Você conhece o minimalismo? Esse conceito está super em alta, conquistando cada vez mais pessoas que estão a procura de um estilo de vida mais simplificado em meio a uma rotina corrida!
É possível ver ele sendo aplicado de diversas maneiras: da forma que consumimos até na nossa estética e estilo. E como, por aqui, estamos sempre falando sobre as tendências, não poderíamos deixar de trazer um papo super interessante sobre o estilo minimalista.
Preparamos um conteúdo completo sobre o assunto, para você conhecer as principais características que fazem do minimalismo um estilo tão único, os benefícios de aderir ao conceito e dicas práticas de como se vestir de forma minimalista. Vem com a gente!
O que é o estilo minimalista?
O estilo minimalista é a estética do minimalismo, um estilo de vida que promove a ideia de vivermos com o que realmente é necessário, eliminando os excessos. Seguindo essa linha, o estilo se aplica na moda, arquitetura e design de interiores, resultando em uma estética simples, limpa e funcional.
Ele surgiu por volta da década de 90, como um protesto contra o consumo exagerado, mostrando que é possível viver bem sem precisar ser impulsivo, de maneira mais consciente.
A ideia de apostar no “menos é mais” foi tão revolucionário que até hoje faz sucesso, com várias celebridades, de diferentes tipos de estilo, esbanjando a sofisticação minimalista por aí.
Quais os benefícios de viver uma vida minimalista?
Adotar o estilo minimalista, seja apenas na forma de se vestir ou também na forma de pensar, pode ser muito benéfico! As principais vantagens desse conceito são:
- Adotar um visual mais clean e atemporal, que combina com tudo e com todas as ocasiões;
- Ressignificar peças de roupas, acessórios e decoração, dando mais valor ao que você já tem;
- Aprender a colocar a qualidade acima da quantidade;
- Desapegar de tudo aquilo que não cabe mais em sua vida ou seu estilo, trazendo uma sensação de leveza;
- Economizar dinheiro e tempo — a estética simples exige pouco tempo na montagem dos looks, decoração e limpeza de casa;
- Resgatar a ideia da simplicidade como algo que pode ser sofisticado.
Quais as principais características do estilo minimalista?
Como vimos, a estética minimalista é a aplicação do conceito em áreas como moda e design. Quando focamos no estilo minimalista na moda, algumas características marcantes ajudam a identificar essa estética. Conheça as principais:
- Preferência por cores neutras, sóbrias e tons pastel que combinam entre si;
- Combinações monocromáticas, seja em conjuntos ou peças avulso que sigam a mesma tonalidade;
- Peças de estampa lisa ou bem discretas;
- Itens de vestuário e calçados “coringa”, que podem ser incorporados em diferentes propostas;
- Estilo versátil, atemporal e confortável;
- Poucos acessórios e elementos decorativos, preferindo o que seja funcional — relógios, bonés, bolsas e mochilas simples, óculos de sol, brincos e colares pequenos.
Fica bem claro que o estilo minimalista abraça a simplicidade, não é? Mas isso não significa que ele seja básico ou casual demais, viu? O conceito pode ser aplicado em looks para diferentes ambientes, seja para ficar em casa, trabalhar, dar um passeio durante o dia e até em ocasiões especiais — basta usar a criatividade e encontrar as peças certas!
Como se vestir no estilo minimalista? 3 dicas práticas!
Agora que aprendemos toda a teoria do estilo minimalista, está na hora de pôr tudo em prática! Preparamos 3 dicas incríveis que vão te fazer ressignificar seu guarda-roupa e ver que se vestir bem para qualquer situação de forma minimalista é tudo o que o conceito promete: simples!
1. Invista em um armário cápsula
Ter um armário cápsula é muito comum entre aqueles que seguem o estilo minimalista. Isso porque ele consiste em apostar nas peças coringas — camisetas, calças, vestidos, shorts e o que mais for versátil para você! — para compor o guarda-roupa.
Uma dica para facilitar essa reforma no armário é escolher peças que transitam facilmente entre diferentes estações e situações, sempre considerando a qualidade do tecido e uma paleta de cores mais atemporal.
Mas é importante estar atento à quantidade de itens: se você tiver peças que usou apenas uma ou duas vezes, elas provavelmente não são tão coringas assim — mesmo se a cor for neutra ou a qualidade for alta. Nesses casos, leve os itens para algum brechó, onde a peça pode ter a chance de ser a estrela do guarda-roupa de alguma outra pessoa!
2. Use e abuse dos looks monocromáticos
A estética monocromática também faz parte do estilo minimalista, por trazer um ar de simplicidade de atemporalidade que eles trazem ao visual. Além disso, os looks que seguem uma única tonalidade vão muito bem em diferentes ambientes.
Você pode usar conjuntos de uma cor só no trabalho, looks total black — ou qualquer outra cor — em festas, e por aí vai. O legal é que existe uma certa elegância que acompanha as produções monocromáticas, causando um impacto sem que você tenha que fazer muito esforço.
3. Aposte na fluidez
Já que o estilo minimalista propõe versatilidade, porque não apostar em peças de roupa fluidas, ou seja, que transitam não só entre as estações e ocasiões, mas também entre os gêneros? As roupas unissex se encaixam super bem no conceito do minimalismo, pois costumam ter design simplificado.
Além disso, elas são perfeitas para looks casuais cheios de conforto, por serem feitas em materiais que se adaptam mais facilmente em diferentes tipos de corpos. Se você deseja saber mais sobre a fluidez dessas roupas, confira nosso post completo sobre a moda genderless e fique por dentro do conceito!
Curtiu o conteúdo? Deixe seu comentário e continue nos acompanhando para ficar por dentro do melhor da moda!