7 mulheres inspiradoras que podem mudar o seu jeito de ver o mundo

8 Minutos de Leitura

Quando lemos a história da humanidade, conhecemos mulheres que realizaram mudanças expressivas no mundo, sejam na área científica, nos esportes, na política, no meio ambiente e na sociedade!

São mulheres incríveis de vários lugares do planeta com feitos que reverberam até hoje. Existem diversos filmes que tratam sobre o feminismo ao redor do mundo para quem deseja aprender sobre o tema.

Fizemos uma lista de somente 7 mulheres inspiradoras, até porque, certamente, você conhece várias mulheres incríveis que te inspiram!

1. Marie Curie

A Maria Salomea Skłodowska, conhecida como Marie Curie, nasceu em 1867 na cidade de Varsóvia, na Polônia. Foi para a França estudar química e física, desenvolvendo uma pesquisa pioneira sobre a radioatividade. Além disso, descobriu 2 novos elementos químicos o Rádio e o Polônio.

Ainda criou uma espécie de raio-x móvel para tratar soldados feridos durante a Primeira Guerra Mundial. Marie Curie foi a primeira mulher a realizar vários feito, segue a lista:

  • A primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel;
  • A primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel 2 vezes;
  • A primeira a ser premiada em dois campos científicos diferentes.

Graças as suas pesquisas sobre a radioatividade, hoje conseguimos desenvolver tratamentos eficazes no combate ao câncer entre outros.

2. Frida Kahlo

A artista mexicana nasceu em 1907 na Cidade do México. Uma mulher muito a frente do seu tempo, casou-se com Diego Rivera artista já conhecido na época, que a família não aprovava.

Frida era feminista, ativista política, bissexual e uma artista plástica surrealista fenomenal! Seus quadros retratavam sua vida de uma forma profunda e inconfundível.

Desde pequena foi acometida por várias doenças físicas como a poliomielite. Aos 18 anos, ela sofreu um acidente gravíssimo que a deixou de cama, ao longo da vida passou por mais de 30 cirurgias.

Mesmo com sua situação ela aceitava seu corpo e sua situação. Ela expressava suas emoções e a forma que via a vida nos autorretratos que pintava. Seu trabalho foi altamente reconhecido e Frida foi a primeira mulher mexicana a expor a sua arte no Museu do Louvre, em Paris.

3. Djamila Ribeiro

Djamila Taís Ribeiro dos Santos, nasceu em Santos no Estado de São Paulo em 1980. Professora, escritora, filósofa e ativista social, também é um dos grandes nomes na luta contra o racismo. Ela explica como o racismo estrutural está presente na sociedade atual e não percebemos. Escritora necessária, Djamila já lançou alguns livros como:

  • Pequeno Manual Antirracista
  • Cartas para minha Avó
  • Quem tem medo do feminismo negro?
  • O que é lugar de fala?

Djamila Ribeiro é a primeira mulher negra a ser eleita para a Academia Paulista de Letras. Ela ocupa a cadeira 28, anteriormente de Lygia Fagundes Telles.

4. Malala

Malala Yousafzai, nasceu em 1997 no Paquistão. É uma ativista mundialmente conhecida que luta pelo direito das mulheres ao estudo. Em 2008, criou um blog chamado “diário de uma estudante paquistanesa”, onde escrevia sobre a sua paixão pelos estudos. Na época utilizava um pseudônimo, porém, sua identidade foi revelada algum tempo depois.

O líder do talibã e os conservadores paquistaneses exigiam que as escolas proibissem o acesso das meninas às escolas. Dessa forma, viam a Malala como uma “ameaça contra o Islã”, o que resultou em um ataque contra a vida da menina. Malala sobreviveu a um tiro na cabeça! Após esse fato, se mudou para o Reino Unido e continua lutando pelos direitos das mulheres ao estudo.

Em 2014, Malala foi a pessoa mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz. A ativista ainda publicou alguns livros, como “Malala, a menina que queria ir para a escola.”

Se deseja conhecer mais sobre o assunto, confira 11 livros sobre o feminino.

5. Coco Chanel

Gabrielle Bonheur “Coco” Chanel, nasceu em 1883 em Saumur, na França. Quando criança perdeu a mãe, logo após foi abandonada em um orfanato pelo pai.

Aos 18 anos, começou a trabalhar como empregada doméstica e cantora de cabaré, de onde surgiu o apelido Coco. No cabaré conheceu Etienne Balsan, com quem começou a vender chapéus. Após 3 anos, Chanel abre seu primeiro ateliê.

Em 1920 Coco confecciona seus primeiros vestidos pretos! A cor até então, era utilizada somente em velórios. Ficou conhecida como uma grande revolucionária da moda, muitas de suas peças são atemporais e utilizadas até hoje!

Ela foi a grande responsável por liberar as mulheres da moda dos corpetes super apertados, faixas, cintas e saias cheias de babados. Elaborou roupas com modelagens mais soltas e confortáveis, com alta qualidade e sem perder a beleza.

Ainda em 1920, Chanel juntamente com o perfumista Ernest Beaux, criaram o emblemático perfume e N°5 que é vendido até hoje. Entre as várias inovações lançadas está a famosa estampa xadrez, incluída em ternos femininos de tweed que também era novidade na moda feminina.

6. Marta

Marta Vieira da Silva nasceu em 1986 na cidade de Dois Riachos no Estado do Alagoas. Conhecida como a Rainha do Futebol, Marta foi eleita pela Fifa como a Melhor jogadora do mundo por 6 vezes.

A jogadora teve uma infância humilde com os 3 irmãos, todos sustentados somente pela mãe. Marta já vendeu sacolé, roupas, lavava prato na casa de amigos e familiares para ajudar na renda da família. Paralelamente jogava futebol amador.

Aos 14 anos conseguiu entrar para o Vasco, no Rio de Janeiro. Em 2003, já na seleção brasileira, o time foi campeão pan americano. Em 2007, Marta ajudou o time brasileiro a chegar na final da Copa do Mundo, levando o segundo lugar!

Apesar de praticar um esporte considerado masculino, ela está sempre bem vestida com looks modernos no melhor estilo sexy.

Marta marcou alguns recordes no futebol, sendo a maior artilheira brasileira, passando até o Pelé! Ela é também a maior artilheira das Copas do mundo.

Em 2018, a ONU nomeou Marta como Embaixadora da Boa Vontade, pela sua trajetória no esporte, inspirando meninos e meninas a lutarem por seus sonhos!

7. Laerte

Laerte Coutinho nasceu em 1951 em São Paulo. É cartunista, criadora de história e desenhos de humor.

Uma das artistas mais importantes da atualidade, foi uma das criadoras da revista Balão e da empresa Oboré de comunicação. Publicou trabalhos na Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, O Pasquim e em várias revistas.

Ainda apresentou o programa “Transando com Laerte” no canal Brasil e participou do curta premiado “Vestido de Laerte”. Em 2015, Laerte contribuiu para o documentário “De Gravata e Unha Vermelha” que fala sobre a realidade de transgêneros, travestis e transexuais.

Em 2017, o documentário “Laerte-se” foi lançado, onde fala sobre o cotidiano da artista e sobre a trajetória de sua vida.

Em uma entrevista a Documento Verdade, da Rede TV, Laerte fala sobre sua vida, de como alcançou o sucesso conhecido como homem, mas que hoje é uma pessoa transgênero, mulher trans! Não se trata somente sobre a vida dela, mas de outras pessoas que se expressam dessa forma e ainda vão se expressar.

Ainda sofreu pressão estética quando começou a fazer crossdressing, vestindo roupas que eram consideradas “de mulher”.

Já foi chamada de “louco” quando começou a transição de gênero. Essa transição gerou muitas dúvidas e confusões do grande público que não entendiam a situação. Afinal, era um homem de 60 anos, pai de 3 filhos, que namorava uma mulher, mas estava se expressando como mulher trans!

Laerte se tornou uma espécie de heroína da causa trans. Em 2012, tornou-se cofundadora da ABRAT —Associação Brasileira de Transgêneros e inspira a todos pela sua vida e seu trabalho.

Trouxemos aqui uma modesta lista de 7 mulheres admiráveis para te inspirar a ver o mundo com outros olhos. A luta feminista ainda continua, é importante a discussões de pautas como gordofobia, igualdade de salário, representatividade entre outros.

Nos ajude a completar a lista! Comente aqui embaixo o nome de mulheres que te inspiram diariamente. Até o próximo post.

5/5 - (Total de avaliações: 1)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário