looks super divertidos e marcantes. O único segredo para eleger esses looks é lembrar que as cores complementares, são aquelas que estão posicionadas uma frente a outra no círculo cromático.

Separamos três dicas imperdíveis para você não errar na hora de montar seu look com cores complementares:

1. Aproveite do contraste entre as cores!

As cores complementares são super contrastante, e você pode- e deve! – usar essa característica a seu favor! Não tem segredo nenhum, cores como rosa e azul, vermelho e amarelo, laranja e verde são perfeitas para esse tipo de combinação.

2. Invista no estilo Color Block!

O estilo color block é baseado em montar looks com peças coloridas que marcam o visual, então ele é ideal para usar com combinações complementares. Peças com cores fortes são perfeitas para essa tendencia da moda. Se você apostar nela, não tem erro, todos os olhares serão direcionados para você e seu visual.

3. Brinque com as estampas!

Outra forma de arrasar na combinação de looks com cores complementares, é aproveitar bem das peças estampadas. Elas podem dar mais vivacidade ao seu visual e é uma ótima forma de dar mais personalidade para seu guarda-roupa.

Quando falamos de cores complementares, as estampas geométricas, são as que mais combinam na hora de brincar com as cores. Elas são divertidas e ao mesmo possuem uma estética agradável. Você pode ornar uma calça lisa, na cor azul, com uma camisa listrada com rosa e azul-escuro, formando uma tríade de cores complementares.

Bastante informação, não é? Mas agora você está prontíssima para arrasar em suas combinações – seja ela com cores complementares ou análogas.

Se você quer conhecer novos moods da moda, que tal ver alguns modelitos de roupas para ficar em casa? Afinal, não podemos perder o estilo em lugar algum.

Estamos te esperamos na próxima página! Até logo 🙂

Avalie este post

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário