O guia sobre a moda atemporal: saiba como aderir o estilo!

Você já olhou para uma roupa antiga e pensou “eu usaria isso hoje”? Independente do tempo que passe, existem roupas que sempre ficam boas em diferentes looks e estilos, atendendo você em todos os momentos. Essas são as famosas peças atemporais: cheias de estilo e que nunca saem de moda.

Hoje desvendaremos tudo sobre a moda atemporal, como ter um guarda-roupas com esse estilo e você ainda irá conferir dicas exclusivas da Tjama do que considerar ao comprar as suas roupas.

Acompanhe a gente nesse post e adicione mais uma trend no seu estilo!

Mas afinal, o que é uma moda atemporal?

O termo “atemporal” significa “algo além do tempo”, ou seja, algo que não muda com o passar do tempo e que não pode ser controlado por ele. Na moda temos várias representações disso, como as roupas do estilo básico que sempre estão presentes em diferentes estilos e atendem as necessidades de uma peça neutra para todos os momentos.

Apesar de sempre estar presente, a moda atemporal não é vista como uma forte tendência, já que não acompanha as mudanças do fast fashion e não exigem que sejam substituídas a cada estação por novos modelos, cores e recortes.

O estilo atemporal também é marcado por elegância e minimalismo, já que não possui excesso de detalhes, como estampas e babados, e seus cortes e cores normalmente são retos e lisos, dando a impressão de dar às composições um ar minimalista.

homem negro estilo o com roupa de alfaiataria

Como saber se uma peça é atemporal?

Existem diferentes detalhes que fazem uma peça ser atemporal ou não, eles podem ser modelagem, cor, tamanho e até mesmo a estampa. Explicaremos cada uma dessas características para você descobrir no momento da compra se a roupa é atemporal ou não, e como você pode fazer as melhores escolhas, evitando levar peças que precisarão ser trocadas com frequência.

Por sua modelagem

Diferente da moda fast fashion, as roupas atemporais costumam ter modelagens que promovem maior durabilidade das peças, evitando que se descosturem, estiquem e até mesmo se desgastam com facilidade.

Nem todas as roupas atemporais são de alta costura ou de alfaiataria, mas sempre atendem a necessidade de uma roupa durável e que não será descartada com poucas vezes de uso.

mulher com óculos mexendo no celular

Pelas suas cores

Quando o assunto é cor que nunca sai de moda, a primeira que vem em nossa cabeça é o preto, concorda? Mas existe uma ampla paleta de cores que garantem um visual atemporal e que você pode misturar em diferentes looks ou garantir um visual exclusivo. Essas cores são:

mulher negra estilosa com look verde sentada e encostada em um muro posando pra foto

  • Preto;
  • Cinza;
  • Marrom;
  • Chumbo;
  • Petróleo;
  • Verde-militar;
  • Azul-royal e azul-marinho;
  • Vermelho carmim;
  • Amarelo e mostarda;
  • Creme, nude e bege;
  • Branco.

Perceba que essas cores sempre estão presentes na moda. Entram e caem tendências e elas continuam fazendo parte dos looks atemporais femininos e masculinos.

Estampa

Assim como nem todas as roupas atemporais são pretas, nem todas elas são lisas. As estampas estão muito presentes no estilo atemporal e para saber se uma estampa é ou não atemporal você deve analisar suas cores: evite neons ou desenhos excessivamente coloridos. Alguns tipos de estampas atemporais que você encontra são:

homem estiloso com camisa estampada e óculos escuro e calça jeans posando pra foto

  • Listras;
  • Vichy;
  • Poá;
  • Geométricas;
  • Animal print;
  • Pied de poule;
  • Xadrez de todos os tipos;
  • Florais médios e pequenos.

Opte por não misturar estampas no mesmo outfit evitando que ele fique com muita informação e poluído. Uma dica certeira para arrasar em todo look é misturar uma peça estampada com uma lisa de cor que tenha na estampa.

Por que investir em um guarda-roupa atemporal?

Ter um guarda-roupa atemporal permite que você tenha hábitos de consumo mais conscientes, comprando roupas de longa durabilidade e tendo maior versatilidade de combinações.

Outra vantagem de adicionar mais roupas atemporais no seu estilo é que você não precisa se preocupar com tendências, e estará sempre na moda independente da roupa que escolher vestir e de bônus ainda garante um visual elegante para qualquer ocasião.

O fato de as peças atemporais serem mais duráveis fazem com que você garanta peças de alta qualidade sempre, evitando ter que lidar com possíveis rasgos, furos, encolhimento ou alargamento de peças.

Sofisticação em todos os looks: as peças atemporais costumam ser mais estruturadas e firmes, adicionando ao seu visual um aspecto chique e glamoroso.

Como montar looks atemporais?

Aposte em peças básicas, cortes de calças retos e estampas atemporais, nunca adicionando roupas com estampas tipo silk screen. Evite misturar peças em cores neon e com excesso de brilho também, para não correr o risco de poluir sua composição ou até mesmo deixar ele cafona.

Aposte nas sobreposições com blazers e trench coat para adicionar charme no look atemporal. Não exagere nos acessórios e evite itens muito coloridos ou de plástico que podem desvalorizar o visual e deixar ele um pouco infantil.

Aposte nas misturas de color block para construir visuais autênticos e criativos, optando por visuais monocolors para conquistar um estilo maduro e mais sério.

mulher com look estiloso chamativo amarelo e laranja com uma rosquinha doce na mão ao lado de cavalos branco

5 roupas atemporais para você investir hoje mesmo!

Se você ainda não tem um guarda-roupa atemporal e deseja começar a aderir a essa tendência, pode iniciar adicionando 5 peças essenciais e que nunca saem de moda ao longo do tempo:

  1. Camiseta branca: fashion e básica, ela garante inúmeras combinações sem perder o estilo;
  2. Camisa de botões: opte por modelos tradicionais e bem estruturados;
  3. Suéter: confortável e quentinho, você pode usar ele em todas as estações e em diferentes looks;
  4. Blazer alongado: os blazers alongados garantem muito estilo ao visual e dão um aspecto elegante nele;
  5. Calça de alfaiataria: mais um clássico que nunca sai de moda, as calças de alfaiataria podem ser utilizadas tanto em looks casuais como sociais.

A moda atemporal é simples e muito fácil de ser adaptada em diferentes estilos, basta que você avalie seu guarda-roupa e adicione peças com cores, modelagens e cores que seguem necessariamente tendências do fast fashion. Poucas peças atemporais já tornam outras mais versáteis e estilosas, use sua criatividade e aplique nosso guia na sua transição de estilo!

Gostou deste conteúdo? Continue em nosso blog conferindo diversos conteúdos sobre moda, lifestyle e cultura pop. Continue a sua leitura e aprenda como combinar suas roupas usando o círculo cromático com a Tjama!

Ah, e não esqueça de postar seus looks atemporais e nos marcar em nossas redes sociais! Adoramos ver você aproveitando nossas dicas no seu dia a dia.

Nos encontramos no próximo post!

5/5 - (Total de avaliações: 1)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário