De volta aos holofotes: aprenda a usar a estampa de poá!

5 Minutos de Leitura

Um dos maiores clássicos atemporais do mundo da moda está novamente dando as caras nas tendências atuais: a estampa poá, marcada por várias bolinhas em cores que contrastam com o tecido de fundo, sendo capaz de dar um ar jovial e super versátil a todas as peças onde ela aparece.

E, claro, se o assunto é moda e estilo, nós do blog Tjama não poderíamos deixar de falar sobre, não é mesmo? Preparamos este post completo sobre essa estampa icônica, onde vamos explorar brevemente sua história e mostrar para você 4 maneiras de usá-la e se vestir bem, seja qual for o seu estilo. Vem com a gente e prepare-se para transformar seu visual com o poá!

Quando surgiu a estampa de poá?

A história do poá, ou estampa de bolinha, é bem curiosa e está ligada ao universo da música. Ele surgiu lá no século XIX, inspirado no ritmo musical Polka, que tem uma melodia clássica bem animada e dançada em círculos, dando origem ao nome polka dots — como a própria estampa se chama em inglês.

Assim que surgiu, o padrão de bolinhas contrastantes conquistou as mulheres da época e se popularizou ainda mais quando virou marca registrada de uma das personagens mais icônicas da Disney, a Minnie Mouse. Mas a fama do poá não parou por aí, pois, nos anos 50, ele foi parar nos vestidos acinturados que marcaram o estilo pin-up, usado por celebridades, como a Marilyn Monroe.

Não demorou muito para que os polka dots entrassem para a lista VIP de elementos da moda atemporal, juntamente ao xadrez e as listas. Até hoje, eles são os preferidos de muitos homens e mulheres que buscam trazer mais descontração e personalidade ao visual!

Como usar a estampa de poá? 4 ideias!

Usar a estampa de poá é bem mais fácil do que você imagina, já que ela, normalmente, vem na versão bicolor em cores super fáceis de combinar com diversos outros elementos. Para mostrar a você toda a versatilidade desse padrão, nós preparamos 4 ideias de combinações, inspiradas em todos os estilos universais, para você encontrar a que mais se adéqua à sua estética. Veja só:

1. Estampa de poá no estilo esportivo natural

Se você curte o estilo esportivo natural, provavelmente está sempre à procura das peças mais práticas e confortáveis para compor suas produções. Por isso, uma boa forma de trazer a estampa de bolinha para o seu visual é apostando no minimalismo com peças únicas, como macacões de caimento fluido, que podem ser acinturados ou retos.

mulher sorridente posando de macacão verde escuro de bolinha colorida em fundo de parede bege

Para complementar a produção e seguindo o estilo minimalista, aposte em sandálias rasteiras ou tênis de cores neutras que deixem você à vontade e segura para andar por aí o dia todo!

2. Estampa de poá nos estilos elegante/clássico

Seu estilo é mais elegante ou clássico? Então a estampa de poá é o elemento ideal para compor seus looks, já que ela é um símbolo histórico do mundo da moda. Para não errar na combinação e trazer toda a sofisticação dessas duas estéticas à tona, crie conjuntos, que podem ser com blazers e calças ou tops e saias que tenham as mesmas bolinhas, por exemplo.

mulher sorridente em um terno e saia de bolinhas posando em fundo de parede bege

Mantenha um item de estampa lisa entre as peças para dar contraste e, nos pés, escolha uma sandália de saltinho ou um par de mule. Assim, você mantém toda a elegância da proposta e pode até mesmo vesti-la no trabalho!

3. Estampa de poá nos estilos romântico e sexy

Você é daquelas que curte vestir peças que valorizam bem a silhueta? Então os estilos sexy e romântico provavelmente são os que mais aparecem em seus looks. A boa notícia é que aqui, as estampas de bolinha também fazem sua aparição com muita classe!

Uma boa dica é trazer o polka dots para peças que marquem a cintura, como um bom vestido rodado do tipo pin-up, ou aquele shorts de cintura alta bem fresquinho que combina com tudo, complementando com um sapato que deixe um pouco de pele à mostra. Assim, além da delicadeza, seus looks ainda fazem tributo ao visual vintage que fez essa estampa tão famosa.

jovem mulher com vestido vermelho de bolinha posando em jardim de flores vermelha

4. Estampa de poá nos estilos criativo/urbano

Se a ousadia se faz presente em suas produções, então você provavelmente se identifica mais com o estilo criativo, não é mesmo? Aqui, o segredo para fazer a estampa de poá brilhar é criar camadas com mix de estampas, causando impacto logo à primeira vista.

Um bom exemplo de como fazer isso é combinando uma blusa de bolinhas aberta com um top com listras finas e uma calça, ou short, xadrez — com linhas mais espaçadas para dar amplitude à peça. Note que todos os elementos devem seguir uma mesma paleta de cores para que a combinação fique harmoniosa, ok?

jovem mulher sorridente posando nem fundo de mármore bege vestindo shorts bege o caramelo camisa branca de bolinha e blusa branca , segurando bolsa de couro

Gostou de desbravar o universo poá com a gente? Agora é só escolher a dica de combinações que mais se adéqua ao seu estilo e arrasar por aí com essa tendência atemporal que vai fazer você se destacar em todos os ambientes. Aproveite para continuar explorando os looks estampados conferindo nosso post sobre estampas geométricas, com 9 dicas de looks sem erro!

Avalie este post

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário


Fatal error: Uncaught TypeError: Unsupported operand types: int * string in /home1/tjama/blog.tjama.com/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/media.cls.php:754 Stack trace: #0 /home1/tjama/blog.tjama.com/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/media.cls.php(541): LiteSpeed\Media->_parse_img() #1 /home1/tjama/blog.tjama.com/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/media.cls.php(493): LiteSpeed\Media->_finalize() #2 /home1/tjama/blog.tjama.com/wp-includes/class-wp-hook.php(324): LiteSpeed\Media->finalize('<!DOCTYPE html>...') #3 /home1/tjama/blog.tjama.com/wp-includes/plugin.php(205): WP_Hook->apply_filters('<!DOCTYPE html>...', Array) #4 /home1/tjama/blog.tjama.com/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/core.cls.php(477): apply_filters('litespeed_buffe...', '<!DOCTYPE html>...') #5 [internal function]: LiteSpeed\Core->send_headers_force('<!DOCTYPE html>...', 9) #6 /home1/tjama/blog.tjama.com/wp-includes/functions.php(5464): ob_end_flush() #7 /home1/tjama/blog.tjama.com/wp-includes/class-wp-hook.php(324): wp_ob_end_flush_all('') #8 /home1/tjama/blog.tjama.com/wp-includes/class-wp-hook.php(348): WP_Hook->apply_filters(NULL, Array) #9 /home1/tjama/blog.tjama.com/wp-includes/plugin.php(517): WP_Hook->do_action(Array) #10 /home1/tjama/blog.tjama.com/wp-includes/load.php(1279): do_action('shutdown') #11 [internal function]: shutdown_action_hook() #12 {main} thrown in /home1/tjama/blog.tjama.com/wp-content/plugins/litespeed-cache/src/media.cls.php on line 754