Rede de apoio: o que é, a importância e os seus tipos!

6 Minutos de Leitura

Em algum momento da sua vida, você já ouviu falar sobre ter uma rede de apoio. Ela pode ser formada por amigos, familiares, profissionais da saúde e outras pessoas com quem acabamos criando confiança e intimidade. 

Retrato de jovem com mensagem inspiradora no rosto.

Nessa rede, criamos um ambiente de confiança, onde podemos nos expressar e falar sobre nossos sentimentos livremente. A rede de apoio é fundamental para a vida do ser humano, e todos precisamos ter uma; não há nada melhor do que ter alguém nos apoiando e nos incentivando em nossos momentos de luta. 

Quer saber mais sobre o que é, a importância e como fortalecer sua rede de apoio? Nós da TJama preparamos um conteúdo incrível para você. Continue lendo! 

O que é uma rede de apoio?

A rede de apoio pode ser composta por familiares, amigos, instituições ou profissionais da saúde. São aquelas pessoas em quem podemos confiar e nos apoiar em momentos de necessidade. Ela é uma via de mão dupla, onde você também será a pessoa em que elas vão confiar e se apoiar.

Idoso e jovem sorrindo juntos em frente ao laptop

Além de você ter um ambiente confiável, isso vai te ajudar a manter sua saúde mental, melhorando sua qualidade de vida, podendo evitar alguns transtornos, como depressão, ansiedade, estresse e trazendo um sentimento de segurança. E o que torna essa rede tão valiosa é esse conjunto de relações significativas que se estabelecem em torno da confiança, apoio emocional e, acima de tudo, do respeito. 

Por que uma rede de apoio é importante?

Durante a nossa vida, passamos por diversos ciclos de vida, aprendizados, experiências e momentos que nunca imaginamos passar, além de algumas transições. E, em todas as fases, temos certeza de uma coisa: a importância de se ter uma rede de apoio para passarmos por todas essas fases. 

A grande vantagem de se ter uma rede de apoio é prevenir que situações difíceis acabem se tornando ainda mais desafiadoras. Dividindo nossas preocupações e desafios com outras pessoas, podemos olhar as coisas de uma outra perspectiva e encontrar soluções mais rápidas, evitando ainda mais estresse e ansiedade. 

Várias mãos unidas simbolizando união e diversidade

Um exemplo, sendo um pilar muito importante, é o apoio emocional. Quando falamos de apoio emocional, lembramos de sororidade. Em um mundo de tantos enfrentamentos e desigualdades, a sororidade permite que as mulheres se apoiem umas nas outras.

Duas mãos se unindo simbolizando união e amizade

Como fortalecer a sua rede de apoio?

Fortalecer uma rede de apoio não é algo que acontece do dia para a noite, mas sim algo que vai se construindo com o tempo. Agora vamos te dar algumas dicas de como você pode fortalecer a sua rede:

Dupla de mulheres em momento de afeto e apoio emocional

  • Mantenha um contato frequente com seus amigos e familiares;
  • Esteja disponível e aberto para as pessoas; 
  • Procure grupos de pessoas que tenham interesses parecidos com os seus; 
  • Cultive a empatia;
  • Busque diversidade nas suas relações e se desfaça de todos os tipos de preconceitos. 

Confira nosso conteúdo de expressões preconceituosas para tirar do vocabulário. 

A rede de apoio e a expressão pessoal

O ambiente pode ter um impacto direto na maneira como nos expressamos. Uma rede de apoio que é acolhedora e inclusiva permite que cada pessoa tenha liberdade de ser quem realmente é. Quando diferentes pessoas se reúnem em um só lugar, cria-se um espaço mais rico para a troca de ideias. 

Em um ambiente diversificado, temos que levar em conta a etnicidade, pois, com o respeito à diversidade, nos sentimos mais seguros em compartilhar nossas necessidades e medos sem medo de sermos julgados.

Essa liberdade de ser quem somos realmente dentro da rede de apoio tem um impacto muito grande no processo de aceitação e autoconhecimento. Quando diferentes culturas e perspectivas se juntam, temos a chance de explorar novas possibilidades e enxergar as coisas de uma outra forma.  

Duas mulheres trabalhando em um computador

Tipos de rede de apoio

Agora que você já sabe o que é, a importância e como fortalecer uma rede de apoio, vamos falar sobre os dois tipos de rede de apoio. 

  • Rede de apoio formal: A rede de apoio formal inclui serviços de saúde, assistência social, educação, esportes, lazer e espaços comunitários;
  • Rede de apoio informal: A rede de apoio informal inclui serviços de amigos, familiares, vizinhos e vínculos individuais. 

Quando uma rede de apoio é necessária?

A rede de apoio vai ser importante durante toda a nossa vida, mas há alguns momentos em que ela pode ser de extrema importância:

  • Perda de entes queridos;
  • Maternidade;
  • Diagnósticos de doenças crônicas ou transtornos;
  • Desemprego;
  • Separações.

Ou seja, em qualquer momento de alguma alteração anormal na rotina, que vai afetar a sua vida de agora em diante. Não se contenha em procurar uma rede de apoio; ela será muito útil nos seus momentos difíceis.

Homem ajudando criança em ambiente escolar

O que é rede de apoio no autismo?

A rede de apoio vai ser importante para garantir que todas as necessidades das pessoas com autismo e da família sejam atendidas, oferecendo suporte emocional, acesso a recursos e informações e ajudando a tentar reduzir aquele sentimento de isolamento e solidão.

Como foi falado no início do post, ter uma rede de apoio é fundamental na vida de uma pessoa. Ter pessoas em quem podemos confiar e que nos ofereçam suporte nas nossas horas de necessidade é a melhor coisa que podemos nos dar. Ela nos permite viver uma vida mais leve e equilibrada, diminuindo nosso estresse e ansiedade.

Agora que você já sabe tudo sobre rede de apoio, continue no nosso blog e leia nosso conteúdo sobre autocuidado e saiba como praticar na sua rotina.

Avalie este post

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário