Um dos 7 estilos universais, criados lá na década de 1980 pela dupla americana Alyce Parsons e Mimi Dorsey, o estilo criativo se baseia na ousadia e na criatividade de composição e combinação de looks, até mesmo para o dia a dia.
Nele, a mistura de estampas, cores, formas, texturas e o que mais for interessante para o modelito, são pontos-chave da produção e, mesmo que costumeiramente associado ao jovem despojado e ao moderno, também pode estar ligado aos clássicos e as repaginações de estilos.
Para você que se identifica com esse estilo e sabe muito bem como ser original, segura, autêntica com seus próprios outfits e possui um guarda-roupa diferentão, o blog da Tjama traz algumas dicas para o seu próximo look com combinações inusitadas e peças únicas. Venha e confira!
1. Abuse dos mixes de estampas
Moda absoluta nos anos 1980, o uso de peças super coloridas era uma sensação, fazendo parte de modelitos até mesmo mais formais, o importante era se destacar. E, como a moda está sempre se reinventando e repaginando sem medo suas tendências passadas, os mixes de cores, estampas e texturas voltam com tudo.
Pode ser animal print, floral print, peças que emulam temáticas culturais étnicas, não importa, a ideia aqui é explorar! Seja com um macacão roxo ou uma camiseta arco-íris, apenas faça com que esses elementos das peças se conectem de alguma forma. E se você quiser equilibrar tudo, o truque é arriscar nos tons neutros e deixá-los se misturar com cores mais fortes.
2. Aposte na tendência artesanal
Outra ótima aposta para deixar o look com a sua cara é focar seu olhar diretamente para as tendências globais atuais. E o que tem mais chamado atenção nas passarelas no momento são as peças artesanais utilizando técnicas de crochê, tricô e macramê.
Com alto destaque para os vestidos, com eles é possível se destacar entre a multidão facilmente, já que as peças são sempre únicas e originais, além de apresentar tingimentos quentes e alegres, oferecendo ainda mais personalidade ao look.
3. Faça da color blocking sua melhor amiga
Quando se fala em estilo criativo, a principal característica que vem à cabeça é o abuso consciente das cores vibrantes. E, sim, esse pensamento está totalmente correto e seu uso completamente aceitável.
Mulheres que se identificam com o estilo criativo, sabem muito bem que o uso do color blocking pode fazer toda a diferença no look. Aceitar essas misturas e composições seguindo essa linha, por exemplo, nos conjuntos, pode abrir novas possibilidades e tornar as peças ainda mais versáteis.
4. Conheça bem a sua paleta de cores pessoal
Apesar das composições fora da caixa e das combinações que extrapolam o comum, para melhor é claro, vale a pena ficar de olho em alguns detalhes quando se trata de estilo criativo. Mesmo que a ideia seja abusar das cores, é necessário observar bem a paleta de cores que mais combinam com você.
Nesse caso, procure estudar e encontrar tonalidades que funcionem umas com as outras, fazendo com que elas casem bem com seu estilo. E aqui vale para tudo, já que essa gama de tons pode, e deve, ser aplicada nos looks, na maquiagem e até mesmo na cor de suas madeixas!
5. Abuse da criatividade apenas quando for propício
Uma coisa bem importante do estilo criativo é que ele pode ser MUITO criativo. E mesmo isso sendo algo incrível, em determinadas situações é, sim, necessária algumas dosagens dessa criatividade toda.
Ambientes mais formais permitem o uso das cores diferentes, porém, vale a pena segurar a mão um pouco mais nas tonalidades e deixar tudo com uma leve sobriedade, mantendo as misturas menos inusitadas.
Claro, isso também vale para as peças em si. Em locais assim, evite as camisetas e regatas e de preferência para aquela alfaiataria sagrada e uma sobreposição mais longa, porém, com ombros mais largos — porque você merece!
6. Use, abuse e tenha muito acessórios
Sim, os acessórios também fazem parte do estilo criativo e eles podem ser bastante poderosos quando somados da maneira certa a composição do look. Pode ser aquele seu brinco de argola, um maxi colar, uma fivela trabalhada ou mesmo uma bolsa daquele tecido inusitado, tipo algodão cru artesanal, tudo funciona bem!
O importante aqui é olhar para o look e buscar a melhor harmonia entre seu acessório e fazer com que tudo seja muito marcante e personalizado. E se você é fã de um brechó, vá e garimpe pelas peças perfeitas sem medo.
7. Estilo criativo e sua combinação de estilos
Por ser um estilo que foge do comum e tenta se destacar através de novas perspectivas de combinações, o estilo criativo tem o poder de transitar super bem entre os outros estilos. Isso faz dele uma ponte poderosa para novas criações!
E como essa transição pode ser feita? Escolha peças que tenham algum tipo de ligação entre elas. Experimente combinações entre blusas e camisas com calças de alfaiataria, tops despojados com bermudas mais soltinhas, vale até um moletom na mistura se você quiser algo mais confortável sem perder o estilo!
O estilo criativo de você para você!
Quando se fala em estilo criativo, a ordem das peças, a escolha das cores ou mesmo dos acessórios não importa, o que importa é experimentar e somar tudo em um look que seja a sua cara e que mostre para o mundo quem você é e como você gosta de ser.
Por isso, é importante entender que o estilo criativo é feito para você se vestir bem para você mesma e deixar que os outros te admirem por isso. Pode ser algo maluco, contido (até onde o estilo permite), apenas seja desprendida de certas regras e aproveite seu estilo.
Nos vemos na próxima!