Autocuidado: o que é e por que faz tão bem cuidar de si?

6 Minutos de Leitura

Autocuidado, uma palavra simples que tem grande significado! Porém, muitas vezes é confundida com egocentrismo — mas não tem nenhuma relação, viu? O cuidado com si simboliza as atitudes que visam o bem-estar próprio, gerando muito mais felicidade para a pessoa, que leva uma vida mais leve e saudável.

Neste post, iremos te explicar tudo sobre o conceito e uma lista com 5 hábitos infalíveis para começar a praticar o cuidado consigo hoje mesmo. Confira!

Qual o significado de autocuidado?

O autocuidado são as ações realizadas pelas pessoas para cuidar de si, visando o bem-estar da mente e do corpo. Lendo assim, pode até parecer simples, não é? Mas esse cuidado envolve diversas esferas da vida, são elas:

mulher sentada na cama passando creme com roupão e toalha na cabeça

  • Vida profissional;
  • Saúde pessoal;
  • Convivência familiar;
  • Relacionamentos amorosos;
  • Crença espiritual.

Como você deve ter notado, criar atitudes que visam a própria saúde possuem impacto positivo em todas as áreas da vida. Iremos te explicar agora quais são os benefícios de praticar, olha só:

Por que cuidar de si faz bem?

O autocuidado gera um novo posicionamento em que você prioriza a si, validando suas emoções, seguindo os seus desejos e cuidando da sua saúde. A prioridade passa a ser o seu bem-estar!

As vantagens sentidas diariamente são: melhor administração das emoções, melhora na convivência social, aumento do amor-próprio, melhora na saúde mental e física, valorização dos momentos presentes e menos estresse.

Cuidar de si engloba a autoestima, o autoconhecimento e a autoaceitação, contribuindo para ser uma pessoa autêntica e, por consequência, mais feliz.

O que não é autocuidado?

Egoísmo e egocentrismo não fazem parte desse conceito, na verdade, está bem longe disso. Quando falamos de cuidar de si, estamos nos referindo ao amor-próprio, que pode ser visto em atitudes que priorizam o bem-estar próprio.

Mas esse cuidado não anula a empatia e respeito que devemos ter com os outros, tá? Na prática, ocorre justamente o contrário, o verdadeiro autocuidado contribui para criar relacionamentos mais saudáveis e felizes.

Os pilares do ser humano para uma vida harmoniosa

Existem 4 tipos de autocuidado que são os pilares definidos pela psicologia humana, são eles saúde mental, física, emocional e social. Vamos explicar cada um deles agora, vamos lá?!

Bem-estar físico

Quando citamos o autoconhecimento físico estamos nos referindo diretamente à saúde corporal. Aqui, é válida aquelas dicas que todos já conhecemos, mas que precisam ser relembradas:

Faça atividades físicas constantemente para aumentar a sua disposição. Fique atento ao tempo de descanso do seu corpo, sempre durma em média 8 horas por noite e realize pausas para descanso durante o dia – principalmente no trabalho.

Escolha atividades que você realmente deseja praticar para tornar esse momento prazeroso. Algumas opções são musculação, corrida, caminhada, pedal, cross fit, natação ou outras atividades.

Mulher fezendo exercício físico

Saúde mental

Quando falamos de saúde mental, existem diversos preconceitos, geralmente carregados de pensamentos como “Essa pessoa é louca, faz até terapia” — mas essa visão está totalmente distorcida da realidade!

Cuidar da mente envolve ter maior autoconhecimento e autoaceitação consigo. Isso pode ocorrer com ou sem ajuda profissional, como de psicólogos, por exemplo. Além disso, é possível apostar na escolha de passatempos que te façam bem, isso ajuda a aliviar o estresse da rotina.

mulher conversando com uma psicológa

Vida social

Tenho certeza que você conhece esta famosa frase: “Os seres humanos são seres sociáveis”, certo? É justamente por isso que o bem-estar social está relacionado ao cuidado de si.

Esteja cercado de pessoas que você ama e te fazem bem, não permaneça com relacionamentos que sejam tóxicos para você, independente de serem amigos, namorados ou parentes. A prioridade agora é você e a sua saúde!

4 amigos conversando na beira da praia

Saúde emocional

O autocuidado emocional está muito associado às emoções e faz parte do eixo de cuidados mentais. Entender as suas emoções e aprender a administrar elas é fundamental para manter uma boa saúde emocional.

Aprenda a se perdoar, a aceitar erros e ser compreensivo consigo, isso também é cuidar de si.

Mulher meditando

5 hábitos simples para o autocuidado

Agora que você já compreendeu quais são os pilares que contribuem para uma vida mais feliz e leve, vamos te mostrar 4 hábitos para você começar a praticar o autoconhecimento hoje!

1. Tenha uma rotina saudável

Com certeza, você deve ter notado que neste texto citamos muito “saúde mental e física”, isso não foi à toa! Essas duas áreas estão interligadas e são as mais importantes para o corpo humano.

Mas manter uma rotina saudável vai além, por isso resolvemos criar uma lista com algumas atividades que vão te ajudar a melhorar o seu dia a dia, olha só:

Mulher fazendo vitaminas de frutas

  • Faça atividade física regularmente;
  • Mantenha uma alimentação saudável;
  • Pratique o autoconhecimento;
  • Confie mais em si;
  • Valorize seus pontos fortes;
  • Seja uma pessoa autêntica.

Uma dica extra que podemos citar é a importância de saber qual é o seu lifestyle, isso servirá como guia para as suas atitudes, inclusive de consumo.

2. Priorize de si

Amar-se é uma das melhores formas de conseguir demonstrar afeto e carinho com quem você ama. Por isso, entenda quais são os seus desejos, medos e outras características únicas. Tudo isso ajudará a se conectar profundamente com outras pessoas, vivendo experiências inesquecíveis e criando relacionamentos mais duradouros.

mulher sorrindo com os braços abertos na beira da praia

3. Cuide da sua vida financeira

Assim como a vida social, o aspecto financeiro também possui grande impacto no bem-estar. Entenda quais ações realizar para organizar a sua vida financeira:

Homem contabilizando o dinheiro e adicionado moeda no porquinho

  • Mantenha os seus gastos conforme os seus ganhos;
  • Selecione com o que gastar o seu dinheiro, evite comprar itens desnecessários;
  • Crie uma reserva de emergência para os momentos de apuros;
  • Registre os seus gastos para manter um controle;
  • Faça cursos para administrar melhor o seu dinheiro.

É importante criar esses hábitos, pois a desestabilidade financeira e o medo de passar perrengues abalam o emocional e afetam, até mesmo, o nosso corpo.

4. Realize seus sonhos

Quais sonhos ainda faltam para você realizar? Se priorizar também envolve a satisfação pessoal. Por isso, crie uma lista com os sonhos que você quer colocar em prática.

mulher sorrindo olhando para o céu

5. Aceite o seu corpo

Valorize o seu corpo! A aceitação física do seu corpo é fundamental para estar bem consigo. Reconheça a sua individualidade, não se prenda aos padrões sociais e tenha um relacionamento saudável com você mesmo, essas são algumas dicas que vão te ajudar a começar a praticar a autoaceitação.

mulher de lingerie preta com flores amarelas

Se você quiser saber mais, aproveite para ler nosso conteúdo completo com dicas fantásticas de como aceitar o próprio corpo. Agora ficou muito mais fácil praticar o autocuidado na sua rotina, não é? Continue navegando pelo blog da Tjama para descobrir mais conteúdos sobre moda e corpo.

5/5 - (Total de avaliações: 2)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário