Como funciona o círculo cromático na moda? Veja tudo sobre!

Você já se pegou em um dilema na hora de criar combinações de cores nos seus looks? Seja para o dia a dia ou ocasiões especiais, é muito comum que a gente se pegue questionando se algumas misturas de tons vão bem juntos ou se deixam o visual muito carregado e confuso, seja por serem muito semelhantes ou totalmente opostos.

Mas, você sabia que existe uma teoria que pode acabar com todas essas dúvidas e te ajudar a entrar de vez na vibe das produções coloridas sem medo de ser feliz? Estamos falando do círculo cromático, um estudo criado pelo renomado cientista Isaac Newton e que, até hoje, é muito utilizado no design e da moda, especialmente nas técnicas de coloração pessoal.

Além de ser super divertida de explorar, essa teoria nos ajuda a trazer um olhar mais claro e objetivo sobre o mundo das cores, facilitando muito o caminho para compreendê-las. Curtiu a ideia? Então se liga nesse conteúdo: aqui vamos explorar o que é e como usar o círculo cromático na moda ao seu favor. Acompanhe a leitura com a gente!

O que é o círculo cromático e para que serve?

O círculo cromático é um estudo que une as combinações das cores primárias, secundárias e terciárias em uma paleta de 12 tons: amarelo, amarelo-alaranjado, laranja, vermelho-alaranjado, vermelho, vermelho-arroxeado, violeta, azul-arroxeado, azul, azul-esverdeado, verde e amarelo-esverdeado.

infográfico do círculo cromático

As cores são postas de forma que os tons quentes ficam próximos uns dos outros, assim como os frios ficam agrupados. Além do modelo sólido, o círculo conta com uma variação que fragmenta cada cor em seus diferentes níveis de saturação, que vão da sua tonalidade mais intensa à sua versão de tom pastel.

Se você estiver se perguntando como isso se relaciona com a moda, a resposta é bem simples: essa maneira de organizar as cores e apontar as possíveis harmonizações entre elas facilita a criação de visuais coloridos de forma equilibrada. Ele mostra que é possível unir até mesmo os tons mais inusitados em um mesmo look sem deixá-lo visualmente pesado e perdido.

Explorando as 4 harmonias do círculo cromático

O círculo cromático vai muito além da combinação das cores análogas e complementares: ele oferece uma gama de possíveis harmonias, dentre as quais existem 4 que se destacam:

1. Círculo de cores complementares

infográfico do Círculo de cores complementares

A harmonia cromática de cores complementares mostra possíveis uniões equilibradas entre cores que estão em lados opostos do círculo, como amarelo + violeta, azul + laranja e verde + vermelho. Essa é uma ótima opção para quem curte criar estéticas de contraste e impacto, seja na hora de se vestir ou decorar o ambiente.

2. Círculo de cores monocromáticas

infográfico Círculo de cores monocromáticas

O círculo monocromático é a variação da teoria cromática que combina os diferentes tons de saturação numa mesma cor em um efeito degradê. Ele se inicia no tom mais escuro, ou intenso, do pigmento e vai “desbotando” até chegar na sua versão mais clara — como ir do verde-escuro ao verde pastel, por exemplo.

3. Círculo de cores análogas

infográfico de Círculo de cores análogas

A harmonia cromática das cores análogas combina cores vizinhas no círculo, sempre agrupadas em 3. Diferente do monocromático que cria um efeito degradê, essa combinação análoga cria blocos de cores que não são partes do mesmo grupo, mas conversam entre si por possuírem características semelhantes, seja saturação ou nuance, por exemplo.

4. Círculo de cores tríades

infográfico de Círculo de cores tríades

A combinação das cores tríades consiste em unir três ou mais tons com a mesma distância entre si no círculo, como azul-arroxeado + vermelho-alaranjado + amarelo-esverdeado, por exemplo. Essa é uma versão mais abrangente da harmonia entre cores complementares e possibilita inúmeros visuais que unem contrastes e semelhanças entre os tons escolhidos.

Como usar o círculo cromático na moda?

Usar o círculo cromático na moda é mais simples do que muita gente imagina — basta escolher quais das harmonias cromáticas mais te agradam e condizem com o que você se sente confortável vestido. Para facilitar a sua escolha, separamos 4 possibilidades de looks seguindo cada variação do círculo, olha só:

colagem de imgem de mulher elegante com look cromático em fundo roxo lilás

1. Looks com cores análogas

Se você se identificou com a harmonia de tons análogos, uma boa ideia é apostar em looks na tendência color block, que consiste em unir peças de roupas de diferentes tons sólidos para criar um visual em blocos que harmonizam entre si.

Você pode, por exemplo, unir um short evasê de cintura alta azul-arroxeado com cropped azul-esverdeado e fechar a produção com uma camisa ou kimono aberto na cor azul. O calçado pode seguir a mesma paleta, ou ser de um tom mais neutro para “quebrar” o visual sem desarmonizar a estética.

2. Looks com cores complementares

A possibilidade de montar um look com cores complementares pareceu mais interessante para você? Então se jogue nas combinações de fortes contrastes, que também podem seguir a tendência color block, mas de uma forma mais ousada: junte uma calça wide leg laranja + top azul, por exemplo.

3. Looks com cores monocromáticas

Se você é fã do estilo minimalista, é bem provável que tenha se identificado com os looks do círculo monocromático. Uma ideia bem interessante para você se jogar nessa harmonia é combinando calça de alfaiataria + blazer violeta intenso com um top violeta médio — que, aliás, é uma excelente opção para trazer mais cor ao look de trabalho!

4. Looks com cores tríades

A harmonia de cores tríades é perfeita para quem quer se jogar de vez na ousadia das combinações do círculo cromático. Aqui, você pode apostar em looks completamente estampados — até porque boa parte das estampas são feitas com tons tríades! — ou voltar aos blocos, unindo saia lápis azul + camisa branca + blazer ou kimono vermelho, todos na sua versão mais intensa.

Seja qual for a possibilidade do círculo cromático que mais chamou sua atenção, o importante é que você se sinta confortável ao vestir a combinação. Afinal, independentemente da teoria ou tendência, a moda está aqui para permitir que você se expresse da melhor forma.

Curtiu o conteúdo? Então continue explorando o universo das cores conferindo nosso post sobre o dopamine dressing, uma tendência que usa pigmentos e formas lúdicas para nos ensinar a vestir para a felicidade, perfeita para você mergulhar de cabeça nas combinações inusitadas sem medo!

Avalie este post

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário