10 brincadeiras para fazer na festa do pijama

Super democrática e que permite ser organizada tanto para meninos quanto para meninas, a festa do pijama é a melhor alternativa para fazer com que as crianças brinquem incondicionalmente até a hora de dormir, aproveitando todo o seu tempo livre!

Esse tipo de evento infantil não precisa de muita coisa para acontecer e pode ser preparado de uma maneira bem simples, com opções que vão de comidinhas até brincadeiras animadas que, além de cansar bastante os pequenos, ainda oferecem uma noite super divertida.

Por isso, se você está pensando em montar uma festa do pijama para seu filho/filha inesquecível, acaba de chegar no blog certo! Por aqui nós selecionamos dicas de organização e ideias de brincadeiras que vão fazer com que essa noite fique na memória dos pequenos. Acompanhe e se inspire!

Como organizar a sua festa do pijama?

cabana para festa do pijama

Pode até parecer fácil organizar uma festinha do pijama, mas quando se trata de crianças, a situação exige uma atenção e dedicação maior. Isso porque, ter tudo planejado garante que tudo saia bem e que nada fuja do controle da pessoa responsável, colocando as crianças em segurança e ainda oferecendo diversão a elas.

Para isso, uma boa sugestão é trabalhar utilizando quatro frentes:

  • Convidados – escolha muito bem quem irá participar e tente não excluir nenhum dos amigos/amigas de sua criança;
  • Cardápio – ofereça um cardápio que abranja todas as situações e recomendações de cada criança, como restrições alimentares, brincadeiras proibidas, etc;
  • Pijamas – peça para que os pais adicione o pijama favorito da criança na mala para a noite. Em outro caso, escolha você mesmo/a conjuntinhos de pijamas que combinem com a festa e os distribua;
  • Brincadeiras – separe uma lista de brincadeiras e vá oferecendo aquelas que as crianças mais gostam. Não limite tempo para cada brincadeira, apenas deixe que as crianças brinquem.

Aqui vale também uma observação em relação a dois pontos. A lista de convidados precisa ser organizada pensando em chamar os amiguinhos mais próximos de seu filho, já que esse é um tipo de festa mais intimista.

Qual brincadeira fazer na festa do pijama? 10 ideias para se inspirar!

Com as etapas de organização feitas e bem planejadas, é hora de escolher as opções de brincadeiras que irão permear boa parte da noite da criançada.

Confira nossas 10 dicas de brincadeiras para festa do pijama e torne a festa dos pequenos ainda mais divertida!

1. Caça ao tesouro

crianças brincando de caça ao tesouro

Uma das brincadeiras mais interessantes para colocar a criançada em atividade e deixar que elas corram por aí, é a caça ao tesouro.

A brincadeira é das mais simples e fáceis de aplicar. Você só precisa de alguns objetos ou doces escondidos pela casa. Cartões ou mapas do tesouro com pistas serão os direcionamentos das crianças.

Você pode dar indicações, criar “enigmas” ou charadas, fazendo com que eles trabalhem em equipe para conquistar cada um dos tesouros escondidos.

2. Mímica

Para quem gosta de oferecer desafios e estimular a imaginação, o jogo de mímica é perfeito. Além de um clássico das brincadeiras, você também não precisa de muito para organizar essa atividade.

Coloque em um balde colorido algumas dicas de movimentos para as crianças reproduzirem e, com dois grupos divididos, marque o tempo com um cronômetro e deixe que elas adivinhem qual o personagem, animal, profissão ou esporte está sendo interpretado ali.

3. Histórias improvisadas

brincadeira de histórias improvisadas

Essa é aquela brincadeira perfeita para deixar a imaginação das crianças correr solta pela casa. Para ela, é só usar algum tipo de saco ou balde colorido com diversas sugestões de objetos, como peças de roupa, itens de higiene, comida e o que mais você achar interessante.

Depois disso, basta formar um círculo com as crianças e, em seguida, escolher um nome para retirar um objeto e tentar encaixá-lo em uma história previamente iniciada por você. Por vez, cada participante pode retirar o seu objeto e usá-lo para continuar a narrativa.

4. Dança das cadeiras

Além de clássica, a dança das cadeiras é perfeita para dar uma animada na festa do pijama e fazer com que a criançada gaste bastante energia.

A brincadeira precisará apenas de um número de cadeiras cabível ao número de crianças, menos uma cadeira (ex: se houver 6 crianças participantes, você precisará de apenas 5 cadeiras), e algum tipo de aparelho de música.

As cadeiras precisam estar posicionadas em círculo e, enquanto a música toca, todas se posicionam próximas às cadeiras girando em torno dos móveis. Quando a música parar, a criançada precisa se sentar.

Quem não conseguir, espera até a próxima rodada. O jogo se encerra quando uma das duas últimas crianças se sentar na cadeira.

5. Jogos de tabuleiro

jogos infantis de tabuleiro

Jogos de tabuleiro são outro dos clássicos de festas infantis. Com eles você consegue focar a atenção das crianças em uma única atividade e estimular o raciocínio deles.

Preste atenção apenas na recomendação de idade de cada um e ofereça o que for mais cabível para as crianças.

6. Gato Mia

Também chamado de cobra-cega ou Marco Polo em algumas regiões, a brincadeira gato mia é uma das mais simples e fáceis de se executar.

Com uma venda, escolha uma criança e tape os olhos dela, enquanto as outras se espalham pelo cômodo. Apenas uma das crianças precisar dizer “miau” como resposta toda vez que a criança vendada dizer “gato mia”. Isso fará com que ela escute aquele som e tente usá-lo para encontrar o “gatinho”, no caso, as outras crianças espalhadas pelo local.

A criança vendada terá que adivinhar quem é a pessoa encontrada apenas passando a mão em seu rosto e cabelos.

7. Oficina culinária

brincadeira infantil de cozinhar

Também conhecida como cozinha maluca, mini chef ou chefe de cozinha, a oficina de culinária é para aquele papai ou mamãe que não se importa com uma bagunça extra na casa.

Nela, tudo o que precisa ser feito é colocar a mão na massa e executar algum tipo de receita simples que servirá de refeição para os pequenos mais tarde.

Para isso, defina um cardápio fácil de executar, separe todos os ingredientes e vá guiando a criançada durante a preparação. Opte por receitas que não exijam fogo.

Algumas opções que não exigem tanto trabalho para os pais e nem para as crianças (só a limpeza depois…) são:

  • Salada de frutas;
  • Bolo de caneca;
  • Mini pizza de pão;
  • Bolo;
  • Cupcake;
  • Sanduíches;

8. Artesanato

E por falar em baguncinha, se você realmente não se importa com esse tipo de coisa está mais preocupado com a diversão das crianças, o artesanato é, sem dúvidas, uma das melhores opções.

Separe cola, papel, pincel, tinta e o que mais você tiver em casa para fazer com que os pequenos se tornem verdadeiros artistas. Pinturas, desenhos, colagens, montagem de brinquedos e tudo mais que as crianças imaginarem — a arte é sem limites!

9. Obstáculos ninja

Se você tem uma casa/apartamento com espaço maior e quer aproveitá-lo como parte das atividades na festa do pijama, essa brincadeira é ideal. O obstáculo ninja, ou somente ninja, é perfeito para fazer com que as crianças se movimentem bastante.

Para essa atividade, você irá criar obstáculos na parede com tiras de pano, cordas ou linhas de tricô fixadas com fita adesiva.

Para atravessar esses obstáculos, as crianças precisarão pular e se arrastar pelo chão passando de uma ponta a outra para alcançar o outro lado sem encostar em nada e que, pode ou não, ter algum prêmio. Não indicamos que essa brincadeira seja feita perto da hora de dormir, pois irá cansá-las um pouco mais!

10. Cinema em casa

Essa não é bem uma brincadeira, mas nada impede que as crianças se divirtam e se animem enquanto o filme está rodando. Além disso, essa atividade de cinema em casa é a mais indicada para o fim da noite, antes da criançada ir se deitar.

Em frente a TV, disponha várias almofadas pelo espaço, ou mesmo os colchões onde elas irão dormir, e faça bastante pipoca, para criar um clima de cinema perfeito. Escolha o filme conforme a idade geral do grupinho e fique de olho enquanto eles curtem confortáveis.

Quer conhecer mais dicas? Venha para o blog da Tjama!

Conhece mais brincadeiras legais para uma festa do pijama? Você tem as suas próprias criadas pelos seus filhos? Então compartilhe elas com a gente aqui nos comentários e deixe que muitos outros papais e mamães também conheçam.

E se você gostou das dicas de brincadeira de festa do pijama da Tjama, fique de olho também em nossas dicas de roupas para ficar em casa que vão servir muito bem para você e sua família toda.

Obrigado pela leitura e nós vemos na próxima!

4.4/5 - (Total de avaliações: 16)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário