Conheça o que é armário cápsula e como montar um!

Você já comprou uma blusa e quando chegou em casa percebeu que ela não tinha nada a ver com as roupas que você já tinha no guarda-roupa? Ou foi se arrumar para sair e teve aquela sensação de não ter nada para vestir, mesmo estando com o armário cheio de roupas?

Pois saiba que esse é um cenário muito comum entre diversas mulheres e, apesar de parecer que isso nunca passará, fique sabendo que tem solução: o armário cápsula!

Esse armário foi um conceito criado nos anos 70 para designar um tipo de guarda-roupa com poucas peças, mas que todas combinam entre si, dando a ideia de que todas as roupas são úteis, contendo tudo o que você precisa para criar diversos looks.

Conheça essa tendência e como ela pode te ajudar a criar combinações incríveis sempre sem ter mais a sensação de não ter nada para vestir. Boa leitura!

Armário cápsula: o que é?

Muito mais do que um armário minimalista, o armário cápsula é um conceito que atende também a moda sustentável e visa reduzir a quantidade de roupas que você tem, permitindo ter outro olhar para seu closet, no qual todas as suas peças combinam com o seu estilo.

Esse conceito não se resume em apenas ter peças de uma só cor ou não investir em modelagens diversas, nele a ideia que permanece é a atemporalidade das peças, tornando elas tendências em qualquer ocasião, seja uma blusinha no preto ou no verde-limão.

Como funciona o armário cápsula?

Visando um estilo minimalista, versátil e atemporal, esse armário funciona de modo que todas as suas roupas são úteis e você pode montar diversos looks utilizando as mesmas peças, seja em uma combinação mais casual ou aquelas mais elegantes e sofisticadas.

imagem de um armário cápsula com varias roupas

Como começar a montar um armário cápsula?

Para iniciar o seu próprio armário cápsula, você deve primeiramente abrir seu guarda-roupa e ter outro olhar sobre ele. Certamente deve estar cheio de roupas que você nunca usou ou que até já tenha vestido em alguma época, mas abandonou ela entre seus cabides.

Separe aquelas peças que fazem mais de 1 ano que você não usa ou que não servem mais você e deixe somente aquelas que você costuma vestir, as que são mais a sua cara ou que você comprou recentemente.

Fazer isso não é somente um ato de desapego do que não faz mais sentido para você, mas faz com que se aproxime mais de quem você é atualmente. Ou seja, ajuda a descobrir seu estilo, gostos e as mudanças que você passou em determinado período que mudaram o seu estilo também.

O que ter no armário cápsula?

Não existe um número fixo de roupas que você deve ter, pois isso pode variar muito de pessoa para pessoa, pois a rotina, o clima e o seu próprio gosto pode fazer com que você aumente ou não a quantidade de peças.

Por exemplo, se você mora em uma região onde o clima é mais tropical durante o ano todo, seu investimento em peças para inverno será menor, ao contrário de quem mora em regiões onde há um inverno rigoroso e um verão muito quente.

Inclua peças que combinem entre si e que permitem que você monte diversos looks em todas as estações, como uma saia que fica linda com um cropped durante as estações mais quentes, mas também fiquem perfeitas com uma meia calça e uma sobreposição de um trench coat durante o frio.

Sempre selecione blusas, calças, saias, shorts e sapatos que fique bom em qualquer outfit, multiplicando as oportunidades de combinações que você pode fazer.

Quantas peças deve ter um armário cápsula?

Não existe um número exato, mas você pode ter pelo menos 20 peças que permitem você criar de 3-6 looks com cada, dando oportunidade de você variar em todas as suas combinações.

As cores que você tem no seu closet também influenciam na versatilidade das peças assim como na quantidade de combinações que é possível fazer, então sempre opte por manter um closet com cores análogas e em tonalidades que combinem entre si.

O que fazer com as roupas que não uso mais?

O desapego é sempre doloroso para quem faz, mas saiba que é necessário. Ainda mais nos casos em que você tem um excesso de roupas sem utilidade. Nunca descarte roupas no lixo, pois além de poluir o meio ambiente, você descarta também a oportunidade de dar a peça para alguém que esteja precisando.

Separe as roupas mais recentes, que estão na moda e leve para trocar em um brechó, às vezes você pode substituir por uma peça que complemente o seu novo closet ou até mesmo consiga levantar um dinheiro com as trocas. As peças que não vão para o brechó podem ser levadas para instituições de caridade que aceitem doações.

mulher vendo roupas em seu armário cápsula

Como montar um armário cápsula com 20 itens

Se você já entendeu como iniciar a montagem do seu guarda-roupa minimalista, já desapegou de muitas peças, mas ainda está na dúvida sobre o que deixar ou como finalizar a montagem do armário cápsula? Confira algumas sugestões de peças que achamos essenciais ter:

  1. Camisa social clara;
  2. T-shirt básica;
  3. Blusa de manga longa preta;
  4. Regata;
  5. Saia envelope preta;
  6. Conjunto feminino;
  7. Vestido de festa curto;
  8. Vestido midi casual;
  9. Vestido longo;
  10. Calça legging preta;
  11. Calça jeans skinny;
  12. Calça social preta ou azul-marinho;
  13. Calça de tecido pantacourt;
  14. Shorts jeans mom;
  15. Blazer social preto;
  16. Trench coat;
  17. Meia-calça preta;
  18. Ankle boot;
  19. Sandália de salto grosso;
  20. Sapatilha;

    mulher escolhendo roupa em seu armário cápsula

Sempre selecione peças que atendam a diversas combinações, com modelagens atemporais para que você possa usar sempre, pois isso fará com que você saiba como se vestir bem em qualquer ocasião. Opte por cores que combinem com tudo, como blusas que fiquem boas com suas partes de baixo e sapatos que combinem com todas as possibilidades de combinações.

Quais são as vantagens de ter um armário cápsula?

Além de ter uma quantidade de roupas reduzidas, mas 100% úteis, você acaba com aquela sensação de “não tenho roupa para vestir” mesmo estando com o closet cheio. Também é indiscutível que a bagunça nas suas coisas diminuirá, pois, ao invés de ficar revirando o armário em busca de algo para vestir, você consegue visualizar tudo o que tem e como usar.

vista de frete deum armário cápsula

Quando devo ter um armário cápsula?

Se você já sentiu que deve fazer um desapego, não encontra o que vestir e sempre fica insatisfeita com o que tem, estes podem ser sinais de que começar a considerar ter um armário cápsula seja uma boa ideia. Não precisa chegar desapegando de tudo e fazendo um verdadeiro limpa, comece fazendo pequenas trocas e gradualmente vá tornando seu closet mais versátil.

Nem sempre você irá identificar de primeira como tornar o seu closet em um modelo cápsula, mas pequenas mudanças já fazem toda a diferença e você irá se sentir melhor ao criar looks fashions para diversas ocasiões.

Gostou deste conteúdo? Aqui no blog da TJama sempre buscamos trazer posts sobre o universo da moda, cultura pop, lifestyle e mais! Então continue com a gente e confira 5 opções de blusas para usar com calça wide leg!

Avalie este post

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário