Cá entre nós: notar que uma peça comprada na internet não cai nada bem não é lá uma sensação muito boa, né? E isso pode acontecer com uma certa frequência, já que, quando a compra é feita online, é muito difícil ter a noção exata do caimento da peça, já que não tem como vê-la de perto e muito menos como prová-la.

Mas mesmo que não exista nenhuma bola de cristal para resolver esse problema, ainda dá para adquirir uma roupa que caia bem ao desenvolver um bom senso analítico para isso — e a gente te garante que essa missão não é nenhum bicho de 7 cabeças, viu?
Quer saber como escolher uma peça que sirva perfeitamente em você? Então, vem ver esse conteúdo completíssimo que a TJama preparou: vamos te mostrar o que é um bom caimento de roupa, o que pode afetar essa vestibilidade, dicas de como saber se uma peça fica boa e muito mais!
O que é um caimento de roupa ideal?
O caimento de uma roupa nada mais é do que a forma que ela se adapta ou não ao corpo.
Essas características podem ser percebidas a olho: se não existe uma adaptabilidade, assim que vestimos a peça, ela pode ficar justa demais, larga, curta, comprida, torcida e, na maioria das vezes, compromete o movimento natural do corpo, causando até um certo desconforto ao vestir.
Já a boa adaptabilidade é o caminho perfeito para criar looks comfy, que vão fazer você se sentir bem em todos os momentos. Geralmente, essas peças dão um match perfeito com as suas medidas e deixam o corpo muito mais livre para se movimentar — além de ficarem visualmente mais proporcionais à sua estrutura corporal. Tudo de bom, não é?!
Como saber se a roupa tem um bom caimento?
Quando vamos a uma loja física, encontrar peças que caem bem em nosso corpo é muito mais simples, visto que podemos tirar a prova real no provador. Mas, no caso das compras na internet, existem outros meios de identificar se o item tem um bom caimento ou não. Anote aí:
Tecido
O tecido usado na confecção de uma roupa afeta bastante seu caimento. Peças de malha, por exemplo, são maleáveis e fluidas, enquanto o jeans, mesmo quando “elástico”, é mais estruturado.
Além disso, o tipo de tecido pode indicar a resistência da peça durante sua lavagem e secagem. Por isso, escolher materiais mais resistentes garante uma roupa de qualidade e, consequentemente, com caimento impecável por muito mais tempo.
Costura
Outro detalhe simples, mas que tem um impacto enorme no caimento de uma roupa é a costura. Até porque, existem pontos diferentes, mais soltos ou firmes, que reúnem volumes maiores de tecido em pregas e babados. Além disso, muitas peças nem possuem costura visível, porque são feitas com tecidos leves e que não desfiam com facilidade.
Modelagem
A modelagem de uma peça com certeza é a característica que mais afeta seu caimento no corpo, já que é ela que delineia o corte de cada uma das partes da roupa. Por isso, roupas feitas sob medida costumam ter melhor vestibilidade, por serem produzidas conforme as medidas do corpo, seja ele magro, midsize ou plus size.
Apesar de não ser possível ver todos esses detalhes em peças compradas na internet, mas é importante manter elas no radar, por meio das descrições e/ou reviews dos produtos, para minimizar as chances de erro, ok?
O biotipo pode influenciar o caimento da roupa?
Sim e não. Na verdade,isso é algo que depende mais da peça escolhida do que do seu biotipo. O ideal é que as roupas sejam feitas para cair bem em todo mundo, sejam pessoas magras, gordas, altas ou baixas. Tá, mas isso significa que eu só posso vestir roupas que são feitas para o meu corpo? Não necessariamente!
A gente sabe como a indústria da moda é, em sua maior parte, centralizada em corpos magros e que isso impacta diretamente a forma que as roupas são produzidas. Como resultado, roupas feitas para pessoas com corpos magros não são pensadas para pessoas com corpos gordos e raramente apresentam um caimento adequado.
Por isso, as marcas que trabalham com tamanhos inclusivos têm um papel fundamental no caimento das roupas, já que produzem com base nas curvas dos corpos gordos, que não devem ser reféns da gordofobia e da cultura do emagrecimento.
Caimento de roupa: 3 dicas para acertar sempre na escolha
Além do tecido, da modelagem e da costura das roupas, existem estratégias que facilitam muito na hora de encontrar uma peça com o caimento perfeito para você, principalmente se a intenção é comprá-la online. Para isso, a TJama separou 3 dicas que vão deixar essa escolha muito mais certeira e garantir uma boa compra. Confira:

1. Tire as medidas do seu corpo
Assim como tirar as medidas do nosso corpo é fundamental para fazer peças sob medida, no caso das compras pela internet isso também é uma mão na roda. Para isso, você vai precisar de uma fita métrica e um campo de anotações, seja um bloco de notas ou no celular mesmo.
Nesse caso, ter as medidas corretas dos ombros, braços, pernas, busto, quadril e cintura vai garantir que a roupa escolhida se aproxime ao máximo do caimento ideal para você, além de manter seu o movimento livre do corpo e, obviamente, o seu conforto.
2. Compare suas medidas com as tabelas de lojas online
Para garantir uma compra satisfatória, a maioria das lojas online oferece uma tabela de medidas que norteia o tamanho das roupas para além dos tamanhos padronizados — PP, M, G, GG, XG e EG.
Portanto, se você já tem suas medidas anotadas, será muito mais simples fazer a comparação com as medidas da roupa que você deseja. Assim, a probabilidade do caimento ficar legal em você é muito maior.
3. Verifique avaliações e comentários dos consumidores
Uma estratégia infalível para verificar a qualidade de qualquer produto que você compra online é consultar a taxa de satisfação e/ou avaliações dos clientes que já compraram o mesmo item.
No caso das roupas, pode ser que você encontre informações valiosas relacionadas ao caimento da peça e melhor ainda: alguns consumidores até publicam fotos vestindo essas roupas. Na dúvida, dê uma olhada no campo de comentários abaixo do produto para ter certeza de que está fazendo uma boa compra.
Não podemos deixar de pontuar que, no fim das contas, o caimento de uma roupa deve ser sempre considerado como aquilo que faz você se sentir bem com o que veste. Isso porque, mesmo que a pressão estética e as imposições coletivas afetem a nossa percepção sobre como nos expressamos, nossa autopercepção é sempre a opinião que devemos priorizar sobre o assunto.
Acima de tudo, cultivar a autoestima e bem-estar próprio é o verdadeiro caminho para se sentir bem consigo mesmo a ponto de expressar sua criatividade e beleza natural, sem se limitar por barreiras sociais e culturais.
Se você gostou deste post, continue navegando pelo blog da TJama para conferir mais textos como este. Aqui, você encontra diversos conteúdos que contemplam o universo da moda, estilo de vida e cultura. Aproveite!

1 comentário em “Caimento de roupa: como saber se a peça fica bem em você?”
Eu amo tenho varios conjuntos e peças
Nem uso como pijama
É minha roupa de passeio e viagens