Você já ouviu falar sobre dress code, mas não sabe muito bem como ele funciona? No post de hoje, nós da TJama vamos te explicar o que é e quais os tipos de dress code pra te ajudar a se vestir bem em todas as ocasiões e ainda incluir o seu estilo pessoal no dress code. Se interessou? Então cola com a gente nessa leitura!
O que é dress code e por que ele é importante?
O dress code, em português, código de vestimenta, é basicamente uma indicação sobre o tipo de roupas, calçados e acessórios que devem ser usados pra uma determinada ocasião. Ele varia de acordo com o grau de formalidade do evento e regrinhas do local e é importante pra garantir que todo mundo vai estar vestido de forma apropriada para a ocasião.
Seguir o dress code evita que você esteja formal demais pra momentos que permitem maior descontração ou muito informal pra casos em que é necessário estar usando roupas mais sérias. Seguir o dress code evita que você fique arrumado demais pra momentos descontraídos ou relaxado demais pra ocasiões mais sérias.
Outra vantagem de estar de acordo com o dress code é a garantia que você vai poder entrar em certos ambientes, afinal, existem locais que não permitem a entrada de pessoas com certos tipos de calçados ou roupas.
Quais são os principais tipos de dress code?
Como explicamos, o dress code vai depender da situação, o que significa que ele tem classificações pra incluir as variações de formalidade e peças que podem ou não ser usadas. Confira mais sobre cada um dos principais tipos de códigos de vestimenta:
1. Dress code casual ou esporte
O dress code casual ou esporte é aquele com uma cara mais despojada e descontraída, sem peças formais e exigências sobre modelagens muito específicas, o que faz dele um dos mais de boas na hora de formar os looks. Embora ele possa ser chamado de esporte, não significa que é pra você usar só roupas de academia, ok?
Nos looks desse dress code, você pode colocar peças como camisetas, regatas, croppeds, camisas estampadas, casacos, shorts, calças e bermudas feitas de materiais como malha de algodão, jeans e moletom. Aqui, também tá liberado usar estampas variadas, como xadrez, bolinhas, flores, folhas, elementos marinhos e personagens de seus filmes, suas séries ou seus desenhos animados favoritos.
Para os calçados, opte por sandálias sem salto, como rasteirinhas e papetes, tênis esportivos ou casuais, sapatilhas, botas sem salto e coturnos. Caso queira finalizar o visual com acessórios, você pode usar, por exemplo, bolsas maiores e/ou feitas de forma artesanal, bonés, pulseiras e colares coloridos, brincos de argola e relógios discretos.
2. Dress code business casual e formal
O dress code business é formado pelas peças que você pode usar no trabalho. A versão casual é usada pra ambientes mais informais que permitem uma maior liberdade, o que não significa que é pra você ir com roupas de ficar em casa para o escritório, mas, sim, que você pode colocar uma camiseta e uma calça jeans com ou sem um terninho por cima, além de calçados como sapatilhas, tênis casuais e sapatênis.
Já o business formal é pra ambientes que exigem maior formalidade nos looks. Pra atender a esse dress code, é possível usar camisas sociais com um terno por cima, calças de alfaiataria, scarpins e sapatos sociais. Dependendo do ambiente, dá pra encaixar um sapatênis aqui também, mas aí você vai ter que analisar.
3. Esporte fino ou traje passeio
Esse código de vestimenta fica no meio do caminho entre o formal e o casual, sendo muito utilizado hoje em dia pra festas de aniversário, confraternizações e casamentos. Fazem parte dele peças como camisas sociais com ou sem um blazer por cima, camisetas com blazer, calças jeans escuras ou caquis, vestidos e saias com comprimentos que podem ser tanto acima quanto abaixo do joelho ou longos.
Para os pés, dá pra escolher entre sapatênis, mules, mocassins, scarpins, sapatilhas e sandálias de salto. Ah, se você quiser um look mais moderno, é possível usar um tênis casual com cores mais neutras, pra manter o estilo sem exagerar.
4. Dress code formal ou passeio completo
O dress code formal ou passeio completo é usado pra eventos mais chiques e pode ser dividido em dois, dependendo do quão formal é a ocasião: black tie e traje a rigor. Eles costumam ser exigidos em festas como premiações e casamentos mais tradicionais.
Black tie
No black tie, os homens devem usar smoking ou paletó preto e gravata preta com uma camisa branca, além de sapatos sociais pretos. Já as mulheres têm maior liberdade de cores, embora os tons neutros e os mais escuros costumem predominar nos vestidos longos feitos de materiais nobres. Para os pés, o indicado é o scarpin.
Traje a rigor
O traje a rigor é o ápice da formalidade, sendo composto por peças como vestidos com cauda, smokings e paletós, feitos em tecidos considerados nobres, como seda, tafetá e chiffon. Os calçados também devem atender à formalidade, por isso, os ideais continuam sendo os sapatos sociais e scarpins.
5. Uniforme
Sim, o uniforme também é um dress code! Ele define um padrão de roupas que devem ser usadas em determinado local. Pode ser pra gerar uma identificação mais fácil, como em escolas e lojas, ou pra garantir a segurança, como no caso de quem trabalha em ambientes com risco.
Como adaptar o dress code ao seu estilo pessoal?
Mesmo que o dress code indique o tipo de roupas que você deve usar, em geral, ainda é possível deixar os looks com a sua cara, exceto pra casos em que as regras definidas são inflexíveis, como em alguns uniformes e nas cores do black tie masculino.
Uma forma de adaptar o dress code ao seu gosto é adicionar elementos como jaquetas, elásticos de cabelo, cintos e bandanas com cores e estampas ao uniforme se você curte o estilo criativo. Outra opção é usar vestidos e blusas com mangas rendadas ou bufantes no dress code casual ou esporte fino, se você prefere um estilo romântico.
O dress code é tipo um guia pra você saber o que vestir em cada ocasião. Seguindo ele, dá pra arrasar e ainda estar no clima do evento!
Curtiu aprender mais sobre esse tema? Conta pra gente o que achou aqui nos comentários! E aproveita pra conferir o post que fizemos sobre o estilo esportivo natural e aprender a montar looks superconfortáveis pra usar no dia a dia!