Todo mês de dezembro a empresa americana Pantone Color Institute, autoridade mundial no mundo das cores, movimenta o mundo das tendências ao lançar a cor do ano. Além de ser o destaque em itens de moda e design, o tom ajuda a traduzir os acontecimentos e a energia do ano e sempre impressiona quem já está na expectativa para vê-la.
E é claro que com o ano de 2023 se iniciando, não poderíamos deixar de falar sobre a tendência de cor definida para representar os próximos 12 meses: o Viva Magenta! Neste post, vamos te deixar por dentro de tudo sobre a cor de 2023, seus significados, como a Pantone definiu a tonalidade e maneiras de incorporá-la no seu estilo. Vem com a gente para saber mais!
Qual a cor do ano de 2023?
Segundo a Pantone, a cor do ano de 2023 é o Viva Magenta (PANTONE 18-1750). A tonalidade vibrante é descendente da família dos tons avermelhados, remetendo ao carmim de cochonilha — um corante natural intenso e precioso. A expectativa é que a cor eleita tome conta das passarelas e ruas nos próximos 12 meses.
O que a cor do ano representa?
O Viva Magenta não foi escolhido como a cor do ano de 2023 por acaso: a cor energizante representa o ânimo e otimismo que vêm se mostrando presente após o período pandêmico que vivemos como sociedade nos últimos quase três anos. Ela simboliza coragem, celebração, empoderamento e a auto expressão — todos necessários para o início de um novo capítulo na história.
Além disso, como a cor descende de um corante natural, ela representa a natureza e tudo aquilo que é real, nos reconectando com aquilo que é essencial. Segundo o anúncio feito por Leatrice Eiseman, diretora-executiva da Pantone, esse simbolismo é necessário em um tempo em que estamos cada vez mais conectados com a tecnologia e o mundo digital.
A conexão com o mundo tecnológico e a cor do ano de 2023 não param por aí: considerada uma cor híbrida, o Viva Magenta transita entre o real e virtual com naturalidade. Isso inspirou a Pantone a criar o Magentaverso — termo que conecta o dinamismo do tom com as inúmeras possibilidades trazidas pelo Metaverso.
Ou seja: a tendência de cor do ano 2023 marca todo o início de uma nova era onde a energia humana e natural se une ao digital, para criar um novo mundo de possibilidades.
Como a Pantone define a cor do ano?
A cor do ano não é definida aleatoriamente. A escolha do Viva Magenta foi resultado de extensas pesquisas de comportamento dos consumidores feitas pelo Pantone Color Institute. A empresa analisa mudanças ideológicas, movimentos sociais, acontecimentos globais e psicologia das cores para chegar ao resultado.
Toda essa análise é feita por uma equipe de profissionais altamente qualificados e renomados no mundo das cores, dando ainda mais credibilidade à definição da tendência de cor de cada ano e fazendo a Pantone se tornar autoridade no mercado.
Como incorporar a cor do ano no visual?
Ok, já sabemos que o Viva Magenta é a cor do ano de 2023. Mas como exatamente podemos incorporá-lo no nosso estilo? Se essa é a sua dúvida, não se preocupe, pois trouxemos algumas dicas simples de como trazer essa tonalidade elegante e marcante para seus looks e decorações!
Cor do ano na moda
Um dos primeiros nichos que se apossa da cor do ano é a moda. Independente de como é seu estilo, incorporar essa tendência em seus looks não precisa ser uma missão difícil. Você pode:
- Vestir looks color block, com peças inteiras na cor Viva Magenta contrastando com outras tonalidades;
- Montar visuais monocromáticos para valorizar ainda mais o tom vibrante;
- Adicionar acessórios – bolsas, cintos, brincos e óculos – na cor do ano, apenas para complementar o look;
- Optar por roupas de cores neutras e chamar a atenção para um calçado no tom carmim;
- Apostar em camisetas de estampa central que tragam a cor em evidência.
Cor do ano na decoração
Outro setor que ama usar e abusar da cor do ano é o design de interiores. Por se tratar de um tom forte, pode parecer um pouco difícil usá-lo na decoração sem pesar o ambiente. Por isso o segredo é encontrar o equilíbrio, trazendo a tonalidade em:
- Mantas e almofadas sobre sofás e camas;
- Tintura de paredes — normalmente uma parede em contraste com as outras do mesmo cômodo já deixam o espaço com outra cara;
- Artigos de decoração — relógios, vasos e quadros;
- Roupas de camas e toalhas.
Trazer a cor do ano para o seu 2023 não é difícil, basta incorporá-la dentro do seu próprio estilo e autenticidade. Agora que você sabe tudo sobre o Viva Magenta e seus significados para esse novo ano, aproveite para curtir ainda mais o período com essa tendência cheia de boas vibrações, coragem e força!
Se você deseja continuar aprendendo sobre o universo das cores, confira nosso post completo sobre as cores análogas e complementares, onde explicamos um pouco mais sobre o universo do círculo cromático. Até a próxima!