Signos do zodíaco: descubra tudo sobre o universo astrológico

Não é segredo para ninguém que a astrologia faz sucesso mundo afora, certo? O estudo dos astros e como eles influenciam na nossa personalidade e vida é feito há milhares de anos e os signos são os principais frutos dessas observações e cálculos.

Mas muita gente ainda se confunde com todos os aspectos dessas constelações do zodíaco, suas combinações específicas de amor e amizade, e características controversas que fazem muito sentido para uns, enquanto não passam de um mito para outros.

E foi pensando nisso que nós, do blog TJama, preparamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre os signos do zodíaco, desde datas e patronos até maiores forças de fraquezas. Então vem com a gente e fique por dentro do que o campo celeste tem a nos dizer!

mão de uma pessoa com a cor roxa, e os simbolos dos signos do zodiaco entre os dedos

O que são os signos do zodíaco?

Os signos do zodíaco são símbolos da Astrologia que indicam a posição que o Sol ocupa em relação à Terra em determinados períodos do ano, com base no calendário gregoriano. Cada um deles se refere a uma constelação que realmente existe no Sistema Solar e são historicamente de alto valor para a astronomia, ou o estudo dos astros.

Uma breve história da Astrologia

A Astrologia é um estudo milenar, “irmão” da Astronomia, que traz um olhar esotérico para tudo o que se é observado no céu, alegando que os astros presentes no campo celeste dialogam com o que acontece aqui na Terra. Ela tem seus primeiros registros no século V a.C. e passou por diversas fases, ganhando influência da Filosofia, Matemática e até Física!

Não existe um único criador desse conhecimento, mas é possível que mais de 200 estudiosos tenham contribuído para o seu surgimento com diversos documentos. Eles observaram que diversas movimentações astronômicas aconteciam (e ainda acontecem!) paralelas a acontecimentos marcantes, seja na sociedade ou ao nível pessoal de cada um de nós.

Nessas análises, os astrólogos e astrônomos notaram 12 constelações em cinturão celeste que se movimenta em volta do Sol e ajuda a medir o tempo dos acontecimentos, resultando nos signos do zodíaco — cada um regido por um astro/planeta, que também se refere a um dos deuses da mitologia grega.

Até hoje, todo esse estudo dos movimentos celestes segue despertando curiosos e fãs, além de ter se ampliado e se tornado parte importante do estilo de vida de muita gente que curte esoterismos. Legal, né?

imagem de céu estrelado em uma noite sem nuvens em um campo aberto

Quais são os signos e suas datas?

Os 12 signos do zodíaco, seus respectivos períodos conforme nosso calendário e astros regentes, são:

  1. Áries ♈: de 21 de março a 20 de abril, regido por Martes/Ares — deus grego da guerra;
  2. Touro ♉: de 21 de abril a 20 de maio, regido por Vênus/Afrodite — deusa grega do amor, beleza e relacionamentos;
  3. Gêmeos ♊: de 21 de maio a 20 de junho, regido por Mercúrio/Hermes — deus grego da comunicação;
  4. Câncer ♋: de 21 de junho a 21 de julho regido pela Lua/Selene — representatividade grega das emoções;
  5. Leão ♌: de 22 de julho a 22 de agosto, regido pelo Sol/Apolo — deus grego das artes e do Astro Rei;
  6. Virgem ♍: de 23 de agosto a 22 de setembro, regido por Mercúrio/Hermes — deus grego da comunicação;
  7. Libra ♎: de 23 de setembro a 22 de outubro, regido por Vênus/Afrodite — deusa grega do amor, beleza e relacionamentos;
  8. Escorpião ♏: de 23 de outubro a 21 de novembro, regido por Plutão/Hades (deus grego do submundo) e Martes/Ares;
  9. Sagitário ♐: de 22 de novembro a 21 de dezembro, regido por Júpiter/Zeus — deus grego dos céus;
  10. Capricórnio ♑: de 22 de dezembro a 21 de janeiro, regido por Saturno/Cronos — deus grego do tempo e do dinheiro;
  11. Aquário ♒: de 22 de janeiro a 19 de fevereiro, regido por Urano/Titã dos Céus e Saturno/Cronos;
  12. Peixes ♓: de 20 de fevereiro a 20 de março, regido por Netuno/Poseidon — deus grego dos mares.
imagem com os os simolos do zodiaco dispostos em circulos, contendo os 12 simbolos de cada signo

Como saber meu signo do zodíaco?

Se você quiser saber apenas o seu signo solar — o principal, que estava no horizonte entre o Sol e a Terra no momento do seu nascimento —, basta conferir qual deles representa o período do ano corresponde à sua data de aniversário.

Mas é claro que além da constelação solar, existe todo um mapa astral onde outros aspectos astrológicos do momento em que você nasceu podem influenciar sua personalidade e forma de lidar com os diferentes aspectos da vida.

O cálculo desse gráfico, que é sempre representado em um círculo com as constelações e o Sol, pode ser feito por um astrólogo profissional — que, normalmente, já fazem uma interpretação completa dele! —, ou até mesmo online, em sites como Astrolink e Personare, que calculam gratuitamente ou por um determinado valor.

Quais aspectos mais fortes e fracos de cada signo?

Bom, cada signo do zodíaco tem características fortes e fracas, muito influenciadas por seus astros regentes. Importante pontuar que os aspectos de personalidade que você vai ver aqui são focados apenas na constelação solar, ok? Não tome como verdade absoluta essas informações, pois apenas o seu mapa astral completo será capaz de traduzir o que os astros têm a te dizer!

Sem mais delongas, vamos conhecer alguns dos pontos de destaque do zodíaco:

Áries ♈

Regido por Marte e pelo elemento Fogo, Áries tem uma característica muito enérgica na forma de pensar e/ou agir. Os destaques desse signo são:

  • Pontos fortes: proatividade e coragem;
  • Pontos fracos: impulsividade e impaciência.

Touro ♉

Touro é regido por Vênus e pelo elemento Terra, trazendo consigo muita graça e estabilidade. Seus maiores destaques são:

  • Pontos fortes: paciência e pragmatismo;
  • Pontos fracos: teimosia e materialismo.

Gêmeos ♊

Regido por Mercúrio e pelo elemento Ar, Gêmeos é dotado de muita racionalidade, se destacando pelos seguintes aspectos:

  • Pontos fortes: boa comunicação e criatividade;
  • Pontos fracos: indecisão e inquietação em excesso.

Câncer ♋

O signo de Câncer é regido pela Lua e pelo elemento Água, que o marcam pela fluidez das emoções. Não é de se surpreender que ele se destaque por:

  • Pontos fortes: acolhimento e intuição;
  • Pontos fracos: dependência e forte melancolia.

Leão ♌

Leão é regido pelo próprio Sol e pelo elemento Fogo, sendo marcado por uma personalidade magnética. Seus destaques são:

  • Pontos fortes: lealdade e criatividade;
  • Pontos fracos: orgulho e arrogância.

Virgem ♍

Regido por Mercúrio e pelo elemento Terra, o signo de Virgem é dotado de uma praticidade muito única. Além disso, ele se destaca por:

  • Pontos fortes: solicitude e dedicação;
  • Pontos fracos: perfeccionismo e pessimismo.

Libra ♎

Libra é o resultado da regência de Vênus e do elemento Ar, sendo marcado por muita sutileza em pensar e agir. Seus maiores destaques são:

  • Pontos fortes: diplomacia e gentileza;
  • Pontos fracos: indecisão e idealização.

Escorpião ♏

O signo de Escorpião é um dos únicos com dois astros regentes, Plutão e Martes, além de ter como patrono o elemento Água. Tudo isso o torna enigmático, também marcado por:

  • Pontos fortes: coragem e dedicação;
  • Pontos fracos: rancor e mania de controle.

Sagitário ♐

Regido por Júpiter e pelo elemento Fogo, Sagitário é o signo mais curioso do zodíaco, marcado por muito conhecimento e também por:

  • Pontos fortes: assertividade e honestidade;
  • Pontos fracos: descontrole e arrogância.

Capricórnio ♑

O signo de Capricórnio é regido por Saturno e pelo elemento Terra, que o dão uma característica muito imponente. Mas não é só isso que o marca, olha só:

  • Pontos fortes: determinação e constância;
  • Pontos fracos: excesso de crítica e frieza.

Aquário ♒

Também regido por dois astros (Saturno e Urano) e pelo elemento Ar, o signo de Aquário é conhecido por sua originalidade na forma de pensar, agir e se apresentar. Além disso, ele se destaca por:

  • Pontos fortes: inteligência e altruísmo;
  • Pontos fracos: rebeldia e distância emocional.

Peixes ♓

Peixes, o último signo do zodíaco, é regido por Netuno e pelo elemento Água que o dão um aspecto muito adaptável aos mais diferentes ambientes e sentimentos. Seus aspectos de maior destaque são:

  • Pontos fortes: criatividade e empatia;
  • Pontos fracos: dispersão e desorganização.

Qual a diferença entre signo e horóscopo?

Muita gente confunde ambos termos por serem, normalmente, citados juntos. Mas enquanto os signos são as representações das constelações e seus movimentos no céu, os horóscopos são as previsões feitas com base na análise dos movimentos celestes de cada um desses signos no campo celeste.

Justamente por esse motivo, tantas revistas e jornais lançam cartas de horóscopos diários, semanais, mensais e anuais — ao contrário do que muita gente pensa, essas premeditações só são feitas após vários cálculos complexos de quais astros vão estar mais próximos de cada constelação e se esse movimento é direto ou retrógrado.

A verdade é que, amando ou odiando, os signos e todo o universo astrológico chegou aqui muito antes de toda a sociedade moderna na qual estamos inseridos e não pretende deixar de ter sua relevância, seja por espiritualidade ou até ciência.

E depois dessa jornada completa de conhecimento sobre o assunto, que tal colocar para testar o que aprendeu usando toda a diversão e criatividade da astrologia unida à moda? É só conferir nosso conteúdo sobre o estilo e look de cada signo e começar a criar os melhores visuais influenciados pelas constelações.

fundo roxo com detalhes em azul e rosa, mostrando os simbolos do zodiaco em volta de uma estrela

Ah, e se você quiser deixar um comentário aqui embaixo sobre a sua experiência com os astros, estamos sempre disponíveis para tornar o papo ainda mais amplo. O blog da TJama volta em breve com muito mais informações sobre moda, tendências e estilo de vida.

Até lá!

5/5 - (Total de avaliações: 2)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário