Quando pensamos em styling, nem tudo é sobre seguir a etiqueta ou as principais tendências do momento. Na verdade, a percepção de que o estilo é uma trajetória intimista, que anda ao lado da expressão individual, é amparada pela liberdade de escolha, a diversidade de estilos e o desenvolvimento da autonomia na hora de compor looks que te inspiram.
É por isso que a interpretação do que é estilo é tão ampla. Ela é totalmente sua e depende também da sua compreensão sobre si mesmo — o que abre espaço para entender como se vestir bem através daquilo que chama a sua atenção na escolha das suas roupas e como combiná-las de forma autêntica e criativa.
Se você quer descobrir seu estilo, a gente te ajuda! Neste guia, a TJama trouxe dicas para você entender o que é estilo pessoal, qual a sua importância, como descobrir o seu e muito mais. Confira!
O que é estilo pessoal?
Como o termo já antecipa, o estilo pessoal é um conceito utilizado para definir a forma como você se expressa por meio daquilo que veste, como você escolhe suas peças e como você usa roupas para expressar a sua personalidade e autenticidade.
Isso vai muito além da adoção de tendências ou fetichização de marcas que já se comunicam por elas mesmas. Na verdade, ele tem tudo a ver com como você veste a sua própria marca como indivíduo, como você se comunica através das roupas ou a mensagem que você passa ou quer passar para o mundo.
Por que é importante saber meu estilo?
Descobrir qual é o seu estilo é fundamental para entender como se expressar por meio da moda de forma estratégica, desenvolvendo senso estético paralelamente a uma identidade linear e consistente e, assim, traduzir suas preferências e personalidade em algo mais visual e tangível.
Além disso, identificar seu próprio estilo é um movimento de autoconhecimento e autocuidado, aprendendo a se valorizar e explorando todas as possibilidades que as roupas, penteados e acessórios oferecem.
Dessa forma, é possível criar uma representação precisa de como você deseja ser visto, seja de uma forma que represente sua verdadeira essência ou até mesmo o que ou quem você quer ser.
Como descobrir meu estilo: 5 dicas para expressar sua autenticidade
Descobrir seu estilo pessoal não é um processo simples, mas é possível pegar alguns atalhos durante esse processo se você conhecer os passos certos para desenvolver a percepção de quem você realmente é, do que você gosta e como expressar isso com originalidade. Quer saber como? Então, dá uma olhada em nossas dicas:
1. Analisar o guarda-roupa atual
Uma ótima forma de começar a entender o seu estilo é justamente olhar de forma mais crítica o que você já tem no guarda-roupa. Entenda quais são suas peças favoritas, tecidos, cores, estampas, enfim, tudo aquilo que te deixa satisfeito em relação à sua autoimagem. É sobre olhar para aquilo que cai bem, que te valoriza e faz com que você se sinta genuinamente você.
2. Identificar referências e inspirações
Quando Lavoisier disse que “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, ele não estava falando sobre moda, mas esse conceito é o exemplo perfeito de que as referências são essenciais para o desenvolvimento do senso estético. Busque por celebridades ou influencers que você gosta e lembre-se: não é sobre copiar, é sobre se inspirar para trazer autenticidade ao visual, seja ele criativo, tradicional ou mais básico.
3. Experimentar diferentes estilos
Mesmo que você não entenda muito de moda, sabe distinguir os tipos de roupas. Não é à toa que todos sabemos identificar o que é uma roupa casual ou formal.
Reconhecer esses estilos e criar abertura para prová-los é uma ótima forma de entender o que gera conforto e autoconfiança na hora de se vestir. A pluralidade de estilos é enorme, mas existem 7 tipos que resumem muito bem toda a fluidez da moda:
- Sexy: caracterizado por peças ousadas, que valorizam curvas e revelam o corpo, como decotes, fendas e transparência;
- Criativo: possibilita a combinação de peças ricas em cores, estampas e modelagens que fogem do convencional;
- Elegante: a verdadeira representação de sofisticação, criado com acessórios finos e roupas formais de alta qualidade;
- Tradicional: reúne peças de alfaiataria, com cortes retos, cores neutras e detalhes clássicos e minimalistas;
- Romântico: popular pelas peças leves e fluidas em cores pastéis e detalhes delicados, como babados e bordados;
- Natural esportivo: conta com peças confortáveis, básicas e práticas, que facilitam a criação de looks para o dia a dia;
- Dramático urbano: cria um impacto dramático com peças e acessórios únicos, marcados por tendências urbanas.
Mesmo que você já tenha identificado de cara qual é o estilo que mais te representa, vale a pena sair da zona de conforto e se manter aberto às mudanças. Assim, você poderá testar todos os 7 estilos universais e talvez perceber que existe mais de um estilo perfeito para você!
4. Aplicar técnicas de styling
Saber qual é o seu estilo facilita muito a escolha das roupas e a criação de looks, mas sempre tem como melhorar — e os truques de styling existem justamente para isso! Seja ao dobrar as mangas de uma camisa, criar sobreposições, fazer amarrações ou acrescentar acessórios, com a boa implementação de estilização sempre é possível dar um toque de estilo pessoal aos seus looks.
5. Investir em peças-chave
Sabe aquela peça que parece combinar com tudo — ou pelo menos com boa parte das roupas que você já tem? Bom, as peças-chave são justamente isso: aquele tipo de roupa que pode ser combinada de diversas maneiras, garantindo estilo e praticidade quando utilizada como base, independentemente do estilo do look, seja tradicional, natural, criativo, entre outros.
Além da funcionalidade e praticidade que elas proporcionam no dia a dia, as peças-chave são o segredo para exercitar um consumo mais consciente. Assim, você não precisa investir dinheiro em roupas que você não gosta ou precisa só porque elas são tendência ou de marcas nobres.
Ferramentas para ajudar na descoberta do seu estilo pessoal
Para entender qual é, de fato, o seu estilo pessoal de forma assertiva, uma boa solução é recorrer a estratégias práticas, que agilizam seu processo criativo e te ajudam a montar o look do dia com praticidade. Veja:
- Quizzes: existem sites criados justamente para facilitar o processo de identificação do seu estilo pessoal. Você pode contar com eles para entender melhor qual estilo representa o seu gosto;
- Aplicativos: alguns apps, como o Whering, possibilitam a criação de looks a partir das suas próprias roupas, que você pode fotografar em casa e combinar diretamente do seu celular;
- Moodboards: montar um moodboard ou diário de estilo é perfeito para compilar suas referências e inspirações em um lugar só, facilitando a repetição de padrões e preferências pessoais;
- Consultoria de estilo: marcar uma consultoria com um personal stylist é ideal para quem deseja se aprofundar ainda mais em seu estilo pessoal por meio do visagismo e coloração pessoal.
Inclusive, a coloração pessoal é um recurso fundamental para quem deseja se sentir bem com a forma como se veste, afinal, as cores cumprem um papel fundamental na percepção visual de sua aparência, valorizando-a ou não. Quer saber mais sobre coloração pessoal? Confira nosso conteúdo exclusivo sobre o tema!
Adaptação e evolução do estilo: abrace a fluidez que existe em você
Na moda, nada é permanente. Assim como as pessoas, os gostos e as tendências mudam, o estilo evolui com o tempo — e esse tipo de mudança acompanha tanto a sua vida pessoal quanto a profissional, demonstrando uma fluidez unicamente sua.
Isso significa que você não precisa se apegar a um estilo específico ou aos gostos que você tinha quando começou a se interessar por moda. É importante se adaptar a essas mudanças para expressar a sua personalidade da forma mais genuína possível e, de quebra, montar combinações cada vez mais autênticas e criativas.
Explorar seu estilo sem pressa, considerando as particularidades transitivas da sua personalidade, é uma das formas mais eficientes de se autodescobrir. Abrace a sua fluidez e aproveite todas as possibilidades que a moda tem a oferecer.
Se você quer mergulhar ainda mais nesse universo, aproveite para conferir mais conteúdos que, assim como este, trazem meios de conquistar sua própria autenticidade por meio do seu estilo pessoal. Para entender mais sobre isso, veja nosso conteúdo completo sobre o que são pessoas autênticas e como ser uma!
1 comentário em “Como descobrir seu estilo: dicas para uma expressão única”
Oii bom eu n consigo muitas informações em nenhum lugar pois eu me visto um pouco do estilo básico, um pouco do Patty, um pouco do Asthetic, um pouco do dark e etc ou seja visto um pouco de tudo e em nenhum lugar consigo identificar meu estilo