Autocuidado: o que é e por que faz tão bem cuidar de si?

8 Minutos de Leitura

Quando pensamos em cuidado, é muito comum compreender esse conceito de uma forma externalizada, em que a atenção é direcionada ao outro — e mesmo que isso seja positivo, é uma via que pode acabar nos distanciando de nós mesmos.

É aí que o autocuidado entra, simbolizando as atitudes que visam à autossatisfação e ao bem-estar próprio, com o objetivo de viver uma vida mais leve e saudável.

Neste post, iremos te explicar tudo sobre esse conceito, desde o que é, de fato, o autocuidado até como exercitá-lo no dia a dia por meio de práticas físicas, emocionais e mentais que podem ajudar as pessoas a se reconectar consigo mesmas. Confira!

O que é autocuidado?

O autocuidado é um termo que simboliza tudo aquilo que as pessoas fazem para cuidar de si mesmas, visando principalmente seu bem-estar físico, emocional, mental e social.

Lendo assim, pode até parecer simples, né? Mas esse tipo de cuidado envolve diversas esferas da vida, como a vida profissional e financeira, a saúde pessoal, a convivência familiar, os relacionamentos — sejam eles amorosos ou não — as crenças espirituais, dentre outros lugares que demandam equilíbrio e estabilidade.

Para obter harmonia em todos esses setores, é preciso adotar atitudes que ofereçam um impacto positivo a curto e longo prazo na vida. Mas, calma, já a gente chega lá — primeiro, vamos conhecer quais são os principais tipos de autocuidado? Veja a seguir!

mãos passando esfoliante corporal em um fundo escuro em cinza

Quais são os tipos de autocuidado?

Segundo a psicologia, os tipos de autocuidado estão associados diretamente aos pilares do bem-estar humano: a saúde mental, física, emocional e social. Quer saber mais sobre eles? Então, olha só:

Saúde física

Quando pensamos em autoconhecimento físico, estamos nos referindo diretamente à saúde corporal. Aqui, vale destacar aquelas dicas que todos já conhecemos, mas que precisam ser relembradas: faça atividades físicas regularmente para aumentar a sua disposição. Fique atento ao tempo de descanso do seu corpo. Durma em média 8 horas por noite e realize pausas para descanso ao longo do dia — principalmente no trabalho.

mulher se alongando para começar uma corrida como atividade fisica

Saúde mental

No caso da saúde mental, é preciso desmistificar um ponto: ela não tem relação alguma com a loucura. Na verdade, cuidar da mente envolve o desenvolvimento de autoconhecimento, autoaceitação e amor-próprio, e é algo que pode ser feito com ou sem ajuda profissional, apesar de que o atendimento de um psicólogo ou psiquiatra pode ser muito mais rápido e eficiente.

Saúde emocional

A saúde emocional é frequentemente confundida com a saúde mental, mas elas não são a mesma coisa. Aqui, o autocuidado está muito mais atrelado ao processo de autoanálise e reflexão, em que a compreensão das emoções é fundamental para continuar saudável emocionalmente. Aprenda a se perdoar, a aceitar erros e a ser compreensivo consigo, pois isso também é cuidar de si.

Vida social

Tenho certeza de que você conhece esta famosa frase: “Os seres humanos são seres sociáveis”, certo? Por isso, esteja cercado de pessoas que você ama e que te fazem bem e, sobretudo, não permaneça com relacionamentos tóxicos, independentemente se é uma relação de amizade, namoro ou familiar. A prioridade agora é você e a sua saúde!

um grupo de amigos conversando em uma sala de estar

Por que o autocuidado é tão importante?

O autocuidado é uma prática muito importante para se priorizar por meio da validação de suas próprias emoções e desejos em paralelo a cuidados essenciais com sua saúde e bem-estar.

Mas, em prol de cuidar de si mesmo, é preciso aliar o autocuidado à autoestima, autoconhecimento e autoaceitação, que em conjunto irão contribuir para que você se torne uma pessoa mais autêntica e feliz.

Como resultado, você poderá administrar melhor suas emoções e a convivência social, aumentar o amor-próprio, melhorar a saúde mental e física, reduzir o estresse e ainda valorizar o presente com tranquilidade.

Como ter um autocuidado: 5 hábitos para aplicar no dia a dia

Não há uma receita secreta para cuidar de si mesmo, mas existem, sim, medidas que podem contribuir com o desenvolvimento do autocuidado dia após dia. Quer saber como? Vem descobrir com 5 hábitos para aplicar na rotina:

1. Tenha uma rotina saudável

Deu para notar que autocuidado tem uma relação direta com o fortalecimento da sua saúde mental e física, certo? E isso não é à toa! Esses dois campos da vida estão interligados e afetam significativamente a sua qualidade de vida.

Por isso, criar uma rotina saudável é tão importante. Ter hábitos saudáveis é uma ótima estratégia para promover maior equilíbrio entre o seu corpo e a sua mente — e fazer isso demanda bastante determinação, principalmente para associar diversas práticas saudáveis simultaneamente, como:

  • Confiar mais em si;
  • Valorizar seus pontos fortes;
  • Ser uma pessoa autêntica;
  • Praticar o autoconhecimento;
  • Manter uma alimentação saudável;
  • Fazer atividades físicas regularmente.

Se você conseguir colocar esses hábitos em prática, pode ter certeza de que vai ter andado metade do caminho — e a melhor parte é que a execução de hábitos saudáveis pode se tornar parte do seu lifestyle, servindo como um guia para uma vida cheia de saúde e bem-estar.

2. Busque se priorizar

Como comentamos, o autocuidado consiste em saber se priorizar acima de qualquer coisa, demonstrando afeto e carinho sobretudo por si mesmo.

Nesse caso, é fundamental entender quais são os seus desejos, medos, características e tudo aquilo que é inegociável. Isso também vai te ajudar a se conectar profundamente com outras pessoas de uma forma mais saudável e duradoura, sabendo respeitar a si mesmo enquanto respeita o próximo.

3. Desconecte-se

Não há dúvidas de que a geração atual vive constantemente na frente de telas, seja no trabalho ou em momentos de lazer. Isso levanta uma urgência para estabelecer limites para o uso da tecnologia, criando uma relação mais saudável, sobretudo com as redes sociais — que se tornaram os principais veículos de informação atualmente.

Além disso, o tempo que você passa na frente de um smartphone, computador e até TVs não é necessariamente um tempo bem aproveitado, principalmente quando você poderia estar realizando atividades que podem lhe trazer maior qualidade de vida, como fazer suas próprias refeições, praticar exercícios, desenvolver hobbies e conhecer e respeitar seu próprio ritmo de vida.

4. Cultive relações que te fazem bem

Se você já ouviu falar sobre Zygmunt Bauman, provavelmente se deparou com o conceito de sociedade ou modernidade líquida, certo? Esse tema chama a atenção, pois ao passo que a sociedade avança tecnologicamente, as relações se tornam cada vez mais fúteis e superficiais, o que acarreta em vínculos instáveis e menos sólidos.

Mas, solidez e estabilidade são aspectos fundamentais em qualquer relação saudável e duradoura — e é justamente esse tipo de relação que precisamos, não é mesmo?

Por isso, preste bastante atenção nas pessoas com quem você se relaciona. Priorize amizades e amores que te fazem bem, que te apoiam e, principalmente, que demonstram afeto e confiança.

Confira: Sororidade: você sabe o que é? Até onde ela vai?

5. Defina metas para realizar seus sonhos

De forma geral, nossos sonhos são desejos que nos movem a fim de conquistá-los — até porque eles podem proporcionar um alto nível de satisfação pessoal e felicidade para a sua vida. Mas, fazer com que eles se tornem realidade é algo que depende de um planejamento funcional.

Por isso, não saia dando tiros no escuro. Com um bom planejamento, conquistar o que você deseja pode ser muito mais simples — e isso vai desde elaborar um planejamento financeiro até desenvolver as habilidades necessárias.

Ah, mas não vai esquecer: dar a cara a tapa é fundamental. Então, não tenha medo de seguir o seu coração e insista naquilo que você deseja, desde que seja uma forma de se priorizar e de se cuidar.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe com os amigos que podem estar interessados nesse assunto e amplie a rede de conhecimentos sobre autocuidado, que faz bem para todo mundo, né?

Continue navegando no blog da TJama e veja mais conteúdos sobre saúde, bem-estar, lifestyle, moda, quebra de paradigmas e muito mais. Aproveite e confira também nosso conteúdo completo sobre economia do cuidado e a invisibilização das mulheres!

5/5 - (Total de avaliações: 3)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário