Como se vestir bem: 10 dicas certeiras para arrasar no visual

Se vestir bem não é sempre tarefa fácil, afinal, o estilo é pessoal e não tem fórmula mágica. Mas, há alguns truques e peças certeiras que nos ajudam a compor visuais estilosos, sem muito esforço. Se você é daquelas pessoas que nunca têm ideias de como se vestir bem, continue a leitura desse post e confira 10 dicas práticas.

1. Conheça seu tipo de corpo

O primeiro passo é conhecer bem o seu biotipo. Assim, você sabe quais peças caem melhor com o seu tipo de corpo e quais valorizam a sua silhueta. Porém, a moda não pode ser proibitiva, então, esqueça aquelas dicas ultrapassadas do tipo “listras engordam”.

conhecer o biotipo

O que vale aqui é conhecer as suas características e saber o que você mais quer valorizar. Por exemplo, caso queira alongar a silhueta, a dica é apostar no macacão ou em peças únicas, que não apresentam uma quebra muito grande no visual.

2. Defina seu estilo

Saber como se vestir bem tem tudo a ver com a definição do seu estilo próprio, mas, como fazer isso? Você pode começar listando as suas prioridades.

Por exemplo, você pode definir qual pesa mais para você: conforto ou glamour, delicadeza ou ousadia. E, assim, compreender melhor as peças que mais combinam com você.

uma mulher vestindo um look Tjama, fazendo uma pose para foto.

É legal ressaltar que o estilo é um guia, mas também é dinâmico. Então, apesar das nossas preferências, nossos gostos podem mudar e evoluir com o passar do tempo. Assim, a renovação do guarda-roupa é sempre bem-vinda!

3. Invista em peças-chave

Outra dica para acertar no visual é investir em peças curingas. Vale mais a pena ter uma variedade de peças básicas, do que muitas que você acaba não utilizando em nenhuma ocasião.

É interessante dar atenção para roupas de boa qualidade e duráveis. Dê preferência para um vestuário mais atemporal, como um bom jeans, camisa branca, calça de alfaiataria, vestidos básicos, entre outros.

4. Saiba como combinar as cores

Outro aliado na hora de saber como se vestir bem, são as cores. Está na dúvida? Aposte em tonalidades neutras, como o preto, branco e cinza. E se você prefere looks coloridos, use o círculo cromático a seu favor. Saiba quais cores são complementares e opostas. Assim, você consegue criar looks bastante criativos sem que fique muito carregado.

Caso você ainda não se sinta seguro(a) para combinar tons variados, você pode apostar nos conjuntos monocromáticos ou estampados. São superfáceis de combinar, além de bem modernos.

modelo utilizando look Tjama de estampa predominantemente azul.

5. Escolha a numeração correta

Evite comprar roupas folgadas ou justas demais, a não ser que essa seja a intenção da peça. Quando a numeração está incorreta, o visual pode passar a sensação de desleixo, além de desvalorizar a silhueta.Opte por peças bem ajustadas, mas que não sejam apertadas demais, pois elas te deixarão desconfortável.

camisetas coleção ursinhos carinhosos

Lembre-se que as lojas podem ter tabelas diferentes de numeração. Então, cheque sempre as medidas antes de comprar.

6. Atente-se ao código de vestimenta

Saber como se vestir bem tem tudo a ver com a ocasião. Afinal, de nada adianta ter peças lindas e estar completamente fora do dress code. No cotidiano, por exemplo, aposte no casual. Apesar de alguns ambientes de trabalho permitirem um visual descontraído, tenha atenção na hora de montar o look. Prefira blusas e camisas discretas e sapatos fechados.

conjuntos unissex stranger things

E em ocasiões nos quais o dress code já vem definido, como festas e casamentos, sempre pesquise por inspirações antes de montar a produção. Elas vão te ajudar a entender se você está condizente com o evento.

7. Não se esqueça dos detalhes

Às vezes damos tanta atenção para a roupa, e acabamos nos esquecendo de detalhes que fazem toda a diferença. Peças amarrotadas e amassadas, por exemplo, tendem a passar uma imagem de descaso.

homem sentado em uma cadeira de praia, usando um look Tjama predominantemente preta.

os acessórios elevam a produção. Invista em bons sapatos e em uma bolsa que seja fácil de combinar com as suas peças-chave. Aposte também em óculos, colares, e joias para deixar o visual ainda mais completo.

8. Aprenda a valorizar seus pontos fortes

Todos nós temos pontos no corpo que gostamos de enaltecer, e, para se vestir bem, é interessante apostar em peças que exaltem essas características. Por exemplo, para destacar a silhueta, invista em uma modelagem mais ajustada. Já, se você gosta da região do colo, os decotes são bem-vindos.

No entanto, cuidado para que as regiões não fiquem superexpostas, pois isso pode desvalorizar a produção como um todo.

conjunto feminino camiseta e short estampados rosa

9. Priorize o seu conforto

Você não precisa abrir mão do seu conforto para se vestir bem. Peças superconfortáveis, como moletons e camisetas estampadas, podem ser facilmente combinadas em um look cheio de estilo. Use da criatividade e aposte em peças de tamanho certo.

look feminino com kimono de oncinha

10. Se vista para você mesmo

Pode parecer clichê, mas quem tem que aprovar o look é apenas você mesmo(a). De nada adianta estar com uma roupa bonita, se aquilo não condiz com o seu estilo. Afinal, a moda é uma forma de expressão e não um livro de regras.

Depois dessas inspirações, está mais fácil pensar em visuais estilosos, não é mesmo? E, se você quer saber mais sobre o caimento ideal das peças, confira nossas dicas de como saber seu tamanho de roupa.

Avalie este post

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário