Como tirar tinta de caneta da roupa? | Blog T_Jama

Não é incomum nos depararmos com manchas de caneta sujando bolsos de calças e camisas, especialmente porque precisamos ter sempre uma caneta por perto, no trabalho ou na faculdade. Pior ainda é quando essa caneta estoura causando uma mancha ainda maior e aquela dor de cabeça.

E quando a situação se trata de crianças brincando com canetas hidrográficas, canetinhas e outras canetas semelhantes? Bom, essa é uma situação difícil de evitar, já que as crianças farão uma bagunça daquelas para se divertir e, junto com essa bagunça, estão as manchas de canetas por toda a roupa.

Mas calma. Isso não é algo necessariamente ruim, já que é possível resolver esse imprevisto e se livrar das manchas de canetas e canetinhas nas roupas sem causar nenhum dano às fibras da peça, sejam elas coloridas, brancas ou de tecido estampado. Só o que você precisa é de um pouco de paciência e de nossas 5 dicas e técnicas que vão te ajudar diante deste problema. Confira!

1. Como tirar mancha de tinta de canetas à base de água da roupa?

Um dos tipos mais comuns de canetas é com a tinta à base de água. Ela é tão queridinha e tão popular que fica fácil imaginar o tanto de acidentes e roupas manchadas que elas podem causar diariamente.

Ainda que sejam muito fáceis de serem removidas, em geral, apenas com uma boa lavagem, em casos de manchas maiores e mais resistentes, uma boa opção para garantir essa remoção é fazendo um pré-tratamento antes de colocar as roupas na máquina de lavar.

  • Passo 1– Absorva o excesso de tinta usando um pano limpo e, de preferência, lavável. Não esfregue o tecido e use o pano apenas para absorver a mancha até que a tinta esteja totalmente seca.
  • Passo 2– Caso a mancha seja grande, use um removedor de tinta à base de água para dissolvê-la e tornar o processo de remoção eficiente mais fácil. Faça isso antes de colocar a roupa na lavadora.
  • Passa 3 – Seja com ou sem removedor, resíduos da tinta ainda permanecerão no tecido, para isso, coloque a roupa na lavadora e use o sistema de programação dela para a limpeza conforme o tecido peça. Após a lavagem, deixe secar bem e verifique se ainda restou alguma mancha. Caso sim, repita o processo.

Leia também: Qual o significado de homewear? Entenda com a T_Jama!

2. Como tirar mancha de tinta de caneta permanente da roupa?

Em casos de manchas de canetas de tintas permanentes, o trabalho de remoção pode até ser um pouco mais complicado, porém, não é impossível. Tintas permanentes são bastante similares às tintas à base de óleo, ou seja, água e sabão não vão ajudar muito na hora de tirar as manchas.

Para isso, será necessário algum tipo de removedor de tinta para quebrar os óleos presentes na tinta da mancha. Com um produto assim, será mais fácil a remoção.

  • Passo 1 – Repita o processo de absorver o máximo de tinta presente na mancha utilizando um pano de tecido lavável de microfibra.
  • Passo 2– Aplique diretamente sobre a mancha álcool isopropílico próprio para a remoção de tintas e deixe ali por alguns segundos. Use o pano para ir removendo o excesso.
  • Passo 3 – Ainda com o álcool isopropílico aplicado na mancha, coloque a roupa na lavadora e utilize seu sabão em pó favorito para a limpeza. Lave a peça separadamente de outras roupas.
  • Passo 4 – Estenda as roupas em local arejado e com bastante incidência de sol e verifique se a mancha desapareceu de fato antes de pôr a peça para secar.

Confira: Como saber meu tamanho de roupa? Dicas para comprar online!

3. Como tirar mancha seca de tinta de caneta da roupa?

Encontrar aquela peça de roupa que estava no guarda-roupa há tempos e descobrir que ela tem uma mancha de caneta é certamente uma situação bem desagradável, porém, muito possível de se resolver. Para tirar essas manchas velhas e já secas, será preciso seguir algumas etapas:

  • Passo 1 – Manchas secas, principalmente as mais antigas, podem acabar se fixando bem ao tecido. Por isso, procure por removedores de manchas de boa qualidade e use-o para um pré-tratamento aprimorado na peça antes de colocá-la para lavar.
  • Passo 2 – Depois de limpa, e antes de colocá-la para secar, verifique se a mancha sumiu. Caso ainda permaneça na peça, seja por completa ou em apenas resíduos, repita o passo 1 com a peça ainda molhada até que o resultado seja favorável.

4. Como tirar mancha de tinta de caneta esferográfica da roupa?

A caneta esferográfica é, de longe, uma das que mais causa problemas de manchas em roupas. Devido a seu sistema de pressão em seu todo, sempre que é violado, a tinta acaba secando quase que por completo, sujando tudo o que estiver na frente.

Mas, sim, existe uma forma de remover essas manchas nas roupas. Essa é uma solução caseira bastante incomum, mas se feita da forma correta, pode resolver muito bem o problema. Essa forma é: passar leite morno na mancha. Sim, é isso mesmo. E para retirar a mancha você precisará:

  • Passo 1 – Esquentar o leite integral até ficar morno;
  • Passo 2 – Aplicá-lo em pequenas quantidades sobre a mancha
  • Passo 3 – Esfregar com delicadeza com uma escovinha ou escova de dentes velha.
  • Passo 4 – Após retirada da mancha, lave a peça como de costume para tirar o cheiro de leite.

5. Como tirar mancha de tinta de canetinha da roupa?

Tinta de canetinhas são feitas à base de óleo, já que esse tipo de tinta consegue ser rapidamente absorvido pelo papel, ou seja, também tem alta absorção em tecidos.

E devido seu material de fabricação, as manchas de tinta de canetinha exigem o uso de solventes, como o álcool, para facilitar a remoção de manchas de tinta. Sabendo disso, siga nossos passos e remova manchas com segurança.

  • Passo 1 – Mantenha a peça esticada e crie uma proteção com fita adesiva para isolar a mancha e proteger o resto da roupa. Use um pano para absorver a tinta.
  • Passo 2– Não esfregue o tecido, esteja a mancha úmida ou seca. Essa ação faz com que a tinta se espalhe ainda mais dificultando sua remoção.
  • Passo 3 – Aplique o removedor com a mancha já isolada e aguarde alguns segundos para que ela retorne ao estado líquido.
  • Passo 4 – Coloque as roupas na lavadora enquanto as manchas ainda estão úmidas.
  • Passo 5 – Após a lavagem, verifique se a mancha ainda permanece, caso sim, repita o processo todo.

E aí, já conhecia algum desses métodos? Sabe de outros tão bons quanto? Se sim, comenta aqui pra gente saber qual o método você prefere e/ou qual você usa mais. Aproveite também navegar em nosso blog para descobrir dicas de moda para usar no dia a dia!

Obrigada pela sua companhia e até a próxima!

5/5 - (Total de avaliações: 2)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário