O que esperar da volta dos looks anos 90? A TJAMA explica!

Mesmo se você não acompanha de perto as movimentações no mundo da moda, já deve ter percebido que estamos vivendo a era da nostalgia fashion, onde tendências do passado voltam à cena, seja em um movimento passageiro nas redes sociais ou, até mesmo, em coleções completas de grandes marcas mundo afora.

Uma das tendências que — ainda bem! — voltou com tudo nos últimos tempos é a dos looks anos 90! Se você não está muito familiarizada com eles, é só pensar nas produções que iam da atitude do streetstyle ao famoso e bagunçado grunge, vistos em séries como Friends e Um Maluco no pedaço, e em looks de artistas como Kurt Cobain, sabe?

Pois bem, a volta dessa era super urbana está dando o que falar, unindo Millennials nostálgicas e uma Gen Z cheia de curiosidade para fazer uma curadoria dos melhores elementos que fizeram sucesso nessa época e transformando-os em itens atemporais.

Para te deixar por dentro de tudo sobre a volta da moda anos 90 feminina, preparamos esse post com os pontos mais altos da volta desses looks icônicos e dicas de como recriá-los. Mas, já alertamos: ler este conteúdo vai te levar a uma viagem ao tempo que vai fazer você se (re)apaixonar por essa década incrível.

Preparada? Então aperte os cintos e embarque com a gente nessa jornada!

Quais as características dos looks anos 90?

A década de 1990 foi marcada por um estilo criativo com elementos bem contrastantes e ousados. Do básico ao glam, separamos aqui os pontos mais altos dessa época, com peças que prometem deixar seu visual cheio de autenticidade e atitude, olha só:

  • peças em modelagem oversized;

  • muita cintura alta em saias, shorts e bermudas, além de calças em modelagens mais baggy, como a cargo;

  • muito moletom nos visuais, seja em looks quentinhos de inverno ou meia estação, combinados com bermudas;

  • produções urbanas com mom jeans e cinto preto marcando a cintura;

  • tecidos grossos, como sarja, veludo e cotelê, em cores intensas e inusitadas, como bordô, verde musgo e laranja;

  • mix de estampas, como xadrez, quadriculado e étnico;

  • muito corset nos looks, marcando a cintura e trazendo um toque refinado até mesmo às produções mais urbanas;

  • combinações alegres, coloridas, ousadas e, algumas vezes, bem maximalistas;

  • blusas e bodies transparentes até mesmo em looks diurnos;

  • sobreposições em texturas distintas, como veludo e couro, das jaquetas aos coletes;

  • jardineiras jeans — tipo as da Rachel Green de Friends! — e macacões, em modelos longos e compridos;

  • leggings como elementos de looks urbanos, normalmente combinadas com moletons, blazers e tricots;

  • segunda pele de gola alta, de mangas curtas ou longas, por baixo de vestidos de alça fina;

  • saias e vestidos em comprimento mini;

  • peças com fecho frontal em botões — não apenas camisas, mas saias e vestidos também;

  • croppeds em modelagens básicas, ou em forma de camisas com amarração frontal;

  • tênis chunky, tamancos de plataforma, sapatos e sandálias de bico quadrado e coturnos pretos;

  • colares tipo chockers;

  • na cabeça, muita bandana — tipo as do Axl Rose — e scrunchies, aqueles amarradores de cabelo bem grandes, feitos de tecido;

  • óculos de sol com lentes arredondadas.

O que esperar da volta dos looks anos 90?

Considerando as inúmeras opções de cores, modelagens, texturas e acessórios que compõem os looks anos 90, podemos concluir que a volta dessa era fashion vai ser marcada por muita diversidade, ousadia e liberdade para se vestir. A ideia é que a versão 2.0 de 1990 seja tão experimental quanto a original, quando se trata de moda.

Outro ponto que devemos enfatizar é que, diferente de muitas voltas de tendência, essa promete preservar toda a essência da época com itens originais, ao invés de reinvenções contemporâneas.

Como recriar os looks anos 90?

A gente sabe que a missão de recriar a moda anos 90 feminina em produções atuais pode ser um pouco confusa, diante das diversas possibilidades que a época oferece. Por isso, nós preparamos 5 dicas para te ajudar a montar os melhores looks, com opções que se adéquam a todos os estilos, acompanhe:

1. Aposte no grunge urbano cheio de cor

A moda grunge teve origem no estilo musical de mesmo nome, que fez sucesso principalmente com a banda Nirvana, e foi marcada por uma vibe urbana bem rock and roll, com elementos oversized, camadas, tons intensos e calçados pesados que se tornaram parte essencial dos looks anos 90.

Para trazer essa tendência às suas produções, combine uma calça colorida de modelagem ampla com cropped, finalizado com coturnos pretos.

Aliás, nossa Calça Cargo Soft Canelado é perfeita para isso, pois além de unir caimento largo e tecido super texturizado, vem na cor vermelho marsala que tem tudo a ver com a estética grunge!

homem e mulher modelo posando para foto com Calça Cargo Soft Canelado da tjama em fundo branco

2. Valorize a silhueta com peças acinturadas

Se as modelagens amplas não são sua praia e você procura algo que converse com o estilo sexy, é possível apostar em outro sucesso da moda anos 90 feminina: as blusas tipo corset, que marcam bem a cintura e dão um toque de sofisticação ao visual.

Nossa Camiseta Corset Úrsula da Coleção Disney Villains representa muito bem essa trend, não só na modelagem, mas também no mix de cores contrastantes que deixa o visual bem ousado.

modelo com Camiseta Corset Úrsula da Coleção Disney Villains tjama em fundo branco

3. Coloque o moletom básico para o jogo

Não é nenhum segredo que os moletons faziam sucesso na moda dos anos 90. Basta olhar para as fotos da Princesa Diana andando pelas ruas de Londres com blusas do estilo, combinadas com bermudinhas do estilo biker e tênis chunky.

Que tal, então, trazê-los para os seus looks? Nosso Moletom Unissex Gola Careca Mescla Garoa é perfeito para isso e você pode reproduzir a combinação meia-estação da princesa, ou ainda combiná-lo básico com um mom jeans e coturno, criando um look comfy urbano super atemporal!

modelos em fundo branco com Moletom Unissex Gola Careca Mescla Garoa da tjama

4. Abrace os visuais texturizados

Se você gosta de brincar com as texturas nas suas produções, a tendência de veludo dos looks anos 90 pode ser a aposta certa. E você pode se jogar na tendência com peças únicas feitas no tecido, como o nosso Vestido Veludo Malévola, também da coleção Disney Villains. Além de reproduzir fielmente a tendência, você ainda garante um visual cheio de elegância.

modelo negra com Vestido Veludo Malévold da tjama em fundo branco

5. Traga o xadrez para o centro do palco

O xadrez fez parte de muitas peças que marcaram a moda anos 90 feminina, desde as mini saias de prega que fizeram sucesso no filme As Patricinhas de Beverly Hills até as camisas oversized vestidas por Kurt Cobain.

Nosso Vestido Mini Gola Alta Xadrez London é perfeito para isso, pois além de conter a estampa icônica, traz mais dois elementos que fizeram sucesso na época: comprimento mini e gola alta. Ah, e se você quiser saber mais sobre essa estampa, aproveite para conferir nosso post sobre como incluir o xadrez em looks modernos!

mulher ruiva com Vestido Mini Gola Alta Xadrez London da tjama posando em fundo branco

Os looks anos 90 chegaram para ficar e agora que você está por dentro de tudo dessa tendência nostálgica, é só escolher suas peças favoritas e arrasar por aí. Nos vemos em breve para mais dicas de moda e lifestyle, até lá!

5/5 - (Total de avaliações: 1)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário