5 combinações de cores de roupas para arrasar por aí!

Seja ao se arrumar para o trabalho ou para um evento especial, existe um elemento sempre presente nos nossos looks: a cor!

Mesmo de forma inconsciente, a gente é sempre influenciado pela harmonia que cada união de tonalidades cria no visual e até mesmo por como elas nos fazem sentir. Mas como exatamente criar combinações de cores de roupas que ficam visualmente agradáveis, enquanto nos mantém fiéis a nossa essência?

Bom, graças às metodologias da coloração pessoal, essa tarefa ficou bem mais fácil do que imaginamos, e é justamente sobre isso que a TJama vai falar hoje. Acompanhe a leitura deste guia sobre cores de roupas que combinam e prepare-se para fazer uma revolução de criatividade no seu guarda-roupa!

Como combinar cores de roupas sem erro?

Combinar cores de roupa exige, essencialmente, uma coisa: o círculo cromático, que nada mais é do que um gráfico com as 12 tonalidades percebidas pelo olho humano:

  • Cores primárias: azul, amarelo e vermelho;
Imagem de uma modelo vestindo um vestido amarelo com jaqueta jeans azul, óculos escuros ao fundo de uma cidade de dia
  • Cores secundárias (a mistura das primárias): verde, roxo e laranja;
  • Cores terciárias (a mistura das primárias e secundárias): vermelho-arroxeado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, vermelho-alaranjado, azul-esverdeado e azul-arroxeado.

Cada uma dessas cores possui suas próprias variações de luminosidade e saturação, capazes de criar infinitas combinações entre si. É claro que nem tudo fica naturalmente harmônico e é preciso análise e planejamento antes de montar o look com diferentes tons, mas a gente garante que o entendimento desse círculo é a chave para se vestir bem e com muita criatividade!

Quais as melhores combinações de cores de roupas?

Dentre as diversas possibilidades do círculo cromático, existem 5 combinações de cores de roupas que se destacam pelo equilíbrio visual e, claro, pela praticidade em serem formadas — perfeito para quem detesta gastar horas ao montar o look do dia. Dá só uma olhada em cada uma delas:

1. Combinações de cores monocromáticas em roupas

Não é segredo para ninguém que os looks monocromáticos são clássicos da moda atemporal, não é? Eles consistem em uma mesma cor utilizada no visual todo, de forma isolada ou em diferentes saturações e luminosidades, e são perfeitos para quem curte produções com uma pegada clean.

Imagem de uma modelo encostada na parede branca sob a luz, vestindo uma blusa manga comprida de cor bege com calça branca

E se engana que essas misturas de cores são monótonas, viu? Se quiser fugir dos básicos conjuntos em preto ou branco, dá para se jogar nos tons quentes para elevar o mood do visual, ou ainda apostar nos frios para modernizar a produção.

2. Combinações de cores análogas em roupas

As combinações de cores análogas em roupas são perfeitas para quem quer explorar o mundo dos contrastes, já que consistem em unir tons vizinhos no círculo cromático (como vermelho + laranja ou roxo + azul).

Aqui, é possível criar looks bicolores ou até tricolores em perfeita harmonia, normalmente em produções bem fáceis, como o top em uma cor e a saia em outra. E tem ainda a possibilidade de definir um tom dominante para o vestuário e dois ou três vizinhos para compor os detalhes, como calçado, bolsa e acessórios.

Você também pode gostar de: Cores análogas e complementares: como combinar no look!

3. Combinações de cores complementares em roupas

Também criadas a base do contraste, as combinações de cores complementares em roupas consiste em unir tons opostos no círculo cromático, como laranja + azul e roxo + amarelo. O efeito aqui é ainda mais notável do que com paletas análogas e é perfeito para quem não tem medo de ousar na hora de se vestir ou é fã da moda color block.

Uma muher utililizando uma blusa laranja com uma tiara verde

Uma sugestão bem legal é apostar em três peças, como short amarelo + top branco (que é considerado um tom neutro) + camisa roxa. Além de entrar nessa trend de forma equilibrada, você ainda garante uma produção cheia de camadas e movimento.

Ah, e não se preocupe se quiser ir com calma no contraste. Aqui, também é super válido brincar com as diferentes variações de cada tom, apostando em pigmentações mais claras para deixar o visual bem levinho.

4. Combinações de cores triádicas em roupas

As combinações de cores triádicas em roupas consistem em três tonalidades, que se encontram na mesma distância entre si no círculo, quando formamos um triângulo sobre ele. Alguns exemplos bem comuns são a junção de laranja + verde + roxo e azul + vermelho + amarelo, muito utilizados em looks dos anos 90 e 80.

Assim como na dica n°3, aqui é seu momento de abusar das sobreposições e dos blocos de tons, que ganham muita riqueza visual sem perder o equilíbrio. Dá até para apostar na estética para o trabalho, combinando calça laranja + cropped ou blusa verde + blazer roxo e fechando com um salto confortável!

5. Combinações de cores análogas-complementares em roupas

Como o próprio nome sugere, os looks com cores análogas-complementares pedem dois tons vizinhos unidos a elementos opostos.

Aqui é a oportunidade perfeita para tirar aquela peça estampada do armário e orbitá-la com acessórios tão coloridos quanto, criando uma estética bem dopamine dressing. Uma sugestão bem legal é apostar em um vestido em verde + azul + branco e realçá-lo com um par de sapatos + brincos em rosa, ou roxo.

Imagem de uma modelo vestindo um shorts verde com blusinha azul e óculos escuros, no fundo azul

Viu só como é possível criar combinações de cores de roupas incríveis? Agora é só se jogar na imaginação (e no planejamento, é claro!) e arrasar por aí com looks dignos de capas de revista. Ah, e se quiser mais inspirações para dar início a essa nova jornada das cores, confira também nosso guia do estilo criativo, com 7 dicas foras da curva para elevar a sua forma de viver a moda!

Avalie este post

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário