O Carnaval é um dos eventos mais esperados pelos brasileiros! Além de ser o momento perfeito para festejar, dançar e viver o auge da sua liberdade, a festa abre espaço para comemorar de forma criativa, possibilitando a criação de fantasias e looks que fazem total diferença na hora de ir para o bloquinho com os amigos e registrar tudo com a câmera do celular — e com a da memória também.

Quer garantir um Carnaval memorável e muito mais estiloso? Então, acompanhe este post e confira as dicas de looks e tendências que a TJama preparou especialmente para você!

Como se vestir para o Carnaval: 10 tendências e ideias

Se você não sabe o que usar ou como se vestir para o Carnaval, não precisa se preocupar, pois ainda há tempo! Com algumas técnicas clássicas de styling e conhecimento acerca das tendências para o ano de 2024, é possível aproveitar a festa e marcar sua presença com um look incrível. Veja só:

1. Color Block

O termo Color Block se refere a uma técnica de styling que combina cores sólidas e vibrantes com o objetivo de criar contrastes visuais e explorar ao máximo as possibilidades a partir de diferentes tons, seja no caso das cores análogas e complementares.

No Carnaval de 2024, a tendência resgata a estética dos anos 80, trazendo não só as cores como os elementos principais de um look, mas a combinação destas com peças de roupas clássicas da década:collant, meia-calça, tutu e salto alto.

2. Peças Metalizadas

O uso de peças metalizadas também é uma ótima aposta para o Carnaval deste ano, que pede muito brilho. Não é à toa que a tendência foi uma das mais utilizadas no baile de Carnaval mais fashionista do Brasil: o baile da Vogue — cujo tema foi Galáctika. Neste cenário, tudo que remete à estética espacial é muito bem-vindo!

Mas, para aliar o útil ao agradável, sem esquecer do glamour, a TJama recomenda que você aposte em peças clássicas, que poderão ser utilizadas em várias outras ocasiões além do Carnaval, como bodys, croppeds, vestidos e corsets com revestimento metalizado no prata ou dourado.

mulher com roupa metalizada fantasiada para o carnaval com camiseta verde com detalhes vermelho e com acessório na cabeça

3. Moda Zero Waste

A moda sustentável é outra tendência que está bombando no Carnaval. Fundamentada pela redução de custos e o reaproveitamento de materiais na produção de roupas, a moda Zero Waste combina práticas slow fashion e técnicas de upcycling e DIY na criação de peças criativas e autênticas.

De uma perspectiva mais micro, a tendência de moda pode ser aplicada na criação dos looks para o Carnaval a partir do reaproveitamento e ressignificação de peças que você já possui em casa. Não quer repetir a fantasia do ano passado? Sem problemas! Você pode aproveitar alguns dos seus elementos e criar algo completamente novo.

Nessa lógica, um corte aqui, um ponto ali, tudo pode ser reaproveitado e ressignificado: um vestido pode se tornar uma saia, uma saia pode se tornar um top cropped e esse, por fim, pode ser usado com um adereço. Teste as possibilidades e, acima de tudo, se divirta — tanto no processo quanto no bloquinho!

4. Estilo Barbiecore

Com o lançamento do filme sob direção de Greta Gerwig, baseado na franquia de bonecas mais famosa do mundo, é óbvio que looks inspirados na Barbie não poderiam faltar no Carnaval de 2024. Por isso, se você já ama rosa, nada melhor do que aproveitar esse momento para usar sua cor favorita, não é mesmo?

Mas o Barbiecore vai muito além disso: além do rosa, elementos comoglitter, laços, tiaras, scrunchies, minissaias, calças wide leg, botas western e salto alto complementam o visual com personalidade, expressando empoderamento de um jeito bem Barbie, que inspira as pessoas a serem quem elas realmente desejam ser.

5. Maximalismo

Para aqueles que gostam de chamar a atenção por onde passa, o maximalismo é a tendência perfeita para aplicar no Carnaval de 2024, afinal, o feriado esbanja looks extravagantes, com tonalidades, estampas, designs diferenciados e combinações ousadas, que traduzem o exagero fashionista a partir da expressão e execução de um estilo criativo.

Aqui, tudo que é grandioso, extravagante ou “estranho” é maxi! Na criação de um look maximalista para o bloquinho, use e abuse de elementos com potencial de cativar olhares, como combinações inesperadas entre cores, mix de estampas, plumas, franjas, acessórios variados e sapatos errados — aqueles que, a princípio, não parecem combinar com o look, mas que, no final, dão um toque especial e inesperado ao visual.

6. Swimwear

O Swimwear é uma tendência que faz total sentido no Carnaval, afinal, a praia é um dos destinos mais cobiçados pelos brasileiros. É calor, é festivo e, para fechar com chave de ouro, nada melhor do que usar peças apropriadas para a estação e o local. Nesse caso, nada melhor do que unir o útil ao agradável e reaproveitar as peças de banho para criar looks criativos e fresquinhos, não é mesmo?

Para fazer isso com autenticidade, tente combinar biquínis, maiôs e sungas com peças inesperadas, criando um conceito descolado e, o melhor, confortáveis. Dentre as composições mais buscadas, estão o maiô com meia arrastão, óculos de sol, pochete e kimonos — uma opção estilosa e que não tem erro!

7. Miçangas

O Carnaval 2024 abriu espaço para o retorno delas: as miçangas! Muito versáteis e divertidas, elas podem ser utilizadas em looks como acessórios ou peças de vestuário, como tops, saias, capas e adornos.

Além de uma forte tendência de Carnaval, as miçangas também se tornaram umas das principais tendências de verão do ano — e que vão poder ser aproveitadas em diversos outros eventos, como as festas de fim de ano.

8. Pedraria

A presença de aplicações de pedras e cristais nos looks é algo que não pode faltar em nenhum Carnaval. Neste ano, elas voltaram com muito poder e elegância, inspiradas principalmente pelo conceito do álbum Renaissanceda diva pop Beyoncé.

Tá de look pronto para o bloquinho, mas sentiu falta daquele glow a mais? Fácil! Se jogue na tendência de pedrarias e atribua muito mais brilho, sofisticação e empoderamento para o seu visual.

Peças revestidas em pedrarias e strass também são bem-vindas e, muitas vezes, falam por si só. Na dúvida, jogue aquela peça toda trabalhada em pedrinhas e aproveite a época de folia como uma verdadeira estrela!

9. Adereços

Neste Carnaval, os adereços e acessórios são itens que fazem total diferença, inclusive nos looks mais básicos. Inspirados em estilos que contemplam as mais variadas preferências estéticas, abrindo um mar de possibilidades e combinações que caminham entre o clássico e o alternativo, abrindo espaço para coroas, arquinhos, chapéus, laços e ornamentos em geral.

Mas, quando falamos sobre as tendências, o ano 2024 chegou com uma vibe supercriativa, alegre e expressiva, muito semelhante ao estilo dopamine dressing — construído a partir de combinações otimistas, cheias de cor, estampas e elementos que transbordam alegria. Então é hora de se jogar sem medo no lúdico e criativo, afinal, por que não confeccionar o seu próprio body chain decorado com pelúcia?

10. Fantasias

Clássicas em qualquer Carnaval, as fantasias têm se tornado cada vez mais elaboradas. Hoje, não existe mais limite conceitual, até porque, quem vai colocar esse conceito em prática é você! As fantasias não seguem uma receita pronta, mas são reinventadas, inclusive, com base nas demais tendências listadas neste post.

Quer um exemplo fácil? Imagine um cenário em que você combinou com um amigo de ir para o bloquinho com fantasia de anjinho e capetinha. Além dos clássicos acessórios como asas de anjo e chifrinhos, você ainda pode montar um look criativo com peças que você provavelmente já tem, como tops transpassados, corsets, shorts metálicos e até saias de paetê!

pessoas tirando self felizes curtindo carnaval fantasiadas

Viu só como fica muito mais fácil criar looks para aproveitar o Carnaval e ainda seguir as principais tendências de moda com dicas básicas de styling, reaproveitando peças que já temos no guarda-roupa ou até investindo em opções que podem ser usadas em diversas ocasiões?

As melhores técnicas de styling são sobre isso: abraçar a moda confortável, versátil, sustentável, e funcional, respeitando suas preferências e estilo pessoal. Caia na folia e aproveite os momentos inesquecíveis que só essa festa proporciona!

5/5 - (Total de avaliações: 1)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário