Como descobrir meu estilo? Descubra em 8 passos
Descobrir qual o nosso estilo pode parecer, de início, uma tarefa fácil, ainda mais quando observamos as estéticas de famosas e nos identificamos em como elas harmonizam as composições de peças e acessórios.
Mas, na prática, não é tão fácil, especialmente quando olhamos para o nosso guarda-roupa e vemos que as peças seguem muitas tendências diferentes, mas não possuem uma coerência entre si nem imprimem um estilo que podemos chamar de nosso, não é mesmo?
Com as diversas opções de peças que a moda fast fashion oferece – inclusive com lançamentos a todo momento –, pode haver uma confusão na hora de identificar o que mais combina com a gente. Ainda mais porque existem 7 estilos universais e dizem que somos a união de vários deles.
Para te ajudar com seu autoconhecimento na moda, nós da Tjama preparamos 8 dicas infalíveis para você saber de uma vez por todas qual é o seu estilo! Fique com a gente e descubra!
1. Entenda a sua paleta de cores
A nossa paleta de cores pode ser formada pela combinação das cores que mais gostamos e por aquelas que mais harmonizam com nosso tom de pele, cor de cabelo e até mesmo cor dos olhos.
Um meio para descobrir nossa paleta de cores é entender o estudo da colorimetria, assim conseguimos identificar quais tons destacam nossa aparência ou não valorizam tanto a beleza dos seus traços! Existem profissionais nesse assunto, com os quais pode fazer uma consultoria de colorimetria pessoal.
Existem também alguns aplicativos que te ajudam a entender quais são as cores que mais harmonizam com você. Não são tão bons quanto um profissional da área, mas podem ser uma alternativa.
2. Identifique padrões em um moodboard
Busque referências aesthetics que você gosta e busque padrões neles. Mas nada de selecionar inspirações que são muito divergentes, ein, pois isso irá apenas causar confusão no momento de descobrir qual é o seu estilo.
Essas referências devem ser selecionadas sempre tendo em vista a sua paleta de cores, além disso, salve inspirações que você realmente se identifique e não aquelas que gostaria de ser, pois assim já é possível saber quais são os seus padrões e trabalhar com eles.
Ao final da sua busca por referências você pode montar seu próprio moodboard, reunindo várias imagens que serviram de guia para descobrir o seu estilo.
3. Considere seu lifestyle
As combinações que você se inspirou devem estar em consonância com a sua realidade diária, ou seja, você deve adotar referências que possam ser adaptadas com a sua rotina.
Avalie como é o seu dia a dia, como são as temperaturas do lugar onde vive, seu trabalho e até mesmo como é o seu tempo livre. Sempre faça isso priorizando as suas necessidades e seu conforto, pois assim você consegue conquistar um guarda-roupa muito versátil, sem ter peças que fiquem encalhadas por muito tempo!
4. Busque ser você mesma
Ao buscarmos nosso style, é muito fácil criar uma imagem distorcida de quem gostaríamos de nos tornar, qual estilo gostaríamos de adotar e muitas vezes isso ocorre inconscientemente. Neste caso, lembre-se de ser você mesma o tempo todo durante a descoberta do seu!
Também não tente agradar os outros ao definir o seu estilo, pois deve ser algo em que você se encontre e sinta bem. Então, olhando para esta perspectiva, busque sempre ser você mesma: avalie o que gosta, quais roupas te deixam confortável, se gosta de se destacar em acessórios, ou que tipo de peça não pode faltar em nas composições de seus looks.
Em locais que possuem regra de vestimenta, como o seu trabalho, você pode incluir pequenos itens que representem o seu estilo sem quebrar o dress code do local.
5. Desapegue de moods antigos
É normal mudarmos nosso gosto com o passar do tempo, mas deve ficar uma verdadeira confusão quando você não desapega dos gostos antigos. Comece avaliando este apego visualizando o seu closet: tem muitas peças antigas? Tem peças que estão há mais de dois anos sem ser usadas?
Avalie isso e tente aplicar alguns desapegos, pois assim será possível remover o que ficou e trazer coisas novas. Não tenha medo de desapegar daquela roupa que você ainda sonha em usar, mas que está há um tempão parada no closet, ou daquela peça que agora não tem mais nada a ver com seu style. Renove-se e permita-se conectar com o que há de mais atual no seu estilo.
6. Experimente novas tendênci
Sabe a dica anterior, na qual dissemos sobre desapegar de moods antigos? Ao praticá-la você abre espaço para experimentar coisas novas!
Ouse novas combinações com a sua paleta de cores, experimente novos acessórios e explore coisas novas em seu estilo. Este é o momento de soltar crenças antigas sobre você mesma e seu estilo e ousar!
7. Conheça os 7 estilos universais
Agora você já sabe seguir alguns passos que irão auxiliar a descobrir seu style e definir o seu look, chegou a hora de conhecer os 7 estilos universais, sabendo qual é aquele que mais tem a ver com você e como podemos usá-los como norteadores para definir seu.
Natural Básica
Se você é guiada pelo estilo básico, sempre estará atenta a dois pontos na hora de se vestir: praticidade e conforto. Nesse caso, você é o tipo de pessoa que sempre vai buscar um visual em que se sinta bem e que seja prático de combinar com qualquer coisa.
Nesse mood, é comum haver sempre cores neutras e peças que transmitam fluidez e alegria ao visual. Se você se identifica com o básico, saltos e roupas muito trabalhadas ou justas certamente não fazem o seu gosto! Já os vestidos despojados são uma ótima aposta.
Ao montar o seu moodboard, ele deve ter referências que transmita liberdade e muito conforto, com poucas estampas e cores atemporais.
Tradicional
O estilo tradicional é o tipo que se sente melhor com peças clássicas e formais. Se você tem esse mood, provavelmente as roupas de alfaiataria em cortes retos e sem muitos detalhes em sua modelagem são suas favoritas.
Neste caso, você deve optar pelas cores neutras de sua paleta, pois nesse caso poderá ser difícil encontrar peças que harmonizem com muitas cores, que fujam do seu padrão de neutralidade e formalidade.
Elegante
As mulheres elegantes sempre buscam composições que toquem diretamente na sofisticação, como acessórios finos e roupas com tecidos nobres e de bom acabamento.
Suas composições sempre transmitem a ideia de sucesso e segurança. Se você se identifica com este estilo, certamente deve ter várias peças de alfaiataria no seu closet, roupas lisas, com estampas atemporais e calçados sociais que adicionem luxo ao look.
Romântico
Se você adora composições leves e fluidas, com babados, bordados e estampas delicadas, e sempre opta por tons pasteis, certamente você possui um mood romântico.
Neste estilo, os conjuntos femininos nunca fogem do seu closet, pois são a escolha perfeita para um look de ficar em casa, ou até mesmo para usar combinando com seu crush!
Sedutor e ousado
Este estilo é caracterizado por mulheres que gostam de valorizar as curvas e de detalhes que revelam partes do corpo, como decotes, fendas, tecidos transparentes e até mesmo peças mais justas.
Nesse caso, você pode optar por adotar em seus looks cores mais intensas em tons mais escuros, e incluir peças com estampas animal print. Detalhes com brilhos estratégicos também são uma opção para este estilo, sempre escolhendo roupas que se destaquem por valorizar curvas e delinear o corpo.
Urbano
O estilo urbano é caracterizado por possuir acessórios e peças que podem promover certo drama nas composições. São pessoas que ousam em looks alternativos e sempre estão antenadas nas últimas tendências, tornando qualquer composição informal e marcada por tendências que representam o urbano.
Coturnos sempre estão presentes, o clássico preto e branco também sempre se apresenta, mas não pode se esquecer de incluir peças que harmonizem com a paleta natural de cores.
Criativo
Se você é uma pessoa que ama apostar em combinações nada intencionais e adora usufruir de uma vasta paleta de cores, além de combinar diferentes trends e temporalidades, certamente seu estilo é criativo! Além de misturar tendências, pessoas criativas são excelentes em misturar estampas nada óbvia que ficam ótimas juntas.
Seu visual não é nada padrão e sempre surpreende com novas combinações, sem deixar a elegância de lado e nem mesmo esquecendo da sua paleta de cores natural.
Qual a importância de saber meu estilo?
Ao descobrir qual é o seu estilo, você consegue saber o que fica bom em você e como investir em seus looks estrategicamente, desenvolvendo então uma identidade visual linear e forte e, assim, traduzir seus gostos e sua personalidade em algo mais visual e tangível para o ambiente externo.
Uma das grandes vantagens de identificar seu próprio style é também se autoconhecer e se amar como é atualmente, explorando todas as possibilidades de roupas, penteados, acessórios e até mesmo na criação de diferentes possibilidades.
Com nossas dicas, você consegue descobrir o seu estilo e escolher suas roupas com outro olhar a partir de agora, considerando os padrões que mais tem a ver com sua pessoa atual, seu lifestyle, e ainda identificar quais moods não fazem mais sentido com sua personalidade. Além disso, você pode se guiar por um dos 7 estilos universais, adequando com sua individualidade.
Gostou deste conteúdo? Após definir o seu estilo, que tal aprender como selecionar o seu tamanho ideal de roupa? Nos encontramos por lá!