Novembro é o mês da Black Friday, ou seja, é o mês ideal para aproveitar as ótimas promoções e descontos que as lojas oferecem, garantindo compras de final de ano e presentes de Natal com preços muito mais acessíveis.
No entanto, diversos anunciantes se utilizam da data para tentar lucrar a qualquer custo, dando jus ao nome “Black Fraude”. Mas, não se preocupe, nós estamos aqui para te ajudar a fugir dessas ciladas e garantir compras com o melhor custo-benefício. Quer saber como? Acompanhe nossas dicas para comprar na Black Friday 2023 sem sair no prejuízo!
1. Crie uma lista e não compre por impulso
Promoções e descontos podem ser muito tentadores — ainda mais em período como esse, onde os produtos mais desejados estão com preços mais baixos. Por isso, antes de começar sua busca pela compra dos sonhos, considere exatamente tudo aquilo que você já vem procurando ao longo do ano ou o que é mais necessário.
Estabeleça suas respectivas prioridades e crie uma lista bem específica de tudo o que você precisa e/ou quer. Isso ajuda a manter o foco apenas nas compras certas, evitando surpresas indesejadas no meio do caminho. Você também pode fazer uma segunda lista de compras no caso da primeira se esgotar.
2. Estabeleça sua meta de consumo
Vale a pena repetir, descontos e promoções são sim muito tentadores, porém isso pode se tornar um problema caso você não mantenha o controle. Nessa mesma lista de compras, inclua não somente as suas prioridades, mas também um preço médio de cada um dos produtos e faça um cálculo relativo ao que você tem disponível para gastar.
Tente manter um valor máximo permitido de consumo e tente gastar menos do que o previsto em seu “teto de gastos”. Exagerar e comprar além do seu limite pode impactar em diversos aspectos, prejudicando até mesmo compras promocionais de Natal e ano novo.
3.Compare preços em vários sites
Com uma lista pronta e uma média de preços atuais para cada um dos produtos escolhidos, é hora de fazer uma procura aprimorada dos descontos relativos à Black Friday para cada item. Faça comparativos em diversos sites ou utilize um comparador de preço para facilitar esse trabalho. Algumas dicas de comparadores são:
- Canaltech Ofertas
- Zoom
- Buscapé
- Cupom Nation
- Já Cotei
- Precifica
- Proteste
Utilizando ou não esses comparadores, é possível verificar antecipadamente se houve algum tipo de aumento repentino nos preços e também se esses valores tiveram queda próximo da semana da Black Friday.
4. Observe às redes sociais
Mesmo com um comparativo em mãos, vale também acompanhar pelas redes sociais as ofertas das lojas que você já é um consumidor, através do Facebook, Instagram ou Twitter com semanas de antecedência.
Essa ideia é ótima também para acompanhar as promoções de curto prazo que podem ocorrer ao longo do ano todo.
5. Pesquise no site oficial da campanha
É comum que muitos e-commerces operem e apresentem seus descontos, promoções e cupons referentes a campanha em páginas de hotsites em seus próprios sites. Ainda assim, o site oficial da Black Friday no Brasil também é uma alternativa para acompanhar os melhores preços.
Nele é possível encontrar uma série de empresas que abrangem os mais diversos segmentos de vendas, com produtos que vão desde livros, roupas, eletrônicos e até mesmo passagens aéreas. Uma grande vantagem desse site, é que ele disponibiliza em sua lista apenas anunciantes íntegros e seguros com promoções e descontos reais.
6. Procure por cupons de desconto
É muito comum que algumas lojas ofereçam cupons de descontos nessas datas, garantindo compras com valores ainda mais baixos. Esses códigos são aplicados antes da confirmação da compra, ajudando a cobrir gastos com frete ou, quem sabe, incluir novos itens no carrinho. Que tal?
Alguns desses cupons são ofertados tanto pelas próprias lojas em seus canais oficiais quanto por seus parceiros, como os influencers, por exemplo. Isso acaba inviabilizando conseguir um desconto legal quando você não os acompanha.
Para resolver esse problema, você pode encontrar esses descontos em extensões e sites específicos para isso, tais como:
7. Procure por sites que ofereçam cashback
Já ouviu falar no tal do cashback? Pois é, esse é um sistema de compras que vale muito a pena ter. Atualmente, diversos sites oferecem esse atrativo e, com ele, é possível ter parte do seu dinheiro de volta recebendo uma porcentagem específica de tudo o que gastou para utilizar em compras futuras naquela mesma loja.
É possível também transformar esse dinheiro em saldo de volta para sua conta e gastar em outros apps, como do PicPay, da Ame Digital, Mycashback ou pelo seu Nubank.
8. Observe as condições de frete
Preço baixo é sempre um atrativo e um fator considerável na hora de comprar um produto, mas para que essa compra realmente seja benéfica para você, vale a pena fazer um cálculo do frete antes de confirmar o pedido.
Períodos como a Black Friday recebem uma quantidade grande de produtos vendidos em sites que não necessariamente entregam suas vendas, mas se utilizam de empresas terceirizadas para isso.
Dependendo da situação, o valor da entrega pode acabar ficando até mais caro que o produto, já que muitas vezes o centro de distribuição do vendedor acaba sendo muito distante de onde você mora. Por isso, nossa dica de ouro é: não deixe de incluir em seus cálculos os possíveis valores de fretes para evitar surpresas desagradáveis na hora de fechar a compra, combinado?
9. Saiba tudo sobre as políticas de trocas e devoluções
Seja qual for a época do ano, é comum acontecer imprevistos em relação a compras online. Por isso, para evitar futuras dores de cabeças, procure conhecer tudo sobre as condições de troca e devolução dos produtos que você irá adquirir, antes mesmo da compra.
10. Estude as formas de cancelamento
Se você é desses/dessas que acaba comprando por impulso ou percebeu que o serviço oferecido não corresponde ao esperado, saiba que você também pode fazer o cancelamento de sua compra em ambos os casos.
Para garantir que sua compra seja cancelada e seu dinheiro estornado, observe qual é a política de cancelamento da loja, de preferência, antes de efetuar a confirmação de pagamento. Perceba os prazos de desistência e o que é necessário para que o reembolso seja feito sem preocupações.
11. Cuidado com produtos muito baratos
Nesse período de mês de Black Friday é muito comum encontrar uma série de sites prontos para aplicar golpes virtuais. Essas lojas falsas costumam oferecer descontos praticamente impossíveis de serem aplicados na realidade.
Quando for comprar em uma loja que você nunca comprou antes, observe se o site apresenta links e certificação de segurança em sua página principal e utilize site como o Reclame Aqui para chegar à reputação de algum e-commerce que você possa suspeitar.
Seja qual for a sua escolha de produto, não tenha medo de comprá-lo durante o período de Black Friday. Tanto as ofertas quanto as promoções são verdadeiras e vale a pena correr atrás, mas também vale ficar bem esperto/esperta para não sair perdendo nessa.
Se você gostou de nossas dicas e quer saber mais sobre esse universo de compras online, conheça nossas dicas de como comprar roupas pela internet de forma fácil e sem preocupação.
Obrigado pela leitura e nos vemos na próxima!