Mix de estampas: 7 dicas para criar looks cheios de estilo

6 Minutos de Leitura

O uso de looks que combinam estampas é uma tendência que vem conquistando os corações daqueles que gostam de se aventurar no mundo da moda, mantendo-se abertos para inovar o visual de acordo com técnicas de styling inusitadas.

Se você gosta de testar novos estilos e truques na hora de se vestir, mas tem estado sem criatividade para montar looks estampados, não se preocupe: a TJama está aqui para te ajudar a destravar de vez seus instintos fashionistas e se destacar por onde for.

Continue a leitura e confira quais são ostipos de padronagem mais comuns em looks, como combinar estampas em suas composições e muito mais!

Afinal, pode misturar estampas em um look?

Mesmo sendo uma ideia fora da caixinha, você pode, sim, misturar estampas e criar um look super estiloso. Aliás, esse tipo de técnica de styling está cada vez mais comum entre entusiastas da moda, principalmente porque demonstra propriedade no assunto — além de bom gosto, é claro!

Mas, é preciso tomar cuidado com a escolha das estampas que deseja usar no look, até porque essa não é uma das estratégias mais fáceis para os momentos em que você precisa criar combinações práticas. O segredo é se dedicar ao tempo, ao cuidado e à noção visual treinada para errar.

Qual é o tipo de estampa mais usada?

Estampas de serigrafia e sublimação são, sem dúvidas, os tipos de padrões mais usados. Se você não está familiarizado com os nomes, não se preocupe: a serigrafia nada mais é do que a impressão com auxílio de uma tela e tintas, enquanto a sublimação consiste em transferir a arte desejada a um papel especial e submetê-lo a altas temperaturas para passar a estampa ao tecido.

O mais legal é que essas técnicas podem ser o meio para criar as mais diversas padronagens populares por aí, como as modernas estampas xadrez, poá, listras, pied de poule, animal print, florais, geométricas e por aí vai.

pessoa usando roupa listrada

E se você for parar para pensar, podemos encontrar todos esses estilos em diferentes itens de vestuário, desde camisetas e calças até calçados e acessórios, como bolsas, ecobags, mochilas, e bonés. A escolha por misturá-las sempre depende de uma única coisa: a sua criatividade. Legal, né?!

Mix de estampas: saiba combiná-las com 7 dicas das TJama!

Gostou da ideia de apostar no mix estampas para criar looks diferenciados? Então, aproveite as 7 dicas que a TJama separou para te ajudar a não errar na hora de compor seu visual com estilo e dinamismo. Vem ver!

1. Defina qual peça você quer destacar no seu look

A melhor forma de começar a criar mix de estampas em seus looks é escolhendo uma peça principal. A partir daí é muito mais fácil escolher as outras peças com base nas cores e tamanhos das estampas.

Isso ajuda muito na hora de combinar estampas porque você terá um norte daquilo que você mesmo considera harmônico visualmente. Por exemplo, se você quer usar uma blusa de poás, é possível fechar o look com estampas geométricas ou listradas.

Aqui, é importante manter a identidade da roupa quanto à modelagem dela, ou seja, peças com formas delicadas ficarão mais harmônicas com estampas que seguem essa mesma linha.

2. Combine estampas nas mesmas cores ou em cores análogas

Para se sentir mais seguro na hora de criar um look com mix de estampas, você pode usar as cores como suas amigas. Até porque elas são ótimos recursos para trazer mais equilíbrio ou criar contrastes.

Se você está começando a amadurecer essa ideia, se guiar por estampas nas mesmas cores ou uma paleta de tons análogos é um meio de assegurar que o seu look vai dar certo, já que a transição entre elas será mais natural. Mas também rola seguir o caminho contrário para unir a tendência a outros truques de styling, como o color block.

mulher usando look combinando cores com o mesmo tom de cor combinando estampas

3. Brinque com a profundidade e intensidade da cores

Ainda nas cores, escolher peças com profundidade e intensidade diferentes ajudam a criar destaques intencionais. Por exemplo, usar uma blusa com estampa mais clara irá chamar a atenção para o colo e os ombros, os deixando mais amplos em comparação às pernas e quadris — principalmente se você escolher uma calça ou saia estampada mais escura para combinar.

4. Use estampas de tamanhos diferentes para equilibrar o visual

Escolher estampas em tamanhos diferentes para combinar funciona de uma forma parecida com a escolha de cores, pois a peça com padronagens maiores acaba se destacando em contrate à roupa com estampas menores — que, por sua vez, cumpre o papel de peça base, por ser teoricamente mais neutra do que a outra.

Além disso, as peças estampadas se complementam, criando a percepção de continuidade no visual. O maior diferencial dessa dica de styling é que, apesar de diferentes, as roupas se alinham em perfeita harmonia, dando a impressão de que você está vestindo um conjunto!

5. Opte por padronagens mais clássicas e fáceis de combinar

As estampas mais clássicas estão presentes no mundo da moda há tanto tempo que as combinar se tornou uma habilidade quase que inerente entre os que gostam de vestir roupas estampadas. E a melhor parte é que elas combinam entre si com facilidade, principalmente no caso das padronagens minimalistas ou geométricas, como as estampas de poá ou as de listras.

No caso das listras, também é legal brincar com os ângulos, ou seja, combinar listras horizontais com verticais e até as diagonais. Mesmo que a opção pareça simples, o resultado é superdivertido e inusitado a ponto de atrair a atenção por onde você passar.

6. Seguir uma temática deixa o mix de estampas mais prático

Combinar estampas que compõem uma mesma temática é um ótimo truque de styling, afinal, quando o conceito está definido, é muito provável que o visual fique harmônico.

Nesse caso, você pode tanto combinar estampas diferentes, mas que possuem o mesmo tema, ou optar por conjuntos que reproduzem a mesma padronagem nas peças — que é uma característica clássica do pijamismo, do qual você pode saber mais sobre em um post completo aqui no blog!

7. Solte a sua criatividade para criar combinações inusitadas

Acima de qualquer coisa, soltar a criatividade é um dos pré-requisitos quando se trata de mix de estampas. Até porque, se a sua ideia é sair do básico, combinar estampas de forma simples não será o suficiente.

Aqui, tudo é muito válido: comece brincando com padronagens diferentes, que não parecem fazer sentido entre si, e então, implemente outros truques de styling para trazer mais textura, volume e movimento para o look.

Esse dinamismo é, inclusive, uma das características principais do dopamine dressing, uma tendência de moda que transborda alegria, criatividade e estilo — e tem tudo a ver com o mix de estampas que você acabou de conhecer. Confira nosso conteúdo completo sobre o estilo e aprenda seguir essa tendência agora mesmo!

5/5 - (Total de avaliações: 1)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário