Como saber meu tamanho de roupa? Dicas para comprar online!

Comprar pela internet é um momento absurdamente gostoso, não é mesmo? As infinitas possibilidades que as lojas online oferecem podem fazer os nossos olhos brilharem diante da tela do computador ou celular. E quando o objeto de desejo é uma peça de roupa, é comum surgir a grande dúvida: qual tamanho devo comprar?

Para cada marca, site ou estilo de moda, o conceito de medida certa pode variar. A escolha errada pode levar a uma compra de roupas com tamanhos indesejados, ou muito grande, ou muito pequeno.

Pensando em você que adora comprar suas roupas pela internet e quer saber como entender a tabela de medidas para acertar no tamanho das suas peças com mais precisão, temos o conteúdo perfeito para te oferecer. Confira o post a seguir!

Como saber quais são minhas medidas?

Para saber certinho as medidas de seu corpo, você precisará de fita métrica, caneta e um caderninho de anotações. Se tiver alguma amiga para te ajudar na conferência dos números, melhor ainda! As 5 regiões do corpo que você irá medir são:

1. Busto

Passe a fita métrica em torno do seu corpo, centralizando-a na altura do peitoral sem apertar. É importante não deixar a fita larga demais. Mantenha-a sempre próxima à pele.

Esse tipo de medida te auxiliará na hora de comprar um sutiã com bojo adequado ao seu biotipo, ou mesmo uma blusa, camiseta, e outras peças que vão compor a parte de cima do seu futuro look!

2. Cintura alta e Cintura baixa

O processo aqui é exatamente o mesmo que o passo anterior. Preste atenção apenas em medir com um dedo acima do umbigo para acertar na altura da cintura alta.

Já para encontrar a altura correta da cintura baixa, você pode utilizar o cós de uma calça como guia. Passe a fita métrica pelo cós da peça e anote a marcação na sua tabelinha de medidas.

3. Bumbum

Mais uma vez, repita os passos anteriores se certificando de posicionar a fita na parte mais volumosa do quadril para garantir que a medida seja o mais exato possível.

Com essas medidas é possível se certificar de que aquela bermuda ou shorts que você tanto quer tem a medida exata para o seu quadril. Assim, evita-se a compra de uma roupa que pode comprometer a circulação caso fique muito apertada no corpo.

4. Pernas

Nesse caso, planeje sua medida a partir da altura onde se encontra o osso pélvico, mais conhecido como ossinho do quadril, e desça até o calcanhar.

Esse tipo de medida permite saber com exatidão se a calça não ficará curta ou longa demais. Se você não quer se preocupar em fazer ajustes na barra da roupa, tenha em mãos essa informação sempre!

5. Braços

Para essa medida, parta do ombro até dois dedos abaixo do punho. Permaneça com os braços retos durante o processo. Pode existir uma variação de milímetros entre um braço e outro, mas isso é normal.

Se a intenção é acertar de primeira no tamanho da camisa masculina ou feminina que você encontrou na sua loja online favorita, lembre-se de verificar se a medida da manga é compatível com o comprimento dos seus braços.

Focando nessas cinco dimensões do seu corpo, você já tem condições de descobrir qual é o tamanho ideal da roupa.

Aproveite esse momento de autoconhecimento para aprender mais sobre o seu biotipo e respeitá-lo sem neuras. Não existe corpo magrinho ou fofinho demais para uma roupa, pelo contrário. A vestimenta é quem deve se adequar às suas curvas e valorizá-las do jeitinho que você merece!

Se você se interessa por conteúdo que abordam sobre diversidade e quebra de paradigmas na moda, já temos uma indicação que pode ser a sua próxima leitura: “Gordofobia: entenda o que é e como combater!” – vale a pena conferir!

Como saber se o tamanho da roupa é ideal?

Um dos passos mais importantes na hora de comprar qualquer tipo de roupa pelo meio online é dar aquela espiada pelas páginas para ver se o site apresenta sua própria tabela de tamanhos ou se utiliza uma tabela padrão.

Essas tabelas são bastante confiáveis já que são sempre muito precisas com as das roupas. Essas tabelas exemplificam muito bem cada tamanho disponível no site, seja P, M, G,GG e XG. Além disso, é uma forma de você checar essas informações com as suas próprias medidas.

1. Use sem medo a tabela de medidas como guia

Como já dito, muitas marcas tem suas próprias tabelas de medidas, o que pode confundir um pouco. A coisa pode ficar ainda mais complicada em caso de compras internacionais. Tabelas estrangeiras são bem diferentes da brasileira, o que pode causar muita confusão.

Para resolver esse problema, a melhor opção são as tabelas de conversão para medidas nacionais. Entre elas, a mais usada é a que está disponível no aplicativo da Abravest (Associação Brasileira do Vestuário). Lá é possível converter medidas padrões dos Estados Unidos, Inglaterra, Europa, França e América do Sul para o padrão brasileiro.

2. Você pode recorrer a outros aplicativos

O aplicativo da Abravest pode até ser o mais procurado, mas não é o único. Existem diversos outros na lista que servem muito bem para esse objetivo. Seja para um corpo masculino ou feminino, eles poderão te ajudar. São eles:

  • Measure;
  • MeasureKit;
  • Moasure;
  • EasyMeasure;
  • Smart Medida.

3. Tire suas medidas com frequência

Parece um pouco repetitivo dizer isso, mas vale sempre reforçar. Saiba com precisão as medidas de seu corpo. Se ganhou ou perdeu peso desde a última medição, atualize esses números medindo novamente.

Mantenha sua tabela sempre atualizada, assim você não terá surpresas quando receber suas roupas em casa.

4. Conheça as suas próprias proporções

O corpo humano não apresenta medidas exatas, existem diferenças entre um lado e outro. Ignorar essa situação pode fazer a diferença na hora de comprar uma boa roupa pela internet.

Por exemplo, nem sempre o tamanho do busto é simétrico ao do quadril, modificando o caimento no corpo de peças com modelagem mais reta.

Mulheres de busto estreito e quadril largo costumam sentir mais dificuldade na hora de comprar peças únicas como vestidos e macacões quando não se considera o seu biotipo e o corte da peça.

O mesmo vale para os homens, que podem encontrar modelos que apertam nos braços, mas ficam largos na região da barriga.

5. Confira as medidas da modelo na foto

É comum encontrar em sites de vendas de roupas, fotos de modelos magérrimas ou de homens com o corpo bem torneado vestindo aquela peça linda que você quer. Mas aí vem a pergunta: será que a roupa terá o mesmo caimento em você?

Provavelmente não, afinal, somos únicos! Cada corpo tem características próprias.

Os modelos das fotos ilustrativas são perfis muito bons para se ter uma noção do tamanho da peça no seu corpo. Sites assim costumam pontuar as medidas da pessoa na foto, o que facilita você saber se a peça deve ser escolhida para mais ou para menos.

6. Fique de olho nos tipos de tecidos de cada peça

Na descrição de produto, você encontra informações relacionadas ao tipo do tecido usado para a confecção daquela peça. E essa informação vale ouro!

Cada material têxtil oferecer diferentes tipos de elasticidade e podem mudar de tamanho de acordo com o tempo de uso. Ou seja, cada tecido se adapta ao corpo de diferentes maneiras. Tecidos em mescla, como viscose, poliamida, poliéster e algodão tendem a se retrair ou esticar durante o uso.

7. Em caso de dúvida, escolha tamanhos maiores

Se você ainda tem dúvidas de qual tamanho escolher, há sempre a opção de pedir modelos que sejam um número maior do que você costuma comprar.

Mesmo que fique mais largo do que o desejado a princípio, você ainda tem a opção de vesti-la como peça oversized ou ajustar com a ajuda de uma costureira, ou um alfaiate. Uma alternativa melhor do que ficar com uma roupa linda e parada no guarda-roupa porque ela não cabe em você!

8. Busque informações sobre a política de troca da loja

Seja qual for o motivo para a troca, seja devido ao tamanho, cor, estampa ou outro motivo, é direito seu trocar. Ainda assim, nem toda loja é tão confiável e você pode acabar ficando com uma roupa parada no guarda-roupa.

Para evitar esse problema, certifique-se de que aquele site é confiável e apresenta selos de segurança de compra, seja qual for o país. Sites de vendas autênticos possuem política de trocas séria.

Além da troca por si só, site confiáveis ainda podem te oferecer melhor formas de pagamento, vantagens nas compras, descontos e até frete grátis. Leia a política de compras na loja online antes de efetivar a sua nova aquisição, combinado?

Siga nossas dicas e arrase com o look no tamanho certo!

Nesse mundo das medidas de roupas, fica bem fácil se perder nesse monte de informação. Mas, com um pouquinho de atenção e seguindo nossas dicas incríveis, você consegue escolher sem maiores problemas o seu novo look pela internet.

Fique com o blog Tjama e aproveite todo o nosso conteúdo. Leia também o post “11 dicas de como comprar roupa pela internet“. Até lá!

5/5 - (Total de avaliações: 1)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário