O conceito de body positive defende que as pessoas desenvolvam um amor pelos seus próprios corpos, ainda que eles não atendam a certos ideais de beleza. O objetivo é que os indivíduos aprendam a aceitar seus corpos e os dos demais. Dessa forma, haverá um aumento da saúde mental e redução dos casos de preconceitos e discriminações.
Quer aprender mais sobre o que é esse movimento, quais são seus objetivos e como aplicá-lo em sua vida? Continue lendo este conteúdo especial que nós, da TJama, preparamos para você!
O que é o movimento body positivity?
O body positivity, body positive ou corpo positivo é um movimento que defende a aceitação do próprio corpo, ainda que ele tenha características diferentes daquelas consideradas bonitas de acordo com os padrões estabelecidos em nossa sociedade.
A ideia é se amar mesmo com uma barriga mais saliente, um nariz maior ou encurvado, um membro amputado, manchas e rugas presentes na pele, marcas de celulite, estrias e até mesmo acne.
Quais são os objetivos do body positivity?
Além de incentivar uma maior aceitação da própria aparência física, o movimento do corpo positivo tem alguns objetivos a serem alcançados. Veja-os a seguir:
- Promover a busca pela saúde em vez de uma aparência ideal;
- Evitar atitudes como gordofobia;
- Combater casos de racismo;
- Incentivar a busca pelo autocuidado;
- Colaborar para a melhora da saúde mental, evitando a busca por padrões irreais;
- Diminuir a discriminação com pessoas que apresentam diferentes condições físicas;
- Aumentar a representatividade de indivíduos com vários tipos de corpos na mídia.
Como incluir o body positive em sua rotina?
Gostou do movimento, mas tem dúvidas de como incluí-lo na sua vida? A TJama te ajuda! Confira abaixo algumas atitudes que você pode ter para conseguir viver na prática o corpo positivo.Ah, pode ser mais difícil agir assim naturalmente no começo, mas, com o tempo, você pega o jeito, só não vale desistir.
1. Pratique exercícios físicos buscando saúde em vez de estética
Fazer parte do body positive não significa que você deverá parar de frequentar a academia ou praticar um esporte. Na verdade, você se exercitará, sim, porém com o objetivo de ter uma boa saúde e qualidade de vida em vez de só ter um peso menor do que o de alguém do trabalho ou um corpo mais malhado do que o do blogueiro que você acompanha.
2. Valorize as características que te tornam uma pessoa única
Uma boa forma de parar de se inferiorizar é evitar fazer comparações com outras pessoas e começar a prestar atenção em suas próprias qualidades. Afinal, as diferenças é que tornam cada pessoa única. Dica: pegue um papel e uma caneta e anote todos os seus pontos fortes.
3. Entenda que as redes sociais nem sempre mostram a verdade
Atualmente, quase todo mundo sabe que as redes sociais oferecem ferramentas que alteram as fotos, os famosos filtros. Com eles, é possível diminuir o tamanho do nariz, deixar as bochechas mais rosadas, a boca mais volumosa, diminuir olheiras e aplicar vários efeitos de maquiagem.
Além disso, há outras ferramentas de edição mais profissionais que permitem diminuir a barriga, apagar celulites e estrias e aumentar partes do corpo, como bíceps e nádegas.
Então, é importante se lembrar constantemente de que aquilo que está sendo postado, frequentemente, não é um retrato fiel da realidade. Essa atitude colabora para você evitar ter como objetivo de vida um padrão que é inalcançável e também para reduzir as comparações que mencionamos no tópico anterior.
4. Cuide de sua saúde mental
Para realmente viver o movimento do corpo positivo, é extremamente importante que você cuide de sua saúde mental. Afinal, parte dos seus incômodos atuais pode aflorar devido comentários maldosos e pressão estética recebidos ainda na infância ou na adolescência e você nem se deu conta. Então, vale a pena fazer sessões de terapia caso o desconforto com sua aparência seja forte.
Também precisamos lembrarque é possível desenvolver distúrbios alimentares como bulimia e anorexia na busca pelo corpo ideal. Eles necessitam de acompanhamento especializado de saúde, além da mudança de pensamento na forma de conceber uma autoimagem.
Qual a diferença entre body positivity e body neutrality?
Embora os dois movimentos defendam que os indivíduos parem de se comparar com outros e entrem em uma busca pelo corpo perfeito, eles possuem algumas diferenças básicas. O body positivity afirma que as pessoas devem amar seus corpos.
Já o body neutrality promove uma relação mais neutra, na qual você não precisa necessariamente ter um amor pela sua aparência atual, mas entender que seu corpo é importante para que você possa desempenhar diversas atividades. Para os adeptos do body neutrality, tá tudo bem não amar nem odiar o próprio corpo e ter uma relação mais neutra com ele.
O body positive é um movimento que defende uma maior aceitação e amor pelo corpo, mesmo que haja aspectos da aparência do indivíduo que estejam fora dos padrões de beleza definidos pela sociedade.
Para incluí-lo em seu dia a dia, você pode praticar atividades físicas pensando na saúde e não na estética, valorizar suas características únicas, compreender que as fotos de redes sociais nem sempre correspondem ao real e cuidar de sua saúde mental.
Agora que você já sabe o que é o body positive, confira também o conteúdo que preparamos sobre o conceito de corpo midsize e continue aprendendo mais sobre biotipos que fogem aos padrões!