Conheça 10 coisas que só têm no Brasil com a TJama!

Berço de pessoas autênticas, paisagens incríveis e um gingado sem igual, não é de se surpreender que o Brasil é um dos países que mais se destaca no mundo, certo? Mas, além de todas essas coisas, existem muitas características que tornam esse lugar único, desde invenções que usamos até hoje até hábitos que são bem estranhos, na visão dos gringos.

E para te deixar por dentro de tudo isso, hoje o blog da TJama preparou esta lista com 10 coisas que só têm no Brasil. Continue a leitura e embarque com a gente nessa viagem que vai fazer você se (re)apaixonar pelo nosso país!

1. Dia dos Namorados no meio do ano

Para nós, brasileiros, o dia 12 de junho é sinônimo de lojas e restaurantes decorados com corações, flores entregues de um lado ao outro da cidade, looks de casais combinando e muitos jantares românticos, certo?

Só que, para o restante do mundo, essa não passa de uma data qualquer, já que o Dia dos Namorados para boa parte dos outros países é, na verdade, o Valentine’s Day, comemorado no dia 14 de fevereiro. E essa troca tem dois motivos:

mapa do brasil
  1. O mês de junho é conhecido por ser comercialmente fraco e a data foi escolhida para impulsionar vendas na época;
  2. O 12 de junho é véspera do dia de Santo Antônio, conhecido como nosso Santo Casamenteiro.

Legal, né?

2. Chuveiros elétricos

Em outros países, é normal que os banheiros contem com dois registros para a água do chuveiro: um para fria e outro para quente. Só que, obviamente, aqui no Brasil as coisas devem ser diferentes — até porque, vivemos em um país tropical que atinge temperaturas altíssimas, tornando quase desnecessária a existência desse sistema.

Foi aí que Francisco Canho, um engenheiro brasileiro, inventou o chuveiro elétrico, lá em 1945. A invenção salvou a rotina de toda galera, já que dispensou a necessidade de esquentar a água para a ducha, nos dias mais frios. E o fato dele ser usado até hoje, só mostra como o famoso jeitinho brasileiro é um verdadeiro sucesso!

3. Rodízio de pizza ou churrasco

Se tem um hábito culinário que faz parte do estilo de vida brasileiro é ir aos rodízios de pizza ou churrasco. Vai me dizer que você não ama pagar um preço até bem justo para ser servido uma infinidade de sabores (inclusive doces!) e cortes das suas comidas preferidas?

Mas esse sistema incrível é uma coisa que só tem no Brasil e chega a surpreender os gringos que vêm visitar nosso país. É possível até mesmo encontrar vídeos de alguns turistas nesses restaurantes, maravilhados com toda variedade de alimentos que só o nosso povo tem a criatividade para criar.

4. Caipirinha

Você pode até encontrar a caipirinha em cardápios de bares no mundo afora, mas a autêntica versão desse coquetel é algo que só tem no Brasil. Até porque a cachaça, originalmente usada para a receita, é um destilado 100% brasileiro, criado a partir da cana-de-açúcar lá na época da colonização do nosso país.

Cá entre nós: sabendo desse fato, pegar um copo geladinho do drink enquanto veste sua roupa de praia favorita e curte um dia ensolarado de frente para o mar vai ser muito melhor, não é mesmo?

5. Capoeira

A capoeira é luta, dança, arte e símbolo de resistência. Mas, acima de tudo, ela é uma coisa só do Brasil, criada como forma de responder à violência dos colonizadores, quando a escravidão ainda existia por aqui. Hoje em dia, essa prática carregada de história é celebrada junto a diversos outros simbolismos no Dia da Consciência Negra.

E, sinceramente? É mais um dos diversos motivos que nos dão orgulho demais de termos nascido por aqui, não é à toa que reúne pessoas de todas as idades, brasileiras ou não, vestindo as típicas roupas confortáveis para dançar e lutar ao som dos cantos dessa tradição.

6. Cinco taças da Copa do Mundo

Todo brasileiro sabe, mas é sempre bom relembrar: só o Brasil tem 5 taças da Copa do Mundo de futebol masculino — sem contar, é claro, que temos a Marta, uma das melhores jogadoras da modalidade feminina do esporte. As outras seleções podem até tentar, mas a gente sabe que, com a torcida animada, o gingado único brasileiro e a nossa garra, não tem para mais ninguém!

7. Se vestir de branco no Ano-Novo

A tradição de comprar roupas para a família toda na cor branca e comemorar a virada do ano emanando paz é uma coisa tipicamente brasileira. Sim, os outros países não ligam muito para o significado das tonalidades que escolhem vestir quando o relógio bate meia-noite, provando que a gente pode ser bem mais supersticioso.

Ah, além disso, vale lembrar que essa tradição vem das religiões africanas Candomblé e Umbanda. Os praticantes de ambas escolhem a cor para a virada do ano como uma forma de homenagear Iemanjá, a divindade dos oceanos e protetora dos pescadores.

8. Comidas tipicamente saborosas

A culinária brasileira é uma das nossas maiores riquezas culturais, e não por menos: aqui temos coxinha, brigadeiro, pão de queijo, pastel com caldo de cana, acarajé, moqueca, baião de dois, açaí, feijoada, farofa e muitos outros pratos. Já deu fome em você também?

9. Alguns gêneros musicais

Além da comida incrível, da energia contagiante e das paisagens mais incríveis, o Brasil também é capaz de criar gêneros musicais originais — além, é claro, de danças incríveis que os acompanham. Só por aqui a gente pode dançar ao som tradicional de samba, pagode, axé, sertanejo, forró, funk carioca, frevo e diversos outros ritmos que embalam festas em todos os cantos do país.

10. Zeca Pagodinho

Por fim, mas não menos importante, só no Brasil a gente encontra uma das maiores personalidades do samba: o Zeca Pagodinho!

Dono de uma voz melódica e de músicas capazes de agitar pessoas de todas as idades com suas letras e ritmos únicos, não é à toa que ele vem representando nosso país há décadas. E toda energia incrível que esse cara exala foi traduzida por nós numa collab exclusiva de roupas confortáveis com a estampa Churrasquinho do Zeca, que traz elementos dos maiores hits do artista.

É para fechar com chave de ouro, mesmo, né?

Agora que você está por dentro de todas as coisas que só têm no Brasil, que tal ficar ligado nas maiores tendências que estão por vir na moda com um conteúdo completo que a gente preparou aqui no blog da TJama? Voltamos em breve com mais assuntos para agitar sua vida e estilo.

Até lá!

Avalie este post

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário