Como incluir a estampa xadrez em looks modernos? Confira!

Como incluir a estampa xadrez em looks modernos? Confira!

A confecção quadriculada faz parte da história da moda há anos. O xadrez é uma estampa democrática e, apesar de ser mais visto no inverno, está cada vez mais presente em peças de verão.

A padronagem é bem ampla e pode ser utilizada pelo público masculino ou feminino tranquilamente – ela é unissex! E apesar de o xadrez clássico ser o quadriculado, há outros estilos, como o vichy, o príncipe de Gales, o buffalo, o argyle e o tartan. Você já sabe qual o seu favorito?

Neste post, trouxemos as melhores combinações com a estampa xadrez para criar um visual moderno e versátil. Continue a leitura e arrase nos looks!

Como usar a estampa xadrez no dia a dia?

O xadrez é uma opção muito versátil para compor seus looks. Ele pode ser usado em diversas situações do dia a dia, como fazer compras, viajar ou até mesmo para integrar o visual para “ficar em casa de bobeira”.

Nesse caso, opte por produtos em tecidos leves, o flanelado e a viscose vão muito bem! Boas opções para um look casual são em estampas vichy, tartan e o buffalo. Lembre-se de mesclar a composição com peças lisas!

homem negro estiloso com blazer e shorts xadrez

Você pode utilizá-las com produtos em jeans, como:

  • Bermudas ou shorts;

  • Saias;

  • Calças;

  • Jaquetas.

Como usar o xadrez para trabalhar?

O ambiente de trabalho tende a ser um pouco mais formal. Aqui as peças mais tradicionais são as calças, camisas e casacos. A combinação pode ser mais ousada, mas priorizando sempre o estilo. Então, também é importante entender o seu estilo para montar o look ideal.

Para garantir um visual moderno e surpreendente, escolha peças em quadriculado, tartan ou argyle. O xadrez príncipe Gales também pode ser uma ótima opção nesse contexto!

Escolha produtos lisos em cores sóbrias para montar a combinação, como o preto ou o cinza. Assim, a peça-chave será a estampa xadrez!

mulher estilosa com camisa de xadrez

Como usar a moda xadrez em eventos?

Aqui é necessário ter cautela, pois o momento pode pedir algo bem mais formal. Os vestidos e as saias são muito usados e pode complementá-los com outras peças importantes, como blazers ou casacos.

Nos eventos, são muito comuns vestimentas em alfaiataria ou viscose, então uma oportunidade é usá-las como ponto central do look e combiná-las com peças lisas. As estampas mais indicadas para esse tipo de ocasião são o príncipe de Gales e o quadriculado.

Para compor looks para festivais e shows, você pode usar e abusar do xadrez — peças em padronagem tartan e búfalo são muito bem-vindas. Elas transmitem modernidade e deixam seu look sofisticado!

mulher negra com look sofisticado com estampa de xadrez

Onde evitar a estampa xadrez?

Eventos sociais, como formaturas, casamentos ou festas de gala, talvez não sejam os locais mais adequados para a moda quadriculada. Afinal, essas cerimônias são tradicionalmente conhecidas por exigirem looks mais elaborados.

Aqui é melhor optar por peças confeccionadas em:

  • Pedrarias;

  • Renda;

  • Seda;

  • Crepe;

  • Linho;

  • Alfaiataria.

Os ternos e blazers em príncipe de Gales — cinza e azul, são exceções à regra, pois estão muito em alta nessas festividades.

Para usar a padronagem xadrez é importante saber combiná-la com outras cores. Acesse nosso post exclusivo e entenda – clique aqui!

6 modelos de estampa para você brilhar

A moda xadrez possui uma enorme variedade de padronagens no mercado. Neste tópico, apresentaremos as principais estampas existentes, para que você possa combiná-las da melhor forma!

Quadriculados

São as peças formadas por quadrados maiores e bem destacados, inspirados em um tabuleiro de xadrez. Geralmente são encontradas em contraste com o branco, mas também aparecem no vermelho, amarelo, verde, dentre outras.

Vichy

A mais conhecida entre as estampas xadrez, lembram azulejos antigos e estão presentes há muito tempo no universo da moda. Os tecidos são formados por uma paleta de cores contrapostas ao branco.

Príncipe de Gales

Roupas com o xadrez Príncipe de Gales tem como cor base o cinza e o branco. Ela passa um ar mais formal, pois conta com quadrados mais discretos e pouco contraste.

Tem origem na família real da Inglaterra, um verdadeiro estilo da realeza.

Buffalo

Essa estampa é muito conhecida no universo do rock — o famoso xadrez vermelho e preto. Hoje ela já está difundida em todos os estilos e permite casualidade ao look.

Tartan

Esse é aquele tecido que você não sabe, mas já conhece! São inspirados nas consagradas saias escocesas — os kilts. As peças são vendidas nas mais variadas cores: amarelo, azul, vermelho, verde e outras.

Argyle

Sabe aquele clássico tecido de suéter? Então, eles entram aqui. São desenhos em losango, que remetem ao xadrez. Também são muito utilizados no mundo da moda, e ficaram conhecidos nos famosos coletes de inverno.

Conseguiu entender melhor o universo da estampa xadrez? Você consegue utilizá-la em diversas ocasiões com as mais variadas padronagens. Apenas esteja atento aos detalhes e aos locais que irá frequentar para arrasar na escolha do visual!

Quer aprender sobre outras combinações para looks modernos? Então aproveite e veja as melhores opções de blusa para usar com calças wide leg e se jogue no mundo da moda!

Avalie este post

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário