Melhores filmes brasileiros para conhecer o cinema nacional!

Uma das melhores maneiras de aproveitar o tempo livre é maratonar filmes e séries, não é mesmo? Nada mais justo do que reconhecer que esse hobby já virou tradição na vida moderna. E não estamos nos referindo somente às produções internacionais, hein! Nosso Brasilzão também é abençoado com verdadeiras obras primas do cinema.

Pensando nisso, o blog da T_jama separou uma lista com os melhores filmes nacionais divididos em 3 categorias: comédia, drama e documentário. Despertou seu interesse? Então, continue a leitura e venha conferir a nossa seleção de filmes que está pra lá de especial!

Top 9 melhores filmes brasileiros para maratonar

Você sabia que o cinema nacional e brasileiro tem um dia dedicado somente para eles? Sim, é isso mesmo que você leu, nacional e brasileiro, duas datas distintas que homenageiam dois marcos na cultura cinematográfica do país – a primeira exibição de um filme em solo nacional em 1896 e as primeiras imagens em vídeo da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, feitas o cineasta ítalo-brasileiro Afonso Segreto em 1898.

Isso só mostra o quão importante e representativa é a história do nosso cinema brasileiro. De lá para cá, a cultura do cinema em terras tupiniquins evoluiu em termos técnicos e artísticos, alcançando novos públicos e trazendo novos significados para o nosso país.

Por isso, já passou da hora de você ficar por dentro das melhores produções cinematográficas brasileiras! E o melhor de tudo, todos os títulos que vamos te apresentar estão disponíveis em sites de streaming. Agora chega de conversa e confira nossa lista!

Os dramas nacionais que você vai amar:

O dia tão pedindo um filme que mexe com seus sentimentos? Então, essas indicações de filmes brasileiros é para você! Prepara o lencinho e saiba mais:

1) Bicho de Sete Cabeças

O filme tem como protagonista o ator Rodrigo Santoro no papel de Neto, um jovem que acaba em uma instituição para o tratamento de pacientes com problemas mentais após seu pai descobrir maconha e cigarro em um de seus casacos.

O jovem passa por diversas situações abusivas por parte dos empregados da instituição, entre elas, abusos físicos e psicológicos. O filme trata principalmente de abuso sofrido por pacientes em hospitais brasileiros da época, além do uso de drogas e relações familiares. Tensooo!!

2) 7 Prisioneiros

Outra produção com a participação de Santoro no elenco principal, “7 Prisioneiros” é estrelada por Christian Malheiros e conta a história de uma garoto do interior que, com a promessa de uma vida melhor, deixa sua cidade natal e vai para São Paulo.

Chegando na terra da garoa para trabalhar em um ferro-velho, ele acaba se vendo em uma situação de semi escravidão e precisa decidir se irá se tornar cúmplice de seus companheiros para conseguir sair de sua condição atual. Sim, o tema do filme é pesado!

3) Estômago

O filme conta a história de Raimundo Nonato, interpretado por João Miguel, que também decide sair de sua cidade natal no nordeste para trabalhar em São Paulo, onde adquire habilidades de cozinha se tornando uma dos melhores em sua profissão.

As coisas começam a dar errado quando Nonato se envolve com uma garota de programa. A trama se passa em dois períodos, antes e durante seu tempo na prisão. O filme também tem a participação do ator Babú Santana (TUDOOO!) no elenco principal.

Melhores comédias nacionais para maratonar no final de semana:

Está em busca de momentos com muita risada? Vem com a gente pois sabemos na ponta da língua os 3 melhores filmes brasileiros que nos deixam mega relaxados após os créditos subirem na telinha!

4) Meu Passado Me Condena: O Filme

É uma produção mais divertida, com roteiro simples e super dinâmica para assistir com a aquela pessoa especial. O longa conta a história de um casal recém-casado após apenas um único mês como namorados. Eles decidem viajam para a Europa em um cruzeiro chique para curtir a lua-de-mel.

Durante a viagem, os dois descobrem que estão à bordo junto com seus ex-namorados. O elenco conta com Fábio Porchat e Miá Mello nos papéis principais. Fica também a recomendação para “Meu Passado Me Condena 2: O Filme” para saber como essa história divertida continua!

5) Os Salafrários

O título tem em seu elenco (os maravilhosos) Marcus Majella e Samanta Schmütz. Então, já dá para prever a qualidade do filme, não é mesmo? A história é sobre dois irmãos adotivos que, após anos separados, se veem em situações um tanto complicadas. Ele por estar sendo perseguido pela polícia federal depois de aplicar diversos golpes e ela por perder sua única fone de renda – seu trailer apreendido pela prefeitura. Agora eles precisam lidar com as diferenças para sair dessa!

6) Minha Mãe é Uma Peça

Não poderia faltar jamais nessa lista! Com a presença do icônico Paulo Gustavo no papel de Hermínia Amaral, o longa conta a história de uma mãe de meia-idade que foi trocada pelo marido por uma mulher mais jovem.

Após ser chamada de “chata” por não largar do pé seus filhos, Hermínia decide sair de casa sem avisar ninguém, deixando toda a família preocupada. Um clássico brasileiro que bateu recordes em bilheteria. Recomendação total, né!

Documentários que vão abrir a sua mente para novas experiências cinematográficas:

Após preparar tudo para ter um cinema em casa com muito aconchego e pipoca, que tal adicionar à sua sessão particular alguns títulos incríveis de documentários nacionais? Você pode começar com:

7) Chico – Artista Brasileiro

A obra perfeita para quem gosta de música e quer conhecer mais sobre a vida e o trabalho de um dos maiores artistas da MPB. Nesse documentário, Chico Buarque conta sobre sua trajetória musical, memórias, shows, seus métodos de trabalho e composição e até mesmo de sua vida cotidiana. O longa também conta com participações de diversos outros artistas.

8) Laerte-se

É uma obra-prima exclusiva da Netflix. O documentário mostra toda a passagem e transformação na vida da cartunista Laerte Coutinho, descoberta transmorfista e, posteriormente, uma mulher trans. O filme discute não somente na vida da artista, mas também toda a questão de gênero, além do “ser homem” e “ser mulher”. E é claro, o filme aborda tudo isso mostrando os talentos da artista como ilustradora e pintora!

9) Cinema Novo

O filme brasileiro mostra de maneira profunda e instigante um dos principais movimentos cinematográficos do país, mesclando em sua narrativa relatos e imagens dos principais artistas e filmes lançados ainda na década de 1960. A obra ainda mergulha de cabeça na aventura da geração que ajudou a mudar o cinema nacional daquele período – e que reverbera até hoje.

Vem aí: Indicação Bônus!

Uma recomendação extra para fecharmos nossa lista de ouro. Dessa vez, uma animação nacional original! Uma História de Amor e Fúria é um drama de ficção científica e conta a história de um homem que está vivo a mais de 600 anos e que vem atravessando o tempo, vivenciando diversos acontecimentos da história nacional, como a chegada dos europeus ao país, a Balaiada, Ditadura Militar e uma guerra da água em um futuro não tão distante.

O elenco de dublagem conta com a participação de Selton Mello, Camila Pitanga e (de novooo) Rodrigo Santoro!

Ufa! Quantas recomendações! Agora eu você já conhece alguns filmes para maratonar, corre para colocar essa lista em dia e se divertir o quanto quiser! Aproveite também e dê uma conferida em nossa lista de séries e filmes de oscar!

Até o próximo post!

5/5 - (Total de avaliações: 1)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário