Dopamine Dressing: conheça a tendência da moda feliz

6 Minutos de Leitura

A moda é uma forma de expressão e se tem uma coisa que ela consegue fazer é causar diferentes sensações através das roupas, calçados e acessórios que escolhemos vestir. E existe uma tendência crescente que está usando esse poder do mundo fashion para transformar cada look do dia em uma superdose de ânimo: estamos falando do Dopamine Dressing!

Mais do que uma forma de se vestir, essa moda vem como um movimento em prol do bem-estar e tem tudo a ver com o momento atual que estamos vivendo. Quer saber mais sobre essa onda e descobrir como trazer ela para o seu visual? Então segue a leitura!

O que é o Dopamine Dressing?

Dopamine Dressing é uma proposta de se vestir para se sentir bem, animado e feliz. O nome da tendência vem do inglês e, em tradução livre, significa “vestir-se de dopamina”, fazendo referência a um dos hormônios responsáveis pelas sensações de prazer, satisfação e otimismo.

A ideia central dessa moda é apostar em um estilo criativo que dá total liberdade para expressarmos felicidade através das roupas, seja qual for a nossa interpretação do conceito. Como a alegria é o carro-chefe da proposta, o seu ponto mais alto acabou se tornando a escolha por cores vibrantes e chamativas, que podem ser vistas em looks de uma cor só ou totalmente coloridos.

Apesar de não existirem estudos conclusivos sobre a relação dos looks “dopaminados” e esse sentimento de positividade, a psicologia das cores mostra que cada tom pode afetar nosso comportamento de algum jeito e alguns deles têm, sim, a capacidade de nos fazer sentir mais animados. E já que eles têm esse poder, porque não vesti-los e ver o que acontece, né?

menina com look neon

Como surgiu o Dopamine Dressing?

O Dopamine Dressing não surgiu do nada: ele apareceu em meados de 2021, num cenário quase pós-pandêmico onde existia uma sensação coletiva de desânimo e melancolia. Como, na época, estávamos começando a sair do lockdown, onde nos acostumamos a vestir roupas sóbrias e básicas, era comum trazermos esses looks para as ruas, o que não ajudou muito a elevar os ânimos.

E foi assim que os visuais cheios de dopamina chegaram, quebrando a monotonia e mostrando que nós temos total liberdade de sermos felizes e expressarmos esse sentimento em tudo o que vestimos. Até hoje, essa moda representa o arco-íris depois da tempestade e mostra que veio para ficar.

Até mesmo o Viva Magenta, a cor do ano de 2023, é super enérgica e faz parte dessa tendência que simboliza uma nova era de celebração, animação e confiança de que tempos melhores estão por vir.

Quais as características do Dopamine Dressing?

Bom, já deu para perceber que o Dopamine Dressing não tem nada de básico ou neutro, né? Essa tendência de personalidade forte tem características pensadas para transformar qualquer look no centro das atenções, olha só algumas delas:

homem negro estilo dando um salto com look cor de rosa

  • paletas de cores fortes, vibrantes e até neon — laranja, rosa, verde;

  • estampas chamativas e lúdicas, como corações, flores, estrelas, smiley face e abstratas;

  • acessórios máxi e lúdicos, como brincões, anéis, colares e óculos de sol coloridos;

  • tecidos confortáveis que deixam o corpo a vontade para se mover, sem causar desconforto ou apertos;

  • detalhes texturizados, como paetê, lantejoulas, pompom, seda, lã e afins;

  • calçados que fogem dos tons sóbrios e neutros.

Não existem regras quanto a forma de vestir cada um desses elementos: alguns adeptos do estilo dopaminado conseguem unir todas essas características harmoniosamente em um único look, outros já preferem misturar peças mais neutras para balancear o visual.

Seja qual forem suas escolha de combinações, o importante é que elas te façam sentir bem, contente e cheio de dopamina!

Como posso aderir ao Dopamine Dressing?

Aderir ao Dopamine Dressing não precisa ser nada complicado, mas entendemos que toda essa liberdade de escolher as peças para compor o look pode deixar a gente meio perdido na hora de montar as produções. Por isso, preparamos 5 dicas para você se vestir bem e trazer muita dopamina para seus visuais sem medo, acompanhe!

mulher estilosa sentada em um muro com parede

1. Brinque com as cores

Já que as cores são o carro-chefe dessa tendência, que tal explorar ainda mais o universo das colorações e testar as diferentes possibilidades de combinações que elas oferecem? Você pode começar estudando as cores análogas e complementares para entender como elas podem se unir para criar looks super coloridos sem causar um desequilíbrio visual.

2. Aposte nos contrastes

As produções contrastantes, como os looks color block, causam impacto logo à primeira vista e você pode usar isso a seu favor para aderir ao Dopamine Dressing. Que tal, por exemplo, montar uma produção com calça rosa + blusa branca +blazer laranja? Pode até parecer inusitado, mas esses blocos de cores bem definidos são garantia de sucesso, harmonia e, é claro, muita energia.

3. Estampe a alegria no look

As roupas estampadas têm tudo a ver com a moda da dopamina, principalmente as mais chamativas, modernas e lúdicas. Você pode usá-las de forma isolada ou combiná-las entre si, como em um look que une estampas geométricas e florais, por exemplo.

4. Se jogue na monocromia

Os looks monocromáticos de cores vibrantes são a prova de que o Dopamine Dressing pode ser usado até por quem é do estilo minimalista. Imagine, por exemplo, o impacto que um conjunto todo pink de alfaiataria pode causar no look para o trabalho? Além de se conectar super bem com a tendência, a monocromia traz praticidade e sofisticação a qualquer visual.

5. Esteja sempre confortável

Além das cores alegres, existe um elemento que nunca falha em fazer a gente se sentir bem e feliz na hora de se vestir: o conforto! Até porque, de que adianta usar as tonalidades mais vibrantes do mundo das cores se o tecido da peça escolhida é super rígido e desconfortável, não é mesmo?

Por isso, use e abuse do estilo comfy na hora de montar seus looks “dopaminados”, com roupas feitas em materiais macios e molinhos que dão liberdade de movimento, para você aproveitar seus dias com verdadeiro estilo, contentamento e bem-estar.

E aí, curtiu conhecer o Dopamine Dressing? Agora é só escolher as dicas que você mais gostou e usá-las para montar os melhores looks com essa tendência que tem tudo para deixar sua rotina mais animada. Ah, e não esqueça de compartilhar com seus amigos para contagiar ainda mais gente com essa moda. Até mais!

5/5 - (Total de avaliações: 1)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário